Bom dia, se o pai for B+ e mãe for O- pode nascer um filho com tipo sanguíneo A+?

5 respostas
Bom dia, se o pai for B+ e mãe for O- pode nascer um filho com tipo sanguíneo A+?
Dr. Rodrigo Vieira
Generalista
Rio de Janeiro
Há uma pequena possiblidade que um individuo de tipagem aparentemente sanguínea O tenha filhos de tipagem sanguínea A, caso o mesmo sofra de fenótipo Bombaim, o que seria popularmente denominado como "Falso O". Esse evento raro faz com que os exames comuns apontem para uma tipagem O, quando na verdade, é um tipo sanguíneo raro, onde não há a sintetização do antígeno H. Para saber se é o caso, o individuo que apresenta tipo sanguíneo O deve se submeter a um teste de anticorpo anti-H.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Eric Augusto de Oliveira Boeing
Médico de família, Generalista
Jaraguá Do Sul
Olá, sua dúvida é bastante pertinente. Simplificando a explicação, teremos que o tipo sanguíneo é composto de Genes em pares tanto para a "letra" quanto para o "positivo ou negativo". Desta forma, nossos filhos serão uma mistura de 1 gene de "letra" da mãe, e 1 gene de "letra do pai. Assim como 1 gene de de cada um (pai e mãe) do "positivo e negativo". Então dentre todas as possibilidades de nascer seu filho, dentre o caso que você colocou B (+) e O (-) neste caso é bastante difícil de nascer um filho A(+) ou A(-), contudo há uma pequena possiblidade que um individuo de tipagem aparentemente sanguínea O tenha filhos de tipagem sanguínea A As possibilidades de nascimento são B(-) e O(-). Estou a disposição para tirar duvidas caso tenha necessidade, entre em contato
Não. O pai seria BB e a mãe OO, não haveria nenhum gene A para resultar em um bebê com sangue A.
Dra. Mábia Regina Ramos da Silva
Generalista, Especialista em ultrassonografia
São Paulo
Boa noite! Essa é uma ótima pergunta que envolve o entendimento de como os tipos sanguineos são herdados. Se a mãe for O− e o pai B+, não é geneticamente possível que o filho tenha tipo A+.
A resposta é não, um filho com tipo sanguíneo A+ não pode nascer se o pai por B+ e a mãe por O- . Para que uma pessoa tenha sangue tipo A, ela precisa herdar o alelo (a informação genética) para o tipo A de um dos pais. No caso, a mãe O- só possui o alelo O para passar, e o pai B+ possui apenas os alelos B ou O para passar. Como o alelo A não está presente em nenhum dos genitores, o filho não pode manifestar o tipo sanguíneo A. A parte do Rh (o sinal + ou -) não impede a criança de ser positiva, mas a ausência do alelo A torna o tipo A+ impossível.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.