Bom dia, minha esposa teve câncer no pâncreas e fez cirurgia, está quase acabando a quimioterapia (

3 respostas
Bom dia, minha esposa teve câncer no pâncreas e fez cirurgia, está quase acabando a quimioterapia ( ela precisou fazer uma restauração no dente e no dia seguinte ele ficou com trismo, tomou miosan e não passou a dor não consegue abrir a boca direito. Procuramos a dentista e a mesma falou para tomar Dorflex, colocar compressa quente e mastigar um chocolate como se fosse uma fisioterapia.

A pergunta é... A quimioterapia interfere na musculatura, sabemos que o trismo pode aparecer por inúmeras causa, tempo de boca aberta, agulha velha ou a anestesia, mas como ela está fazendo quimioterapia o procedimento é outro?
Mascar chiclete sem açúcar,fazendo um pequeno exercício de abertura e fechamento de boca ajuda .Compressa quente também.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Tanto a quimio quanto a radio podem resultar em trismo, chegando a ocorrer em até 20 % dos pacientes, em especial, quando já apresentam algum grau de disfunção da ATM. Procure um Cir Dentista especialista em DTM Dor Orofacial.
Sim, a quimioterapia pode contribuir para o desenvolvimento de trismo, embora essa condição seja mais frequentemente associada a tratamentos de câncer de cabeça e pescoço que envolvem radioterapia ou cirurgia. No caso de sua esposa, que está em tratamento para câncer de pâncreas, o trismo pode estar relacionado a fatores locais, como o tempo prolongado de abertura bucal durante o procedimento odontológico, trauma muscular ou efeitos colaterais da anestesia.

A quimioterapia pode causar efeitos colaterais como mucosite e dor muscular, que podem sensibilizar os tecidos e contribuir para o desconforto na abertura bucal. No entanto, o trismo induzido exclusivamente por quimioterapia é raro e geralmente está associado a tratamentos que envolvem a região da cabeça e pescoço.

As orientações fornecidas pela dentista — uso de analgésicos, compressas quentes e exercícios de abertura bucal — são apropriadas para o manejo inicial do trismo. Se os sintomas persistirem ou piorarem, é recomendável consultar um dentista especialista em DTM.

Especialistas

Livia Medeiros Dos Santos

Livia Medeiros Dos Santos

Dentista

Santos

Paula Fabrizio

Paula Fabrizio

Dentista

Santana de Parnaíba

Cesar Augusto da Silva Santana

Cesar Augusto da Silva Santana

Dentista

Botucatu

Pedro Galvão Tavares Zocarato

Pedro Galvão Tavares Zocarato

Dentista

Catanduva

Marina Izabela Machado Ribeiro

Marina Izabela Machado Ribeiro

Dentista

Ponta Grossa

Marciano  Samuelsson

Marciano Samuelsson

Dentista

Taquara

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 19 perguntas sobre Trismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.