Bullying escolar, superproteção dos pais e ambiente familiar conflituoso, podem contribuir para o de

28 respostas
Bullying escolar, superproteção dos pais e ambiente familiar conflituoso, podem contribuir para o desenvolvimento da fobia social?
São fatores que podem influenciar, porém um diagnostico deve seguir alguns critérios onde outros fatores e os significados que se dá aos acontecimentos são relevantes.É essencial procurar um profissional para além de entender quais as raizes também realizar o tratamento adequado.

Pode.
Gostaria apenas de entender de onde saiu este diagnóstico de fobia social. E o que este termo significa para você!
Digo isto porque é comum as pessoas sairem por aí repetindo chavões e tentando se reduzirem á uma doença!
Voce é maior que qualquer doença ou sintoma, e não é determinado pelas maldades pelas quais passou .Bullying é uma covardia, Superproteção dos pais, segundo o falecido Haim Grunspum é uma rejeição ao filho e ambiente familiar conflituoso precisa ser avaliada com muita cautela porque são inúmeras as variáveis envolvidas, (desemprego, falta de lazer, luto, distanciamento das raízes familiares, por exemplo). Gostaria muito de saber o que voce faz com o que sente e pensa diariamente. A maneira como voce enfrenta seus problemas, me dá indícios de quem voce é, e qual o potencial de superação voce tem. Seria interessante voce recorrer á psicoterapia como mais um recurso de superação a partir do auto conhecimento. È possivel viver sem sofrer tanto e fazer do passado trágico o melhor adubo para novas sementes.
Olá! Esses fatores que você apresentou são considerados fatores de risco para o desenvolvimento da fobia social, apesar de isolados não determinarem o surgimento do transtorno. Essas adversidades podem ser micro estressores que compõem os pequenos eventos adversos do dia-a-dia, podendo agir de maneira cumulativa e transformar-se em grandes fontes de sofrimento. A forma como crianças e adolescentes lidam com os eventos de vida pelos quais passam e passaram é um fator crucial para a ocorrência e desenvolvimento de problemas fóbicos e de ansiedade. Algumas pessoas passar por essas situações, integrando-as em suas experiências e se desenvolvendo normalmente, já outras desencadeiam sintomas de ansiedade, prejudicando a vida pessoal e o desempenho escolar. Essa avaliação depende não apenas da situação e de seus recursos adaptativos, mas também da história de vida, do estágio de desenvolvimento em que a pessoa se encontra ao se defrontar com os problemas e dos fatores de proteção que estão a sua disposição. Qualquer dúvida, estou à disposição. Abraços!
A resposta positiva ou negativa desta resposta não pode impedir de você buscar superar os obstáculos emocionais ou psicológicos que enfrente na atualidade.
Tudo isso pode influenciar um quadro de fobia social, mas certamente há outros fatores envolvidos.
Busque um profissional que lhe inspire confiança.
Boa sorte.
Pode sim estar relacionado mas outros fatores tem de ser analisados antes de chegar ao diagnóstico. Procure um terapeuta que lhe inspire confiança para trabalhar essas questões mais a fundo e melhorar sua qualidade de vida
A fobia social como a mairia das patologias psiquiatricas tem origem biopsicosocial, ou seja , existe uma predisposição genética, que em conjunto com o meio social e o emocional da pessoa pode desencadear a doença. Esses fatores que voce relata podem ser gatilhos para a doença.
Bom dia!
Sim até pode, mas... vai depender do individuo, tem pessoas que conseguem conviver com situações que até causariam constrangimento e não se influência por eles. Outros podem se sentir deslocado, fora do contesto social. A estrutura emocional da pessoa fala muito sobre ela, e sobre seu convívio no social. Por isso é importante ser terapeutizado , estruturar o contexto familiar, ter bases solidas de amor próprio, confiança em si mesmo de quem eu sou, essas são apenas alguns pontos que te favorece passar pelas varias etapas e transtornos que a vida te oferece.
Olá. Sim, estes fatores associados à personalidade prévia podem estimular o desenvolvimento de fobia social. Mas o mais importante na fobia social é o modo como você se vê, o seu senso de identidade, e o modo como você pensa que os outros te vêem. Assim, o tratamento da fobia social pode ser feito independentemente dos fatores externos. Se você sente que tem dificuldades de se relacionar com pessoas e suspeita que possa ter fobia social, eu recomendo que você busque ajuda de um profissional em quem você confie e com quem você se sinta à vontade, para que possam ir explorando as causas do seu sofrimento.
As agressões podem gerar complicações importantes no desenvolvimento, autoimagem, socialização e personalidade da vítima, com consequências que perduram até a vida adulta. Em casos extremos, o bullying pode levar a quadros graves de ansiedade, depressão.
Os praticantes de bullying, no mundo real ou na internet, visam o sofrimento psicológico da sua vítima por meio de sua exposição, exclusão, perseguição e humilhação públicas.
A psicoterapia é uma ferramenta muito útil no apoio às crianças e jovens que são vítimas de bullying e que, muitas vezes, sofrem calados este tipo de exclusão. Um dos principais focos da terapia é promover o autoconhecimento como caminho para o bem-estar e a criação de estratégias de preservação e fortalecimento.

Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Todos os elementos que você citou como possíveis causadores da fobia social são pertinentes, pelo que se deduz sua preocupação se dirige a uma criança ou adolescente, ou seja, pessoas em fase de desenvolvimento. A psicoterapia psicanalítica pode auxiliar a pessoa em desenvolvimento a construir recursos internos para reagir às agressões e violências por outras vias que não seja a Fobia Social.
Provavelmente!!! Toda história pessoal está imersa na cultura, na historia familiar, no ciclo vital da família, e no estudo de superação de cada sujeito. É preciso fazer um trabalho terapêutico profundo de autoconhecimento para construir recursos internos para superar as situações vividas.
Sim. Se está se vivenciando essas situações no momento presente é bom já procurar uma psicoterapia pra prevenir efeitos mais negativos no futuro e ter uma melhor qualidade de vida.
Olá. Diversos fatores podem contribuir para o seu sofrimento. Sua pergunta me levou a pensar que talvez você esteja em busca de uma repactuação da sua posição em relação ao mundo e ao outro. Penso que para isso seria importante você refletir sobre o que te assusta. O que te causa tanto estranhamento? Os conflitos do mundo psíquico em geral são mais complexos do que imaginamos. Recomendo que procure um especialista de sua confiança para que possa refletir sobre sentido daquilo que possa estar silenciado.
Olá! Sim, são fatores que podem contribuir para uma fobia social, entretanto, não necessariamente isso irá ocorrer. Tudo irá depender de como o sujeito encarou essas situações, como isso está dentro de si (elaborado ou não). Oriento que reflita sobre esse histórico e como você se sente frente a isso. Caso perceber um mal estar psíquico, busque ajuda, se cuide!
Boa sorte! Abraços!
Olá! Sim, esses eventos podem contribuir para o desenvolvimento da Fobia Social. Mas como o nosso comportamento é determinado por diversos fatores, vale a pena fazer uma investigação ainda mais profunda. É interessante que você consulte um profissional capacitado para uma avaliação completa. A Psicoterapia tem se mostrado muito eficiente no tratamento dessa demanda. Cuide-se bem!
Olá. Obrigada por compartilhar conosco a sua questão. Bullying escolar, superproteção dos pais e ambiente familiar conflituoso podem sim trazer uma série de impactos à gestão psíquica e emocional de um indivíduo. Entretanto, oriento que mais importante do que procurar nomes para essa vivência (exemplo: fobia social) é buscar um profissional de saúde mental de sua confiança e relatar o modo como se sente/vive. Devemos ter sempre como horizonte que um diagnóstico é uma construção processual e pode, inclusive, ser provisório. Um acompanhamento sistemático com profissionais qualificados poderá trazer contribuições ao cotidiano e mais qualidade de vida. Recomendo buscar por esse cuidado. Um abraço!
Olá!
Podem influenciar de fato, mas é preciso uma análise mais à fundo de como esses fatores se relacionam na vida do indivíduo, pois há também tantos outros aspectos que podem estar envolvidos no desenvolvimento de uma fobia social. Por isso, é importante procurar um profissional para um acompanhamento psicológico que possa aprofundar nessas questões e ajudar a entender o que está acontecendo.
Primeiramente é importante salientar que está resposta não substitui um psicodiagnóstico realizado por meio de consulta com psicólogo e psiquiatra. A experiência traumática no âmbito dos relacionamentos precisa ser trabalhada por meio de psicoterapia e o diagnóstico faz parte desse processo, geralmente feito em conjunto entre psicólogo e psiquiatra para casos moderados ou graves.
Olá, sim mas não só isso. Sugiro buscar ajuda de um psicólogo ou psicanalista para investigar mais a fundo as questões que envolvem o histórico de vida da criança : nascimento, interações familiares, mudanças, perdas, traumas, lutos, etc. É prematuro um diagnóstico sem as devidas considerações. Seria recomendado também que o casal buscasse uma psicoterapia para resignificar crenças, mitos, idealizações sobre relacionamento, amor, casamento, família e educação dos filhos. Abraços
São fatores que podem sim influenciar no desenvolvimento de uma futura fobia social na fase adulta, dentre outras consequências. Não existe um fator determinante, mas sim uma série deles e a forma como a pessoa interpreta e lida com a situação. É fundamental procurar uma terapia para conseguir ter respostas mais aprofundadas e a ajuda necessária. Afinal, apesar de traumas passados, todos merecem ter uma chance de aprender como superar isso e viver uma vida mais leve e funcional. A psicologia pode ser uma ótima aliada nesse processo. Abraços :)
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá! Para poder superar essas e outras dificuldades que se apresentam, busque ajuda, para que se tenha uma leitura mais precisa da situação de cada caso, é importante que seja realizado um acompanhamento psicoterápico e assim, seja possível ajudar da forma mais adequada e individualizada. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá!
Esses fatores podem funcionar como predisponentes e mantenedores para fobia social, mas não são determinantes, pois depende da pré disposição genética do indivíduo. Procure ajuda profissional para uma avaliação mais assertiva sobre o caso. Um abraço.
Olá! Pode contribuir sim... a fobia social causa muito sofrimento e prejudica todas as áreas da vida da pessoa. Por isso, ao identificar o problema procure ajuda de um psicólogo.
Olá! Quando falamos sobre bullying estamos falando sobre uma condição complicada de sofrimento. As consequências para alunos vitimizados na escola podem ser sentidas a curto, médio e longo prazo, e podem incluir sintomas físicos, doenças psicossomáticas, prejuízos sociais, emocionais e acadêmicos; sendo comuns: a depressão,a ansiedade e os sintomas de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). Portanto, o ideal nesse sentido é procurar auxílio psicológico, fará a diferença no enfrentamento dessas questões pontuadas por você.
Olá! Podemos dizer que existem históricos contextuais que podem favorecer respostas de ansiedade social, entre as citadas, e outras. Porém, é importante observar as funções que mantém essa ansiedade. A Psicoterapia, e aqui eu falo diretamente da TCC, te ajudará a entender o contexto e funções mantenedoras, assim como a formação de pensamentos e comportamentos. Dessa forma, será possível construir juntos recursos e habilidades psicológicas novas para lidar melhor com as relações interpessoais.
Olá. A Fobia Social caracteriza-se por sintomas de ansiedade intensos perante situações sociais. Tal ansiedade está ligada ao medo de se expor, ser avaliado, sentir-se incapaz, humilhado, desaprovado ou rejeitado.
Os fatores mais comuns que levam à fobia social são:pessoas que tiveram pouco contato com ambientes fora de seu conforto; pouco contato social; que tiveram pouco contato com os pais; que foram muito criticados e expostas; crianças que foram zombadas ou sofreram bullying nas escolas; situações de rejeição. O tratamento se da por acompanhamento com psicologo, sessões de psicoterapia podem lhe ajudar a lidar melhor com suas emoções e conflitos, assim permitindo uma vida mais saudável.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Sim, o bullying escolar, a superproteção dos pais e um ambiente familiar conflituoso podem contribuir para o desenvolvimento da fobia social. A fobia social, também conhecida como transtorno de ansiedade social, é caracterizada por um medo intenso e persistente de situações sociais ou de desempenho, em que a pessoa teme ser julgada ou humilhada pelos outros. É importante ressaltar que esses fatores não são determinantes, mas podem aumentar a suscetibilidade de uma pessoa ao desenvolvimento da fobia social. Cada indivíduo é único, e diferentes combinações de fatores ambientais, genéticos e pessoais podem influenciar o surgimento dessa condição.
Podem sim, na verdade é difícil mapear as causas específicas da fobia social. A orientação é fazer psicoterapia para poder entender melhor. Abraço.