Bom Dia, Faz um mês que estou tomando Cloridrato de Sertralina 50 mg, 1 por dia na parte da manhã.

5 respostas
Bom Dia,
Faz um mês que estou tomando Cloridrato de Sertralina 50 mg, 1 por dia na parte da manhã.
Com um bom tempo de uso do medicamento ele perde o efeito satisfatório? tendo que aumentar a dose? ou isso seria psicológico.
E o medicamento com o tempo pode causar perda de memória?

Grata!
Dra. Sayonara Machado
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá bom dia.

Talvez sim, pode ser que a dose esteja fraca e pode ser também, que você nem precise aumentar pode talvez precisar reajustar. Seu médico lhe orientará nesse sentido.Mas gostaria de aproveitar a oportunidade e incentiva para que procure um psicólogo(a), e de inicio a uma terapia caso não faça. Se já faz ótimo não desanime mas prossiga e logo logo verá a luz. Tenha bom animo e tudo vai ficar bem.

A disposição
Dra. Sayonara Machado

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Marcos Antonio Nascimento
Terapeuta complementar
Jaboatão
A sertralina é um remédio prescrito pelo médico no combate a depressão e ansiedade e outros transtornos, se você esta tendo algum efeito colateral desagradável, ou sente que o organismo não responde ao medicamento você deve procurar seu médico rapidamente, apenas ele pode suspender ou trocar o seu medicamento! eu sou terapeuta de alguns pacientes que usam sertralina e é normal em alguns casos uma leve perda de memoria inicialmente, porem a maioria deles reagem normalmente, e cuidado para não se auto medicar todo medicamento leva um tempo de adaptação e as vezes a ansiedade faz com que o paciente pense que precisa de uma dosagem maio, mas o médico sabe o que faz! sugiro a procura de um profissional na área de terapia, psicologo, psicanalista para poder ajudar no tratamento as vezes só o medicamento não é suficiente é preciso passar por analise e de orientação psíquica para por limites na ansiedade depressiva.
Dra. Debora Guerra
Médico clínico geral
Jundiaí
Concordo com o colega acima quanto a necessidade de acompanhamento psicológico e não somente medicamentoso, pois muitas vezes não é exatamente e tão somente o remédio que solucionará um problema emocional. E ,portanto, quem dele avaliar a necessidade de aumento ou não da medicação é o médico psiquiatra, pois o paciente pode estar tendo uma visão distorcida da situação e a a melhor pessoa para analisar isto é o psiquiatra. Porém, a sua opinião é de suma importância para avaliação do médico, pois você pode passar suas impressões e ele analisará os fatos para chegar a melhor conduta.
 Clarissa Trindade Sant´Anna
Psicólogo
Porto Alegre
Existem cada vez mais estudos apontando que o remédio perde o efeito se não tem acompanhamento psicológico. A psicoterapia propõe uma mudança de comportamento, ou seja, o paciente pode mudar sua maneira de ver a vida e agir. Se ele não faz isso, o remédio no máximo traz alívio de sintomas, mas todo o remédio por melhor que seja, tem efeitos colaterais. A psicoterapia pode trazer uma melhora e com o tempo o medicamento pode até ser retirado do tratamento.
 Renata Alli Nunes Correa
Psicólogo
Rio de Janeiro
Você pode ajudar seu pai levando ao médico, Neurologista ou Geriatra. A causa disso pode ser o início de uma demência, mas, para ter certeza é necessário fazer uma série de exames.

É comum nos idosos acontecer uma série de enfermidades, como depressão e outros transtornos do humor ou demência.

Você pode ajudá-lo a melhorar a qualidade de vida dele, com certeza esse quadro é reversível.

Além de levá-lo ao médico para acompanhamento sugiro que leve seu pai para locais onde possa conviver com outras pessoas da mesma idade. Existem, no Rio de Janeiro, Casas de Convivências onde o Idoso passa o dia, faz uma série de atividades e encontra muito apoio.

Boa sorte.

Renata Alli
Terapeuta Cognitivo-Comportamental

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3013 perguntas sobre Cloridrato De Sertralina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.