Bom dia Tomo puran 88 mg estou engordando muito mesmo com umaa alimentação controlada, esse aumento

2 respostas
Bom dia
Tomo puran 88 mg estou engordando muito mesmo com umaa alimentação controlada, esse aumento de peso pode ser consequência dessa medicação?
(Minha tireoide foi retirada devido um nódulo benigno)
Bom dia! Sua preocupação com o aumento de peso, mesmo mantendo uma alimentação controlada, é compreensível, especialmente após a remoção da tireoide e o início do tratamento com Puran T4 (levotiroxina sódica) na dosagem de 88 mcg. A levotiroxina é prescrita para substituir o hormônio tireoidiano que seu corpo deixou de produzir naturalmente após a tireoidectomia. Idealmente, essa medicação deve normalizar os níveis hormonais e ajudar a manter o metabolismo equilibrado, o que inclui a regulação do peso corporal.

No entanto, o ajuste da dose de levotiroxina é crucial e pode ser um processo delicado. Uma dosagem inadequada, seja mais alta ou mais baixa do que a necessidade do seu corpo, pode afetar o metabolismo e, consequentemente, o peso corporal. Se a dose for insuficiente, por exemplo, você pode experimentar sintomas de hipotireoidismo, como ganho de peso, fadiga, sensação de frio, entre outros. Por outro lado, uma dose excessiva pode levar a sintomas de hipertireoidismo, incluindo perda de peso, ansiedade, palpitações, entre outros.

Dado o seu relato, é importante procurar um endocrinologista para uma avaliação detalhada. O especialista poderá solicitar exames de sangue para verificar seus níveis de TSH (hormônio estimulante da tireoide) e T4 livre, que são indicadores essenciais para ajustar a dosagem da sua medicação. Além disso, o médico pode investigar outras possíveis causas para o ganho de peso, que podem não estar diretamente relacionadas à sua medicação ou condição tireoidiana, como alterações no metabolismo, efeitos de outros medicamentos que você possa estar tomando, ou até mesmo fatores relacionados ao estilo de vida e alimentação que, apesar de controlados, podem precisar de ajustes mais específicos.

A medicina integrativa pode ser particularmente útil neste contexto, pois oferece uma abordagem holística, considerando todos os aspectos da sua saúde. Isso inclui não apenas o ajuste da medicação, mas também a avaliação de sua dieta, atividade física, saúde intestinal, níveis de estresse e sono, entre outros fatores que podem influenciar o peso corporal. O objetivo é encontrar um equilíbrio que promova o bem-estar geral, além de tratar especificamente a questão do peso.

Lembre-se, cada pessoa é única, e o tratamento deve ser personalizado para atender às suas necessidades específicas. Acompanhamento regular com seu endocrinologista é essencial para garantir que a dosagem da medicação esteja correta e para ajustá-la conforme necessário, buscando sempre o seu melhor estado de saúde e bem-estar.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.

Bom dia, tudo bem?

O Puran T4 (Levotiroxina) não provoca o aumento de peso. O que pode estar acontecendo é a dose da medicação estar insuficiente, e isso deverá ser analisado através de exames e ajustado por um médico endocrinologista.

No que diz respeito ao ganho de peso, é necessária uma maior investigação. Com uma anamnese detalhada sobre sua rotina, sua alimentação, seus hábitos de atividade física, de sono, de trabalho, além da investigação laboratorial de outras condições endocrinológicas possivelmente associadas, será possível definir a causa e a partir daí, traçar uma estratégia para seu controle.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida adicional, estou a disposição! Atenciosamente, Dra. Marina Graziadio - Endocrinologista e Metabologista (CRM/RJ 115964, RQE: 51011)