Caso um paciente apresenta derrame articular no joelho qual o melhor tratamento fisioterapêutico?
3
respostas
Caso um paciente apresenta derrame articular no joelho qual o melhor tratamento fisioterapêutico?
O derrame articular tem diversas causas, desde lesão meniscal, lesao ligamentar, artrose, gota, etc. O ideal é procurar um especialista em joelho credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (entre no site da SBCJ, lá existe uma lista com os nomes por estado)
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Antes de pensar em fisioterapia precisamos descobrir qual é a causa do derrame articular. Um menisco ou ligamento rompidos, por exemplo, precisam normalmente de tratamento cirúrgico. Um derrame articular devido a uma doença reumática, por exemplo, precisa de tratamento reumatológico adequado e, em certos caso, é até contra-indicado a fisioterapia. Procure um ortopedista especialista em joelho para fazer primeiro o diagnóstico da causa do derrame articular e, então, ver se a fisioterapia será indicada, ok?
Conforme dito acima, as causas do derrame precisam realmente ser investigadas, uma vez que não é uma doença, mas um sintoma. Uma vez definido o diagnóstico, o tratamento da fisioterapia vai depender se este derrame está em formação (quadro inflamatório ainda ativo) ou se trata-se de um derrame residual. Em ambos os casos, para drenar o líquido intraarticular, existem técnicas como enfaixamento compressivo com ataduras elásticas e uso de correntes elétricas do tipo polarizadas. Caso o derrame ainda esteja em formação ou com novas formações recorrentes, medidas antiinflamatórias como o gelo e laser podem ser indicadas. Fora isso, precisa-se evitar estresses articulares que induzam mais formação de edema. Caso tenha dor atrás do joelho, também existe a possibilidade deste liquido ter se encistado na região poplítea (cisto de Baker), que pode causar muita dor, mas pode ser abordado de maneira relativamente rápida e fácil com uma espécie de massagem de baixo para cima no local.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- bom dia, estou ha 2 meses com uma dor na regiao pelvica , quando levanto e quando vou tossir, essa dor comecou após chutar a bola no futebol.o que pode ser?devo procurar um ortopedista ?
- Oi, eu estava fazendo alguns exercícios de pilates em casa e percebi que, ao ajoelhar, parte da minha perna e canela não encostam no chão, como deveria acontecer. Tentei esticar mais, mas mesmo assim não consegui encostar a perna no chão. Isso causa dores tanto no joelho quanto nos dedos do pé, já que…
- Vou fazer cirurgia do menisco lateral e frontal quanto tempo posso ficar afastada do trabalho pois fico em pé o dia todo trabalho de cozinheira obrigada
- Tenho condropatia patelar grau 4 , não consigo abaixar, ajoelhar, descer e subir escada, posso pedir auxílio doença
- Após 4 mese cirurgia de LCA e Menisco, joelho começou a doer atrás quando subo e desço escada e doe na frente quando ando, o q pode ser???
- Qual tratamento ruptura horizontal em toda a extensão do menisco lateral, com pequenos cistos paraminescais laterais?
- Estou com derrame articular, e gostaria de saber se posso continuar a fazer exercícios de baixo impacto. Estou com consulta agendada para passar com o ortopedista.
- Quem tem menisco discóide tem q usar tênis ortopédico???
- Fiz uma astroscopia há 3 meses, mas comecei sentir dor novamente na ressonância deu irregularidades dos contornos do corpo e corno posterior do menisco medial, além de alteração do sinal oblíquo do corno posterior do menisco medial, ao menos em parte, relacionado manipulação recente, o que significa…
- Estou com uma rotura complexa no corno posterior do menisco medial,com extrusão do corpo e leve perimenisicte,posso fazer hidroginástica e musculação!?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 288 perguntas sobre Lesões do joelho: meniscos
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.