Bom dia, por gentileza estou fazendo tratamento com a invermectina comecei na terça-feira por orient

2 respostas
Bom dia, por gentileza estou fazendo tratamento com a invermectina comecei na terça-feira por orientação médica,
Tomo 3 por dia após o jantar durante 3 dias , paro de tomar hoje quinta feira após o jantar,
A partir desse momento quanto tempo devo esperar para tomar cerveja?
Atenciosamente muito obrigado pela atenção.
Dr. Fernando do Espirito Santo Soares
Dermatologista, Médico clínico geral
Brasília
Os maiores riscos relacionados à ivermectina estão associados a problemas hepáticos. Como o medicamento é totalmente eliminado do organismo em um período de cerca de 12 dias. Sugiro que aguarde este intervalo de tempo para ter maior segurança.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Camila Volpi
Psiquiatra, Médico clínico geral
Jundiaí
Essa é uma excelente pergunta, e fico feliz que você tenha esse cuidado em entender a interação entre medicamento e álcool. A ivermectina é um antiparasitário que age no sistema nervoso dos parasitas, mas no organismo humano é metabolizada principalmente no fígado. Por isso, durante o uso e logo após a suspensão, a sobrecarga hepática é um ponto de atenção.

De forma geral, a ivermectina não tem uma interação direta e grave com o álcool, como ocorre com alguns antibióticos. No entanto, o fígado é responsável por metabolizar tanto a medicação quanto a bebida alcoólica. Isso significa que, se você ingerir álcool logo após terminar o tratamento, pode aumentar a sobrecarga hepática e potencializar efeitos indesejados, como náusea, tontura, dor abdominal ou mal-estar.

A meia-vida da ivermectina no organismo gira em torno de 18 horas, mas metabólitos podem permanecer ativos por mais tempo. Assim, recomenda-se aguardar pelo menos 48 a 72 horas após a última dose para consumir bebidas alcoólicas com mais segurança. Esse intervalo dá tempo para que o medicamento seja eliminado de forma adequada, reduzindo a chance de interação indesejada.

É importante lembrar que minha resposta é baseada em uma pergunta pontual, sem que eu conheça sua história clínica, outras medicações em uso ou possíveis comorbidades. Isso limita a análise e reforça a importância do acompanhamento longitudinal com o médico que prescreveu o tratamento.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 438 perguntas sobre Revectina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.