Bom dia, quais fatores ou causas para a formação da membrana epirretiniana? Após a cirurgia pode hav

2 respostas
Bom dia, quais fatores ou causas para a formação da membrana epirretiniana? Após a cirurgia pode haver retorno ou a formação de nova membrana epiretiniana ??
Boa tarde, tudo bem?

A formação da membrana epirretiniana (MER) é um processo complexo que ocorre na superfície interna da retina, especificamente na mácula. A principal causa é a proliferação de células sobre essa área.

O próprio envelhecimento é o principal fator responsável por esse processo. Com a idade, o gel que preenche a maior parte do olho começa a se liquefazer e se descola da retina, processo chamado de descolamento do vítreo posterior (DVP), que pode puxar pequenos pedaços da membrana limitante interna da retina, estimulando a proliferação celular e a formação da MER.

A proliferação celular que causa a MER pode ser estimulada por cirurgias intraoculares prévias ou doenças como retinopatia diabética, trauma, inflamações (uveítes), dentre outras causas.

Após a cirurgia de remoção da MER, conhecida como vitrectomia com 'peeling' da membrana, existe a possibilidade de a membrana se formar novamente, embora a taxa de recorrência seja relativamente baixa. A cirurgia é muito eficaz, mas a completa remoção de todas as células que proliferam é difícil e a resposta biológica do organismo pode levar à formação de novas células e, consequentemente, a uma nova membrana.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Elaine Fonseca Bastos Goulart
Oftalmologista, Generalista
Nova Iguaçu
A membrana epirretiniana forma-se frequentemente de forma idiopática (sem causa aparente) devido ao envelhecimento do vítreo, mas pode também ser secundária a condições como trauma, descolamento de retina, inflamação ocular, diabetes, retinopatia diabética ou cirurgias prévias, que desencadeiam um processo de cicatrização na retina. Após a cirurgia para remoção, pode ocorrer a formação de uma nova membrana, embora não seja um evento garantido.

Especialistas

Juliana d'Avila Andrade

Juliana d'Avila Andrade

Oftalmologista

Renato Magalhaes Passos

Renato Magalhaes Passos

Oftalmologista

São Paulo

Leonardo Provetti Cunha

Leonardo Provetti Cunha

Oftalmologista

Juiz de Fora

Caroline Oliuza

Caroline Oliuza

Oftalmologista

Juazeiro

Isabela Franco Villela

Isabela Franco Villela

Oftalmologista

Paracatu

Gilberto Vianna Sanches Junior

Gilberto Vianna Sanches Junior

Oftalmologista

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 23 perguntas sobre Membrana Epirretiniana
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.