Bom dia, faço tratamento com QUET e DESVENLAFAXINA DE 50mg, gostaria de saber se posso tomar umas ce
Bom dia, faço tratamento com QUET e DESVENLAFAXINA DE 50mg, gostaria de saber se posso tomar umas cervejinhas no final de semana, ou quantos dias antes posso parar de tomar os medicamentos e beber cervejas
3 respostas
Olá. De forma geral não é recomendado que se ingira álcool durante o uso de qualquer medicamento, pois isso pode afetar seu efeito ou causar efeitos colaterais desagradáveis. A interrupção da medicação também é contraindicada, já que pode causar redução da efetividade do tratamento e efeitos desagradáveis se feita sem orientação médica. O ideal é que você converse com seu médico, pois o mesmo com acesso a dosagem, seu perfil clínico e a própria experiência dele pode lhe dar uma opinião mais personalizada para o seu caso.
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Eu não proíbo meus pacientes de usarem bebidas alcoólicas de modo social. Existem profissionais que têm uma orientação mais rígidas quanto ao uso de bebida alcoólica. Acho que minha orientação de justifica pela intenção de favorecer a socialização de meus pacientes. Essa é minha orientação. Abraço.
Essa é uma dúvida bastante frequente na prática clínica. A quetiapina (QUET) e a desvenlafaxina não exigem suspensão antes do consumo de álcool, e não é recomendado interromper os medicamentos por conta própria para beber, pois isso pode causar piora da ansiedade, insônia, instabilidade do humor e até sintomas de descontinuação. Em relação ao álcool, ele não é proibido de forma absoluta, mas deve ser evitado ou usado com muita cautela, porque pode potencializar efeitos como sonolência, tontura, redução da atenção, piora da coordenação e aumento da instabilidade emocional. No caso da quetiapina, esse efeito sedativo pode ser mais evidente. Já a desvenlafaxina pode ter sua ação prejudicada pelo álcool, além de aumentar irritabilidade, ansiedade e piora do sono. Além disso, em pacientes em tratamento para ansiedade, depressão, insônia, crise de ansiedade, ataques de pânico, estresse, irritabilidade, tristeza profunda, falta de motivação, burnout, transtornos de humor, transtorno depressivo, transtorno do pânico e TDAH em adultos, o álcool pode piorar significativamente os sintomas emocionais no dia seguinte, mesmo em pequenas quantidades. De forma geral, se houver consumo, ele deve ser ocasional, moderado e com acompanhamento da própria resposta do seu corpo, sem suspensão dos medicamentos. O ideal é conversar com seu psiquiatra para uma orientação personalizada ao seu caso e à sua dose atual.
Perguntas semelhantes
- Faço tratamento com sertalina, tomo 3 comprimidos de 50g. Hoje no trabalho fui ir tomar depois do ca
Bom dia! Estou três meses com fraqueza, enjoo, mal estar, formigamento e suor frio pés e mãos, taq
Boa noite. O tratamento psiquiátrico para depressão resistente ou distimia na menopausa pode ser tro
No segundo dia de início da dose de sertralina 25mg, é comum sentir tontura, palpitação, diarreia e
Tenho 40 anos e gostaria de investigar a possibilidade de autismo. Por qual profissional devo começa
Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.


