Bom dia! Gostaria de saber se é possível realizar as avaliações para AH/SD (CRIANÇA) por consultas

17 respostas
Bom dia!
Gostaria de saber se é possível realizar as avaliações para AH/SD (CRIANÇA) por consultas ONLINE? Se sim. Como seria?

E como seria feita a avaliação PRESENCIAL completa até chegar a um critério? Nesse caso a criança tem 7 anos.
Infelizmente o conselho de ética não permite avaliações nem em adultos e muito menos em crianças por telemedicina, somente de maneira presencial. A avaliação presencial ocorre com um neuropsicólogo, que vai variar aí em 12 sessões médias para laudo.

Crianças podem ser atendidas de forma presencial, o manejo é diferente dos atendimentos com adultos. A ludoterapia é um dos recursos que são utilizados na avaliação.
Sou especialista em Neuropsicologia e atualmente há poucos testes para aplicação on line, o que fica inviável, além de que prejudica ao meu ver a observação clinica. A avaliação psicológica com enfoque Neuropsicológico avalia Personalidade, Comportamento e Cognição (Inteligencia, Memória, Linguagem, Processamento visual, Praxias, Atenção e Funções Executivas). É um processo que pode durar 10, 12 sessões, depende do rendimento da criança e abrange também contato com a Escola, aplicação de questionários e entrevista, também entrevista inicial com os pais onde falamos do desenvolvimento da criança da gestação até os dias atuais. De acordo com a evolução da avaliação acrescentamos ou não instrumentos (testes, questionários). A primeira sessão com a criança é um momento lúdico para começar o processo de avaliação. Em relação a AH/SD temos que avaliar habilidades especificas através de instrumentos voltados para essa finalidade, além do que já falei. Quem fecha o diagnóstico é o neuropediatra, através de uma visão interdisciplinar (outros especialistas também devem dar um parecer). Fico a disposição para quaisquer informações adicionais.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 140
Atualmente, esta modalidade de serviço é regulamentada através da Resolução CFP nº 011/2018, que, durante o período da pandemia do COVID-19, sofreu alterações através da Resolução CFP nº 04/2020. Ressalta-se o dever de cada profissional em analisar tecnicamente a viabilidade de prestar determinado serviço, a determinado público, por determinado meio de comunicação, na modalidade à distância, e fundamentar tal decisão ética e tecnicamente. Para casos como o seu já possuímos alguns testes liberados e autorizados para aplicação online e também há técnicas, baseadas na ludotarapia, que podem ser feitas online, sem prejuízos quando comparado ao presencial. O importante é procurar alguém com experiência nesse campo de avaliação. Diagnósticos como esse, preferencialmente, devem ser feitos por uma equipe multiprofissional. Você pode passar pela avaliação psicológica e ao término dessa levar o documento gerado a um neuropediatra. Além de pedir que a escola opte por um acompanhamento mais próximo, como psicóloga posso emitir um laudo pedindo apoio na sala de recursos. Em geral o diagnóstico é feito com o apoio de testes psicológicos, escalas de rastreio, avaliações por meio do brincar e entrevistas com os responsáveis e demais profissionais que assistem essa criança.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Acredito que, mesmo que seja permitido, nenhuma criança conseguiria prestar atencao ou focar em algo atraves do computador. A crianca consegue maior foco de forma lúdica e mesmo assim o tempo tb influencia, pois nao suporta muito tempo na mesma brincadeira.. testes e avaliações psicologicas nao sao feitas nem em adultos por video. Os testes nao têm como ser aplicados assim.. enfim, existem muitas questoes acerca disso.
Olá! Fiquei curiosa em saber o motivo de querer online... e se é a escola que pede a avaliação... Crianças geralmente são mais "agitadas" do que adultos... Dar limites também pode ser uma odisseia fora de casa... Mas online eles também se perdem, é preciso atenção com a galerinha. Enfim... sobre a avaliação (caso realmente seja necessária) só presencial. Eu mesma não faço, mas faço orientação de pais. Costuma ser o 1o passo. Até mais!
No processo de identificação com a criança com AH/SD devem participar os professores, pais e profissionais de áreas especializadas. Os psicólogos podem contribuir com a aplicação de testes padronizados, para uma verificação da produção cognitiva da criança. Estas pessoas no ambiente escolar são alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), que se destacam em uma ou mais áreas de conhecimento, na qual, possuem comportamentos diferenciados, se sobressaindo com altas habilidades, interesses acima da média, empenho na realização das tarefas e criatividade
Bom dia! Não, não pode fazer estas avaliações por online, existem poucos testes online autorizados pelo Conselho de Psicologia e não abrangeria o resultado esperado. Você deve procurar um Neuropsicólogo, deve levar cerca de umas 12 sessões, mas o profissional poderá explicar todo o processo. Estou à disposição.
Olá. Tudo bem? De acordo com o Conselho de Psicologia não é permitido realizar avaliações psicológicas em geral por via online devido a haverem poucos teste adaptados para serem aplicados desta forma. Esta modalidade também pode prejudicar o atendimento infantil, visto que as sessões são lúdicas e este contato fica prejudicado no atend. online. Também seria indicado realizar o procedimento com o neuropsicólogo, especialista da área.
Acredito que uma avaliaçao neuropsicologica em uma criança dessa idade seja dificil de ser feita. A avaliação neuropsicologica nesses casos é feita através de uma série de testes e escalas diagnósticas. A maior parte desses testes que são padrão ouro tem uma parte que a criança tem que escrever ou manipular materiais que não pode ser feito online. Entretanto muitos materiais foram criados agora para a época de pandemia, mas eu só faria remoto se não houvesse outra forma. Abraço.
Olá! Não é possível, o conselho de ética não permite avaliações nem em adultos e muito menos em crianças por telemedicina, somente de maneira presencial.
Olá, mesmo se o conselho permitisse, acredito que não seria possível tal avaliação online. Geralmente o processo envolve, além de alguns testes, entrevista com os professores e família, pois é um processo que precisa ser acompanhado por um tempo.

Existe algumas associações que você pode acompanhar e tirar mais dúvidas, como por exemplo, a RAIS (REDE DE ATENDIMENTO INTERGRAL AO SUPERDOTADO), lá você poderá encontrar muitas informações sobre o assunto, o instagram deles é: @atendimento.rais.

Espero ter colaborado para seu processo de aprendizagem sobre o tema. Um abraço.
Olá, tudo bem?
Quanto a questão da avaliação psicológica online, existem algumas resoluções do Conselho que dão prerrogativa para o psicólogo realizar avaliações remotas. No entanto, há algumas restrições específicas para o público infantil, devido limitações que o ambiente virtual possui, principalmente quando se trata de identificar informações tão sensíveis, como no caso de AH/SD. Não que todo processo seja restrito, como realizar entrevistas com os pais remotamente, mas alguns métodos que necessitam do contato com a criança fica comprometido.
Por isso, a recomendação é que a avaliação para este tipo de demanda seja presencial, o que pode levar em torno de até umas 12 sessões e vai consistir de vários meios para dar consistência à resposta que precisa, incluindo testagens psicológicos e neuropsicológicas.
Abraços!
A avaliação neuropsicológica formal, com dados legalmente válidos para o diagnóstico não pode ser feita online nesse caso, os testes que temos aprovados para uso hoje foram todos padronizados para situações presenciais. Aplicar online pode gerar pequenas variações nos escores e gerar resultados que não são compatíveis com a real capacidade do paciente. Entretanto, é possível através de consultas online fazer orientação com os pais, escola e paciente e identificar sinais clínicos de SD/AH. A partir da identificação ( e da junção de sinais percebidos em casa e na escola), é possível traçar estratégias de adaptação mesmo sem um diagnóstico formal. Então se por algum motivo vc não tem acesso a profissionais presencialmente ( se mora em outro país ou algo assim) , essa é uma opção para que o seu filho não fique sem assistência até que ele consiga a avaliação formal dele. No caso, no momento em que forem possíveis as sessões presenciais, dá para tentar realizá-las em um cronograma que se adeque a disponibilidades de vcs ( por exemplo, se vc viajar para fazer a avaliação, é possível marcar algumas sessões previas online de anamnese e deixar para fazer presencial apenas aquilo que não tem como ser adaptado para o online), nesse sentido , é possivel fazer uma ou duas sessões por dia (com intervalos) para que o tempo da viagem (se feita apenas para a realização da avaliação) possa ser mais curto. A duração exata depende muito de caso a caso, no mínimo , espaçando as sessões presenciais durante a semana, deve ser possível finalizar a avaliação em no máximo 5 dias.
Cabe perguntar o motivo da Avaliação, e quem pede a realização da mesma... Se a criança faz ou fez Psicoterapia, e os pais também..
Dai poderia indicar o melhor caminho para decidir levar uma criança, para ser avaliada numa serie de testes técnicos comportamentais..
A avaliação neuropsicológica deve ser feita presencialmente. Temos que considerar que a avaliação não se resume a aplicação de testes. Sendo a observação um fator importante. Os testes on-line ainda são poucos e não abrangem a totalidade de aspectos que precisamos avaliar.
Olá!
Existem diversos tipos de testes para um diagnóstico, há alguns que vão contar muito com a observação dos pais e escola, e estes sim podem ser feitos on-line. Posteriormente, o profissional irá te propor para realmente ver a criança, ou seja fazer sessões presenciais com ela, mas as informações que você dará na fase inicial serão de importancia crucial também, então é possivel começar o processo on-line e depois levar o seu filho presencial.