Bom dia, gostaria de tirar uma duvida. Quando estou lendo algo raramente consigo imaginar a história,

6 respostas
Bom dia, gostaria de tirar uma duvida.
Quando estou lendo algo raramente consigo imaginar a história, não há motivo psicológico para isso e nem sou dislexo, de modo que não faço significante e significado.
Isso também acontece conversando.
É o caso de procurar uma fono?
Obrigado.
Olá!

A imaginação é controlada por uma ampla rede neural. Sugiro que, antes de buscar por auxílio fonoaudiológico você faça uma avaliação com um neuropsicólogo.

Espero ter lhe ajudado!

Att.

O quê você descreve cumpre a definição do analfabetismo funcional. 67 porcento da população adulta brasileira são analfabetas funcionais. O fenômeno é conhecidíssimo, ainda que não muito levado a sério, pois a nossa cultura, em geral, prescinde do entendimento de qualquer história.

O primeiro conselho, pois, é apreender a ler e entender, humildemente, pois as escolas, parece, não ensinam isto suficientemente. Continue tentando, invista tempo, leia histórias pequenas ou só parágrafos e se esforce para reproduzir o sentido por escrito.

2°: não assista a televisão. Ela impede você entender o que você vê. Ela é feita para as mensagens entrarem no subconsciente, mas não para você dominá-las e apropriar-se-as de maneira ativa, seletiva, interpretativa.

Se você não perceber melhoras, procure trabalhar mais profundamente a sua maneira de estar neste mundo, com a ajuda de um@ psicoterapeuta humanista ou psicanalista.
O mais indicado é uma avaliação neuropsicológica.
Considero válido buscar um fonoaudiólogo ou um neuropsicólogo e realizar uma avaliação. Há de se levar em conta se isso é um fato que lhe incomoda e caso seja, desde quando e como tem interferido em sua vida. Os direcionamentos do profissional podem ser dados de acordo com a avaliação e como isso tem influenciado a sua vida.
ola
Precisamos pensar no vinculo que voce faz com o objeto externo e como voce traduz as mensagens dentro de voce. Acredito que possa fazer uma avaliacao psicologica para saber se voce consegue estabelecer vinculo terapeutico e com as informacoes e como voce discrimina as informacoes desejadas e nao desejadas.
Att.
P atricia Massuia
Olá, sugiro que procure uma equipe multidisciplinar. A interação de várias especialidades seriam necessária para fechar um diagnóstico. Boa sorte.