Bom dia. Geralmente quando estou entre muitas pessoas minha voz trava e não consigo falar direito.Qu

22 respostas
Bom dia.
Geralmente quando estou entre muitas pessoas minha voz trava e não consigo falar direito.Quando tenho que ler em público não consigo executar a leitura por conta da voz que trava de repente e fico tremendo..Existe algum exercício ou algo para esse controle?
Olá. Boa tarde. Sim existe tratamento para lidar com essa situação da qual você tem se incomodado. Sugiro que procure atendimento psicológico, e de preferência com o profissional que trabalhe com a linha da terapia cognitivo comportamental. Fico a disposição!

Olá. O tratamento indicado é o treinamento de habilidade social focado em exercícios comportamentais de relaxamento emparelhados com reestruturação cognitiva dos pensamentos disfuncionais que bloqueiam o desempenho adequado em situações sociais. Procure por psicoterapia cognitivo comportamental.
Espero ter colaborado de alguma forma. Estou à disposição. Abraços.
Olá! Existe sim, chama-se Terapia EMDR.
Olá! Existe tratamento sim. E uma parceria psicólogo e fonoaudiólogo lhe trará ótimos resultados. Psicólogo para questões emocionais e o fonoaudiólogo para dicção, colocação da sua voz dentro do espaço desejado.
Olá!

Pelo seu relato, quando você entra em contato com muitas pessoas em determinados ambientes sociais, você desencadeia um alto nível de ansiedade que compromete sua espontaneidade, gerando com isso um desconforto que afeta diretamente a sua fala.
A melhor indicação, é que procure um profissional que possa te ajudar a identificar se esses sintomas aparecem em situações específicas ou diversas, para que com a psicoterapia você encontre a raiz desse sentimento de inadequação que aparece nesses ambientes, e desse modo controlar sua ansiedade.

Espero ter ajudado e me coloco à disposição para outras dúvidas.

Cuide da sua saúde emocional!
Oi...que prazer em responder sua pergunta! Existe tratamento de psicoterapia indicado para esta demanda... Existem exercícios de respiração que são eficazes... Procure um profissional da área de psicologia e entenda melhor este fato que é bem comum, quando nos sentimos de certa forma expostos. É normal nos sentirmos assim no início da fala, depois acostumamos e as coisas fluem... Agradeço seu contato... Um grande abraço.
Olá, você pode realizar exercícios de PNL - programação neurolinguística, conforme a colega já mencionou acima seu cérebro interpreta esse tipo de situação de forma automática, justificando assim o seu comportamento. Nas sessões de PNL, você pode reeducar seu cérebro a ter outros tipos de resposta em situações de estresse que sejam mais saudáveis. Acredito que em 05 sessões você teria bons resultados já. Espero ter ajudo, abraço
Olá, primeiramente procure um psicólogo para que por meio de uma psicoterapia possa controlar essa fobia, essa ansiedade de falar com os outros e em público. Dentro da psicoterapia haverão muitos exercícios de controle de ansiedade, de respiração e relaxamento foçados para essa situação. É importante a psicoterapia para descobrir como tudo começou e os gatilhos originais. Fonoaudiólogo e exercícios de programação neurolinguística também vão ajudar. Procure um
psicoligo que orientará bem.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200
Olá! Sempre vai haver uma solução quando desejamos melhorar! Acredito ser pouco prudente te sugerir uma ou outra técnica, até pq é importante saber o que desencadeia essa dificuldade que ainda apresentas. De qualquer forma, pode ser importante, nos momentos de tensão, buscar respirar de forma consciente, porém sugiro que busque um psicólogo ou psicóloga (independente da abordagem) para que juntos identifiquem o que te leva a ter esses momentos desconfortáveis.
Abraço e cuide a saúde emocional!
Estas situações que você conta podem estar relacionadas ao que chamamos de ansiedade de desempenho. Muitas vezes, isso ocorre devido a experiências traumáticas, grandes ou pequenas, vividas no passado. O Brainspotting é uma técnica moderna e eficaz para tratar esta questão.
Bom dia! Pelo que você escreveu são características de nervosismo em determinadas situações.
Busque um psicólogo, ele pode te auxiliar a resolver esse problema.
Abraços
Olá, veja como é importante você ter feito um movimento para se informar sobre situações que vc detecta um incomodo, sofrimento com ansiedade, quando esta perto de pessoas. Saiba que poderá melhorar muito.Temos muitas comprovações de mudanças através das pesquisas da neurociência, com a compreensão de como funciona a ansiedade na parte fisiológica e principalmente emocional. O próximo passo é procurar uma psicoterapia. Você aprenderá sobre isto , e sobre quais são as situações tipicas de ansiedade que provocam estresse e também aprenderá como fazer para enfrentá-las. Mudar isto , vai te trazer mais emoções positivas, autoconfiança nos relacionamentos e na vida.Boa sorte.
Bom dia, este sintoma reflete diversos níveis de bloqueios emocionais que devem ser investigados para que possa haver um melhor direcionamento ao seu caso. Você até pode ser beneficiar de várias técnicas que envolvem respiração e centramento, para canalizar melhor sua energia mental e melhorar seu desempenho nestas situações, mas sem uma compreensão maior das causas, provavelmente não terá resultados a longo prazo. Um bom acompanhamento psicoterapêutico com um profissional que vc sinta confiança, possivelmente trará os resultados que vc almeja. Boa sorte na sua busca.
Obrigada pelo seu relato, sugiro buscar um psicologo especialista em Terapia Cognitiva Comportamental, dentre varias intervenções que esse profissional podera fazer, sera muito importante que trabalhe com vc Treino de Habilidades Sócias.
Espero ter contribuído, obrigada!
Forte abraço.
Ana Albuquerque
Olá, essa situação é muito chata, não é? Sugiro também que busque um psicólogo, ele pode te ajudar a entender o que está por trás disso, o que faz você ficar assim. Entendendo e trabalhando essas questões, isso poderá melhorar. Qualquer coisa, estou à disposição. Abraços e boa sorte!
Depende do tamanho do comprometimento que este funcionamento de dá. Caso seja algo você consiga ir sozinha se expondo e trabalhando em você tais medos, não seria necessário acompanhamento profissional. Porém em qualquer um dos cenários que signifiquem comprometimentos sociais e profissionais e/ou dificuldades em superar sozinha, passa a ser crucial iniciar psicoterapia. É um problema muito comum, você não tem culpa de reagir assim e é completamento reversível do ponto de vista clínico.
Boa noite! Parecem ser sintomas de ansiedade. Todos nós temos um grau de ansiedade e é saudável. Mas, quando essa ansiedade paraliza ou causa sofrimento é importante dar início a um tratamento psicológico, recomendo procurar um psicólogo que trabalhe com a linha Cognitivo Comportamental, pois vem se mostrando muito eficiente no trabalho com a ansiedade.
Espero ter ajudado.
Ola,
Sim talvez um pouco de meditação e respiração para relaxamento ajude, mas seria interessante se puder fazer uma avaliação psicológica para entender os motivos de tamanho panico.
Abç
Olá, pela sua questão parece haver uma autossabotagem quando está diante de uma exposição que exige seu desempenho. O que costuma dizer para si mesma antes das apresentações? Acredita que não vai conseguir? Que irá tremer? Reflita sobre essas questões e o tratamento Psicoterapêutico irá ajudá-la a encontrar a origem dessa ansiedade e possíveis traumas que desencadeiam essas ações, assim a realização de exercícios que a auxiliaram.
Olá, o melhor a se fazer neste caso é procurar uma ajuda psicológica para compreender o que de fato te leva a ter esse comportamento em situações de desempenho e, com isso, desenvolver um trabalho mais assertivo. As causas podem ser variadas, desde uma ansiedade até mesmo um trauma. Tenho certeza que um psicólogo (a) poderia ser um bom aliado para te ajudar a enfrentar esse sofrimento.
Olá. Sim. A Terapia Cognitivo Comportamental pode te ajudar com as demandas. Busque ajuda. Um forte abraço
Olá! Si, tem tratamento.
O ideal é procurar auxílio psicológico para tanto, isso lhe auxiliará a lidar melhor com a situação e a desenvolver seus desempenhos de maneira mais otimizada.