Bom dia, tomo Puran t4 há 2 anos e notei que sempre tenho aperto no peito. Ja tentei vários tratamen

2 respostas
Bom dia, tomo Puran t4 há 2 anos e notei que sempre tenho aperto no peito. Ja tentei vários tratamentos para ansiedade e não obtive resultados. Desconfio que possa ser um efeito colateral da medicação, é possível?
Dra. Maria Alice Perrota
Endocrinologista, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Se a dose estiver adequada não deverá ser a razão dos sintomas. Será necessário fazer a dosagem no sangue do TSH e T4l.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Caroline Cunha de Oliveira
Endocrinologista, Nutrólogo, Médico clínico geral
São Paulo
Bom dia! A sua preocupação em associar o aperto no peito com o uso do Puran T4 é muito válida, especialmente considerando que você já tentou outras abordagens para tratar esse sintoma como parte da ansiedade, sem sucesso. O Puran T4, que contém levotiroxina, é um medicamento utilizado para tratar o hipotireoidismo, ou seja, a baixa atividade da tireoide.

Embora a levotiroxina seja geralmente bem tolerada, como qualquer medicamento, ela pode ter efeitos colaterais. Problemas cardíacos, incluindo palpitações e aperto no peito, podem ocorrer, especialmente se a dose estiver um pouco alta para as suas necessidades específicas. Isso pode acontecer porque a levotiroxina influencia o metabolismo e, consequentemente, a função cardiovascular.

É essencial que você converse com seu médico sobre esses sintomas. Um ajuste na dosagem ou uma reavaliação da sua condição de tireoide pode ser necessária. Exames como o TSH (hormônio estimulante da tireoide), livre T3 e livre T4 ajudarão a determinar se a dose atual está adequada.

A medicina integrativa enfatiza uma visão holística do paciente, e pode ser particularmente útil neste caso para entender como diferentes aspectos da sua saúde e estilo de vida podem estar interagindo com seu tratamento. Além da avaliação endocrinológica, aspectos como sua dieta, níveis de estresse, qualidade do sono e outros fatores de saúde geral devem ser considerados.

Se os sintomas persistirem, ou se você notar qualquer outro sintoma incomum, a busca por uma avaliação médica é imprescindível. Ajustes no tratamento ou investigações adicionais podem ser necessários para garantir que sua saúde não seja comprometida.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1268 perguntas sobre Puran T4
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.