Bom dia, Sinto diferença no efeito dos medicamentos psiquiatricos generico e de referencia, Alguns a

7 respostas
Bom dia, Sinto diferença no efeito dos medicamentos psiquiatricos generico e de referencia, Alguns amigos também relatam isso, da farmacia municipal então nem faz efeito, por que será?
A molécula de referência, em geral, possui uma pureza maior e maior qualidade na síntese molecular, o que envolve excipientes mais caros e melhor maquinário, o que vai interferir em um preço maior em relação aos genéricos e similares. Ademais, boa parte dos psicotrópicos mais modernos de referência são produzidos fora do Brasil, sendo apenas embalado aqui.

Contudo, buscando bons laboratórios na aquisição de genéricos ou similares, não indo apenas na indicação do balconista, pode-se obter uma boa relação de custo x benefício, com uma similaridade em efeitos terapêuticos e colaterais...

Em relação às medicações fornecidas pelo poder público, vence a licitação quem oferece o menor preço e o processo é periódico para o reabastecimento. Logo, pode haver mudança de fornecedores e não é uma informação facilmente obtida quem está fornecendo, o que pode implicar em menor qualidade do produto por vir de um laboratório menos cuidadoso na síntese molecular.

Por fim, os laboratórios da referência, em geral, fornecem programas de desconto. Entre em contato com o SAC para obter informações, pois em alguns casos os preços ficam muito parecidos com os similares. E, qualquer dúvida, sobre bons similares ou indicações de laboratórios que tenham lastro em fornecer moléculas com boa qualidade, pergunte ao seu médico.

Olá, realmente existe diferença na qualidade dos produtos originais, genéricos e similares. O produto original foi oriundo de laboratório de pesquisa, que requer alto investimento para a descoberta de novos produtos. Após alguns anos de exclusividade na produção do medicamento, pela legislação a "receita/fórmula" fica disponível para cópias e produção em outros laboratórios que não fazem pesquisa e somente produzem. Não deveriam interferir na eficácia do tratamento, mas pode acontecer. Os genéricos são uma cópia com até 90% de compatibilidade com o original, porém o tempo de resposta não é o mesmo. Já os similares não há uma eficácia confiável, uma vez que o laboratório analisa os componentes do medicamento original e tenta chegar o mais próximo, porém com a compatibilidade bem inferior e muitas vezes não eficiente. Na dúvida quanto ao melhor laboratório para adquirir o seu medicamento consulte o seu médico.
Boa noite! Sugiro que consulte o seu médico e relate a ela os efeitos os quais tem apresentado ou não, após o uso do fármaco, um abraço! Karla
Nos medicamentos para saúde mental, de fato existem relatos de pacientes que sentem diferença. Algumas empresas de fármacos usam matéria prima mais barata para diminuir custos. E os efeitos ficam inferior ao original.
Olá...
Converse com o seu médico psiquiatra sobre a diferença que sente, ele vai ajudar muito nesta sua dúvida e vai orientar melhor presencialmente.
Abraços!
boa tarde. Segundo diversos relatos dos meus pacientes que utilizam medicamentos, existe sim diferença entre o genérico e o medicamento de referência. Mas é sempre importante conversa com o médico que te receitou.
Boa noite nestes casos é sempre bom conversar com o medico que prescreveu o medicamento e ele irá avaliar se é necessário mudar do genérico para o original, os médicos a cima já deram alguma explicação sobre a diferença entre um genérico e um original, agora resta conversar com seu medico e esclarecer tudo.