Bom dia! Fiz uma mamografia e um ultrassom da mama. Na mamografia apareceu nódulo obscurecido, com

3 respostas
Bom dia!

Fiz uma mamografia e um ultrassom da mama. Na mamografia apareceu nódulo obscurecido, com a conclusão de necessidade de rastreamento. No ultrassom, não apareceu nada. Devo fazer outra mamografia, para tirar a duvida? Devo retira-lo antes que ele cresça mais?
Olá . O mioma é um tumor benigno do útero, com risco de malignidade muito baixo, presente em 40 a 80% das mulheres. Apenas 20 % das mulheres com miomas apresentam algum sintoma e necessitam de algum tratamento, como sangramento uterino anormal, dor pélvica, cólicas menstruais, infertilidade, dor na relação, etc. O tratamento do mioma não necessariamente é cirúrgico. As medicações anticoncepcionais, hormonais, anti-fibrinoliticos e anti-inflamatórias podem ser usadas no controle dos sintomas relacionados aos miomas.
Na falha do tratamento medicamentoso ou em miomas de grandes dimensões, a cirurgia poderá ser considerada.
O mioma tem três localizações: para fora do útero ou subseroso, dentro do músculo do útero ou intramural e para dentro da cavidade do útero ou submucoso.
O mioma subseroso é o que está associado a menos sintomas como dor e sangramento.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu tratamento

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A mamografia e o ultrassom são exames complementares para o rastreamento do câncer de mama, sendo que na avaliação dos nódulos existem vários critérios com relação ao tipo de imagem, que permitem ao radiologista fazer a classificação de acordo com o sistema Birads. Somente o seu ginecologista poderá avaliar a necessidade de algum exame complementar diante do resultado dos seus exames, levando em consideração a sua história clínica, exame físico e as características desse nódulo que foi visto na mamografia.
Olá! Não é raro que a mamografia visualize uma estrutura com aparência nodular que, ao ultrassom, não se confirma como nódulo verdadeiro. Na maioria das vezes, é apenas um tecido glandular mais denso, portanto não significa doença. Cada caso, porém, deve ser analisado cuidadosamente por seu médico que, a depender de algumas variáveis, poderá julgar necessário fazer uma ressonância magnética ou uma biópsia. Mas, a princípio, manter a tranquilidade e consultar seu médico.

Especialistas

Fernanda Campos da Silva

Fernanda Campos da Silva

Ginecologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Rocío Viniegra

Rocío Viniegra

Mastologista, Ginecologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Kelvin Ribeiro

Kelvin Ribeiro

Ginecologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 183 perguntas sobre Mamografia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.