Bulimia tem cura, ou o tratamento é para o resto da vida? Eu tenho uma filha com 19 anos que tem bul
5 respostas
Bulimia tem cura, ou o tratamento é para o resto da vida?
Eu tenho uma filha com 19 anos que tem bulimia.Ela já está se tratando a quase 1 e 6 meses.
Ela está tomando remédio pra compulsão mas as vezes acho que não resolve.
Está tratando com uma psiquiatria e uma psicóloga.
Olá. No caso, para maior eficácia do tratamento multidisciplinar, recomenda-se Terapia Familiar... Boa sorte.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bulimia é um comportamento e não uma doença propriamente dita, daí não se poder falar em "cura". Ela é influenciada por fatores biológicos, mas também psicológicos e, inclusive, culturais como, por exemplo, o fato de vivermos numa sociedade que privilegia a magreza como padrão ideal. Portanto, dificilmente só um remédio para compulsão vai resolver o problema. E os remédios para compulsão nem sempre têm o efeito desejado. O tratamento frequentemente é demorado, mesmo e pode ter melhoras e recaídas, parecido com o que ocorre no tratamento de uso de drogas. Quanto ao fato de o tratamento dela estar adequado ou não, não tenho como opinar sem conhecer o caso pessoalmente. Certamente há psiquiatras e psicólogos mais ou menos experientes com este tipo de transtorno. Mas, repito, mesmo que eles sejam muito bons, é normal ser demorado. Porém, se você está muito insegura, pode tentar uma segunda opinião com profissionais que tenham grande experiência no assunto. Como achar? Uma dica seria você "googar" na internet e ver se a pessoa fala e/ou escreve sobre bulimia. Logicamente, isto não é garantia, porque pessoas hoje em dia falam sobre tudo e todos têm seus 15 minutos de fama. Mas, se um(a) profissional tem um currículo bom (fez uma boa faculdade, tem artigos publicados em revistas técnicas [não imprensa leiga, porque hoje em dia todo mundo dá entrevista] e pós-graduação stricto sensu, tem maiores probabilidades de ser tecnicamente melhor. Mas, logicamente, não é uma regra absoluta. Conheço profissionais excelentes que não fizeram boas faculdades e mais ainda há os que não defenderam teses, mas são ótimos. Mas, certamente, se checar currículo faz sentido. Finalmente, fale com os profissionais incumbidos de cuidar de sua filha, exponha todas as suas dúvidas e veja se têm explicações convincentes. Um(a) bom(boa) profissional deve ter paciência para explicar e traduzir a linguagem técnica de modo que seus clientes entendam o melhor possível o que está sendo feito, por que está sendo feito e o que se pode esperar do tratamento.

Bom Dia, a Bulimina é um transtorno alimentar, fico feliz que sua filha já esteja em tratamento e acompanhamento psicológico. É comum a família ficar ansiosa e querer um resultado no curto prazo, mas por ser algo que tem causas emocionais é necessário um tempo e que seja identifica efetivamente o que está causando todo esse transtorno. É importante que toda a família esteja envolvida no tratamento, também, pois a ansiedade da família pode retardar e contribuir negativamente para o sucesso do tratamento. Converse com os profissionais que a estão acompanhando e fale de suas angústias.

Bom dia,

Sim, a bulimia pode ser superada e a pessoa pode viver sem os episódios de compulsão/purgação.

Contudo, o paciente precisará estar atento para evitar recaídas.

A evolução e a superação dos quadros bulímicos depende de cada paciente e da interação dos elementos biopsicossocial.

Espero ter ajudado.

Psi. Domingos Fernandes

Bom dia. A bulimia deve ser acompanhada por uma equipe multidisciplinar e pelo que li não tem acompanhamento nutricional, para que ocorra melhores escolhas alimentares. Cada profissional tem seu papel e conhecimento para abordar de melhor maneira a bulimia. Acredito que o transtorno seja um gatilho, e é necessário avaliar as causas. Procure também um nutricionista, pois pode ajudar a realizar melhores escolhas alimentares. Bom final de semana.

content.item_itemType.experts.B3.specialists

Flavio Mitio Takahagui

Flavio Mitio Takahagui

Psiquiatra

São Paulo

Lane Lucena Figueiredo

Lane Lucena Figueiredo

Psicanalista

Salgueiro

Cesar Augusto Savazzoni

Cesar Augusto Savazzoni

Psicanalista, Psicólogo

Ribeirão Preto

Alef Ferreira

Alef Ferreira

Psicólogo

São Paulo

Suely Kosiak Poitevin

Suely Kosiak Poitevin

Psicanalista

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 35 perguntas sobre Bulimia Nervosa

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.