Bom, gostaria de saber quais as chances de risco em uma cirurgia cardíaca da válvula mitral? E se existem alguns métodos mais recomendáveis? Agradeço desde já!
O risco das cirurgias cardíacas é calculado não só com o tipo da cirurgia, mas também com as características do paciente (idade, outras doenças associadas, funcionamento geral do coração, etc). Além disso, a experiência da equipe cirúrgica e da equipe que faz o cuidado na UTI após o procedimento também contam muito pra o sucesso operatório.
Quanto às alternativas, existem casos para a valva mitral em que pode ser feita a plastia (“plástica”). Quem decide sobre a melhor alternativa é o cardiologista, juntamente com o cirurgião, em acordo com o paciente.

Quando a doença da valva mitral é uma estenose, ou seja a valva encontra-se com a abertura menor que o normal, se os critérios pelo ecocardiograma forem favoráveis com um escore de wilkins menor ou igual a oito, pode ser realizado um procedimento pelo cateterismo para a abertura valvar. No entanto, é avaliado caso a caso e não pode ter insuficiência valvar significativa.

Especialistas em Doenças Das Valvas Cardíacas

Eduardo Polizini Faludi

Eduardo Polizini Faludi

Cardiologista, Médico clínico geral

Maria Emilia Lueneberg

Maria Emilia Lueneberg

Cardiologista

Florianópolis

Dannielle Brasil Rodrigues Araujo Santos

Dannielle Brasil Rodrigues Araujo Santos

Cardiologista, Médico clínico geral

Sinop

Alexandre Marins Rocha

Alexandre Marins Rocha

Cardiologista

Niterói

Dra. Maria Clara Reis Sari

Dra. Maria Clara Reis Sari

Cardiologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 4 perguntas sobre Doenças Das Valvas Cardíacas

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.