Bom dia! Ultimamente, tenho percebido uma exaustão depois de socializar com alguém, seja essa pessoa

26 respostas
Bom dia! Ultimamente, tenho percebido uma exaustão depois de socializar com alguém, seja essa pessoa um amigo ou minha família. Após a interação preciso de um tempo sozinha pra me recompor. Gosto muito de ler, assistir séries/filmes, escutar música e até mesmo estudar, mas tem vezes que não consigo fazer nada disso, então coloco algo que já vi na televisão e me afundo nas timelines infinitas. Depois de socializar com alguém, até mesmo só de ver a pessoa, preciso de 2 ou 3 dias pra me recuperar. Já é o terceiro dia que não vou pra escola, sinto que fico mais confortável estudando de casa do que com várias pessoas ao meu redor, tenho a sensação que estão me julgando. Isso é normal? Devo procurar algum médico?
Olá, como está?
Parece que existem alguns pontos interessantes para serem elaborados e falados em uma terapia com algum(a) psicólogo(a), interessante pensar aí quando começou a sentir essa exaustão de socializar com pessoas, independente de quem seja, como que é sua interação, como é a interação dessas pessoas, quais assuntos conversam, locais que estão. Parece que algo se repete nesse cansaço que só o conteúdo mais familiar que conhece alivia um pouco essa exaustão, será que está cansada de algumas coisas que tinha antes?
Essa sensação pode ser dita em uma terapia também, quando você começou a percebê-la, de quais formas e com quem, por que julgariam você? É interessante procurar um(a) psicólogo(a) e poder falar mais sobre essas sensações que já te exauriram, julgamentos, cansaços, barulhos, excessos de informações para você lidar.
Espero ter ajudado, até mais.

Olá obrigada por nós procurar e falar a respeito dos seus sentimentos.
Acredito que vc esteja precisando de ajuda de um espaço para poder conversar sobre essas sensações e aflições .
Através da Psicoterapia vc poderá compreender melhor os motivos de tais sentimentos.
Caso queira conversar estou c horários disponíveis.
Obrigada.
Fabiana Cruz Destro
Psicoterapia Psicanalitica.
Bom dia. A sociabilidade envolve questões de auto estima, comunicação, empatia, sensibilidade. Através de interações você pode ter muitos gatilhos de autoconhecimento despertados, como os que você tem vivenciado. Sugiro fazer psicoterapia. Na abordagem junguiana tenho foco nos sentimentos e auto conhecimento profundo. A disposição.
Olá. Considero importante que busque um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um lugar de escuta sensível e acolhimento, possibilitando assim, investigar em que momento da sua vida essas sensações e sentimentos ao socializar surgiram, como você se vê, como enxerga as outras pessoas e a sua relação com elas, se houveram mudanças nesse ou em outros setores da vida. Caso queira marcar uma entrevista, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Sentir-se exausto(a) após interações sociais pode indicar mais do que uma simples introversão, especialmente se essa exaustão afeta significativamente sua rotina diária, como você descreveu. A necessidade de dias para se recuperar de interações sociais e o desconforto em ambientes com muitas pessoas podem ser sinais de ansiedade social ou outro desafio relacionado à saúde mental.

Não é incomum preferir atividades solitárias ou sentir-se melhor estudando em casa, mas quando isso leva a evitar situações sociais rotineiras a ponto de impactar negativamente sua vida, é importante considerar buscar ajuda. Sentir-se como se estivesse sendo constantemente julgado(a) por outros e evitar a escola são sinais claros de que você poderia se beneficiar do apoio de um profissional.

Procurar um psicólogo ou psiquiatra pode ajudá-lo a entender melhor seus sentimentos e comportamentos. Existem tratamentos eficazes, como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), que podem ajudar você. O importante é saber que pedir ajuda é um passo positivo e que há recursos disponíveis para apoiá-lo nesse processo.

Olá, pelo seu relato seria interessante procurar um acompanhamento psicológico. Esse efeito de exaustão que você nomeou ao estar com as pessoas, bem como esse tempo para se recompor , se recuperar , apontam para questões suas ao socializar que demandam uma atenção. Como você está se sentindo impactado com esses encontros, notando esses efeitos em sua vida, bem como percebendo o receio de julgamento, parece que existem pontos de impasse que merecem ser trabalhados com um profissional. Se cuide!
Tomar o primeiro passo para compreender o que sente é algo que exige muita coragem. Este momento que você se guarda, sempre foi assim? Ou em algum momento você mudou suas preferências? As vezes devemos aceitar que somos desta maneira e parar de deixar que as opniões de terceiros nos influenciem. Muitas pessoas tem uma preferência em manter-se distante, apenas por uma questão de personalidade introvertida. Ame seu processo. Você é especial do seu jeito próprio de ser.
Olá! Primeiramente, acho importante frisar que é completamente normal sentir cansaço após interações sociais. Cada pessoa possui um certo nível de tolerância pra cada tipo de interação, principalmente as mais intensas e com muitas pessoas. Não necessariamente isso significa uma patologia. O que vai determinar se é algo patológico ou não é o impacto que isso vem causando na sua vida pessoal, acadêmica etc., se isso lhe traz prejuízos significativos. Se vem impactando a sua vida diária ou causando desconforto significativo, recomendo que você considere conversar com um profissional de saúde mental que tenha experiência com essas questões. Me coloco à disposição!
Olá! Natural e saudável ter momentos de quietude para se reenergizar. Diante da vida corrida, cheia de tarefas, regras, estudos, trabalho, outras atividades e uso de redes sociais, muitos não conseguem ter momentos sozinhos, nem de pausas para descansar, ler, ver bons filmes e até não fazer nada. A questão é buscar entender se está tendendo a evitar o convívio social e se daí vem essa sensação de cansaço e de ter que ficar longe de pessoas por 2 a 3 dias, faltar a escola e achar que está sendo julgada. Importante buscar apoio profissional para falar mais sobre o que está acontecendo e podermos compreender o que a está levando a se sentir assim. Fique à vontade para agendar uma sessão de psicanálise.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise
Difícil dizer se isso é normal ou patológico, mas parece que está claro seu incômodo com essa situação - e isso é o mais importante. O incômodo ou o sofrimento pode nos servir de termômetro de como estamos. Sendo assim, sim, procure um profissional para poder cuidar de si mesma.
Olá! Como tu não referes nada específico que te atinge nas interações sociais, apenas o efeito de cansaço, chamou atenção teu recolhimento onde tu olhas filmes, séries, timelines… ali tu olhas sem ser vista e sem ser olhada de volta, mas no social é o olhar do outro que recai em ti, ali, de alguma forma é vista. Para examinar o que te inquieta nestes encontros com o olhar do outro, seria bastante indicado investigar pela psicanálise. Um tratamento psicológico pode ajudar bastante .
Olá, boa tarde
Conversando podemos nos aproximar do que te incomoda, ou preocupa. Será que socialmente vc pode experienciar a possibilidade de ser vc mesma, de se sentir autêntica, ou vc se sente forçada a desempenhar papéis que te exaurem?
se quiser entre em contato para conversarmos!
É necessário falar diretamente com alguém. Fico a disposição.
Abs
Olá! Em primeiro lugar é importante apontar que nenhuma socialização é natural para o ser humano pois interagir com pessoas é entrar em um campo de mal-entendidos e equívocos. Isso posto, acrescento que cada pessoa sente esse impacto de uma ou mais formas específicas, ou seja, qual é o tipo de cansaço de você sente? Podemos nos perguntar o que se espera de um encontro social e também da solidão, que às vezes recupera e às vezes afunda. Uma questão que pode abrir para um entendimento mais amplo da vida. Estou à disposição!
Olá! Você relatou coisas que venho escutado com muita frequência, principalmente após a pandemia e de pessoas mais jovens, é importante sim que você procure ajuda profissional para entender os motivos desses sentimentos que estão te gerando sofrimento. Mas, a principio, penso o quanto essas questões podem estar relacionadas com um uso excessivo de telas, virtualidade, redes sociais, que acabam gerando uma maior dificuldade em relações sociais. Afinal, nas redes sociais somos diretamente avaliados pela foto ou vídeo que postamos, além de termos acesso somente a recortes bem feitos da vida do outro, ai fica difícil de olharmos para as nossas partes que não são tão bem feitas assim.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 200
Olá!
Pelo o que descreve, considero importante procurar a orientação de um profissional. Antes de se chegar a uma resposta, se é normal ou não, você traz uma questão que te incomoda, e isso é importante. É importante poder (se) escutar (n)isso, e destinar esse incomodo a um profissional.
Te convidamos para uma consulta: Psicanálise
Olá! Desde quando você está se sentindo assim? Que tipo de julgamento você teme dos outros? O que você está descrevendo é um estado de muito sofrimento. O fato de ter compartilhado essa questão aqui mostra que você está buscando ajuda e isso já é um passo muito importante. Acredito que uma escuta mais aprofundada poderá te ajudar a entender e tratar suas questões. Espero ter ajudado, abraços!
Ola, sintomas de exaustão num convívio social parece indicar que você estava fazendo um enorme esforço por estar ali, como se tivesse que acompanhar o outro no percurso dele, sem a troca que também te "alimentaria" emocionalmente. Longe de fazer um diagnostico, mas possível dizer que alguns quadros de ansiedade e até depressão ou "depressão branca" apresentam sintomas parecidos. A vida social ou apenas o convívio social se torna algo trabalhoso e não um lazer. É como se você fosse um personagem que estaria ali atuando, e isso pode ser exaustivo. Uma situação mais grave pode estar por detrás de tudo isso, que produz inibição e limitação do seu desenvolvimento e qualidade de vida. Não é normal, pois somos seres sociais e precisamos dos outros para tudo na nossa vida. Tratamento é psicoterapêutico. Busque um bom profissional e cuide de seu mundo psíquico
Considere buscar um apoio profissional para um melhor entendimento das suas necessidades emocionais, e aprender estratégias para lidar com essas situações de maneira mais tranquila. Um psicólogo ou psicanalista por exemplo, poderão oferecer um suporte e orientação personalizada para lhe ajudar a gerenciar esses sentimentos e encontrar maneiras saudáveis de equilibrar sua vida social com suas necessidades individuais.
O que você está descrevendo pode ser indicativo de uma condição conhecida como "introversão", que é uma característica de personalidade na qual as pessoas se sentem mais energizadas e revigoradas quando estão sozinhas ou em ambientes tranquilos, e podem se sentir esgotadas após interações sociais prolongadas.

É importante entender que a introversão não é uma doença ou um problema médico, mas sim uma variação natural na forma como as pessoas respondem ao mundo ao seu redor. Muitas pessoas introvertidas se sentem da mesma maneira que você descreve após interações sociais e precisam de tempo sozinhas para se recarregar.

No entanto, se esses sentimentos estão interferindo significativamente em sua vida diária, como na sua capacidade de frequentar a escola regularmente ou se engajar em atividades que você normalmente gosta, pode ser útil buscar ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicanalista, um psicólogo ou psiquiatra.

Um profissional de saúde mental pode ajudá-lo a entender melhor seus padrões de comportamento e sentimentos, oferecer estratégias para gerenciar o estresse e a ansiedade relacionados à socialização e fornecer apoio emocional durante períodos de dificuldade.

Além disso, vale a pena explorar técnicas de auto-cuidado que podem ajudá-lo a lidar com o estresse e a exaustão emocional, como a prática de mindfulness, exercícios de relaxamento, estabelecimento de limites saudáveis com os outros e priorização do tempo para si mesmo.

Lembrando que é normal preferir momentos de solidão e tranquilidade, e não há nada de errado nisso. O importante é encontrar um equilíbrio que funcione para você e buscar apoio profissional se sentir que está lutando para lidar com esses sentimentos.

Olá, como vai você? Sobre seu relato, é normal sentir-se exausta após interações sociais, especialmente se você valoriza tempo sozinha. Como psicanalista, não posso fazer um diagnóstico específico sem uma avaliação completa, ouvindo você. No entanto, com base nas informações fornecidas, parece que você pode estar experimentando sintomas de ansiedade social e possivelmente até mesmo um tipo de introversão mais pronunciada. Estes são padrões comuns que podem ser explorados em terapia para entender melhor suas origens e desenvolver estratégias para lidar com eles de maneira saudável. Se passar por esses momentos sem energia, pode ser útil procurar ajuda profissional para entender melhor e desenvolver estratégias para lidar com isso. Lembre-se de cuidar de si mesma e buscar apoio quando necessário. Saiba que estou por aqui! Se cuide! Bjs
Olá, antes de tudo é importante não se culpabilizar, uma vez que a sensação de esgotamento após interações sociais acionar um desejo de isolamento e uma necessidade de recuperação pessoal é algo que algumas pessoas experimentam. É possível que você seja uma pessoa mais introvertida, que se sinta drenada de energia em situações sociais intensas.

Ainda assim, se sentir-se excessivamente angustiada ou incapacitada a participar de atividades cotidianas, como ir à escola, é recomendável buscar ajuda de um profissional de saúde mental para desse modo, avaliar essa angustia e desenvolver ferramentas para lidar com ela.
Olá! Acredito que valha a pena investigar com um profissional da área estes teus sentimentos, angustias e isolamento. Comece uma terapia, ela irá te ajudar a ajustar sua rotina e trazer uma harmonia no seu dia a dia para que se sinta bem.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá! Agradeço por compartilhar sua experiência conosco. É compreensível sentir-se exausta após interações sociais e precisar de um tempo sozinha para se recompor. Cada pessoa tem suas próprias necessidades de recarga energética, e algumas podem precisar de mais tempo e espaço do que outras.

No entanto, se essa exaustão está afetando significativamente sua vida diária, como sua capacidade de frequentar a escola regularmente, é importante considerar buscar apoio profissional. O que você está descrevendo pode ser sintomático de uma condição chamada ansiedade social ou até mesmo introversão extrema, e um terapeuta pode ajudá-la a entender melhor e gerenciar esses sentimentos.

Não se preocupe em se sentir julgada por buscar ajuda. Cuidar da sua saúde mental é uma forma de autocuidado importante e demonstra força e autocompaixão. Um terapeuta pode oferecer estratégias e recursos para ajudá-la a se sentir mais confortável em situações sociais e a encontrar um equilíbrio que funcione melhor para você.

Lembre-se de que você não está sozinha e há suporte disponível para você. Não hesite em procurar ajuda se sentir que isso poderia beneficiá-la. Estamos aqui para apoiá-la em sua jornada de saúde mental.
O que você está descrevendo pode ser sintomas de um fenômeno conhecido como "exaustão social" ou "fadiga social". Essa condição ocorre quando interações sociais consomem uma quantidade significativa de energia mental e emocional, deixando a pessoa cansada e sobrecarregada.

Embora seja comum sentir-se cansado após interações sociais intensas, se esses sintomas estiverem interferindo significativamente em sua vida diária, é importante considerar procurar ajuda médica ou psicológica. Um profissional de saúde mental pode ajudá-lo a entender melhor suas experiências e fornecer estratégias para lidar com a exaustão social.

Além disso, pode ser útil explorar técnicas de autocuidado para recarregar suas energias após interações sociais, como reservar um tempo para atividades relaxantes e solitárias que você gosta, praticar mindfulness ou meditação, estabelecer limites claros com os outros sobre suas necessidades de espaço pessoal e descanso, e aprender a dizer não quando necessário.

Lembre-se de que é importante respeitar seus próprios limites e necessidades emocionais. Não há nada de errado em precisar de tempo sozinho para se recuperar após interações sociais, e cuidar de si mesmo é uma parte essencial do bem-estar mental e emocional. Se sentir que essa exaustão está causando um impacto significativo em sua vida, não hesite em procurar apoio profissional. Estou aqui para oferecer suporte e orientação ao longo desse processo.
Pelo seu relato é bom procura um profissional.
A Psicanalise vai te ajudar a entender porque deste comportamento
A psicanálise busca acessar conteúdos reprimidos ou inconscientes que podem estar contribuindo para sintomas psicológicos, padrões de comportamento disfuncionais ou conflitos internos. Essa abordagem visa trazer à luz os desejos, impulsos, traumas e fantasias inconscientes que podem estar influenciando o sofrimento emocional