ciúmes e desconfiança; mudança constante de opinião sobre o outro; medo de não ser amada; brigas

13 respostas
ciúmes e desconfiança; mudança constante de opinião sobre o outro; medo de não ser amada; brigas que terminam em agressão verbal e física, arranco os cabelos, me bato contra a parede e sinto vontade momentânea de cometer suicídio. Seriam sintomas de Transtorno de Personalidade Bordeline?
Importante você saber que algo não vai bem e que precisa de ajuda. Entre em contato com um bom psicanalista na sua região e agende uma consulta, com certeza que vai lhe ajudar e se for necessário a intervenção medicamentosa ele também fará a devida orientação.

Olá! Penso que a primeira coisa seria passar por uma consulta psiquiátrica e uma Avaliação Neuropsicológica. Somente após essas providências será possível dizer o que realmente está acontecendo e qual será a linha de tratamento a ser seguida. O mais importante você já tem! É o reconhecimento de que algo não está bem! Fico a disposição. Abs, Sandra Romao
Olá,
Independente de qual diagnóstico, o seu sofrimento é legítimo diante dessas situações. A escuta qualificada de um psicólogo seria uma ótima escolha para iniciar um plano de cuidado para que vc possa compreender o que se passa e assim, pensarem nos encaminhamentos necessários para que vc possa ser ajudada integralmente.
Cuide-se!
Abraços
Sugiro que você inicie um processo terapêutico o mais breve possível para te ajudar a lidar com situações mencionadas e procure um psiquiatra para avaliar a possibilidade de iniciar com uma medicação.
Olá, o seu relato beira a um desespero, é o que me dá impressão. Não hesite mais em buscar por ajuda como os colegas acima mencionam: psiquiatra e psicólogo para que tenhas a ajuda necessária. Por mais que por agora se perceba nesse estado que mencionei, saiba que poderá sim encontrar seu equilíbrio apesar das dificuldades. Acredite e confie.
Abraço fraterno
O primeiro passo é procurar um psiquiatra, depois fazer uma avaliação psicológica. É importante você procurar ajuda, já que percebe que algo não vai bem, tem a conscientização dá dificuldade, agora é a segunda etapa a mudança, e o psicologia pode te ajudar neste processo.
Sim. O que você descreve é compatível com os sintomas deste transtorno de personalidade.
Fundamental buscar o auxílio psicológico.
Importante evitar o uso de antidepressivos, pois aumentam a impulsividade.
O seu relato por si só não configura Transtorno de Personalidade Bordeline, para qualquer diagnóstico seria necessário saber mais detalhes sobre você e sua história de vida. Procure ajuda terapêutica para buscar saber o que lhe leva a esses comportamentos.
Sim, o seu relato parece ser de uma personalidade borderline. É fundamental procurar um psiquiatra de sua confiança para informá-la sobre possíveis comorbidades, (como depressão, ataques de pânico e enxaqueca), muito comuns no TPB. Pessoas com esse tipo de transtorno são muito suscetíveis ao estresse, reativas aos estímulos externos, possuem normalmente um conjunto de competências, mas não têm regulação emocional.
Um psicólogo cognitivo-comportamental pode auxiliar, primeiramente, com a psicoeducação, que são informações sobre o que é o transtorno e suas implicações e o porquê disso tudo estar acontecendo com você. E isso é só o primeiro passo.
Mas saiba que, pessoas devidamente medicadas e orientadas, conseguem manejar suas rotinas e ter uma vida, vamos dizer assim, sustentável.
Pode ser muitas coisas inclusive uma MADA, a melhor forma de descobrir e procurar um psiquiatra e um psicólogo pra traçar um diagnostico, apenas seu relato é pouco pra deduzir.
Borderline? Pode ser. Mas o diagnóstico mais importante aí é seu pedido de ajuda. Você aceitaria esta ajuda?
Pelo que vc diz, como está, não está bom. Então pra que serve o diagnóstico se vc não procurar um psicanalista? seria como tentar diferenciar se está com zika ou dengue. o tratamento é o mesmo. o que varia é a demora do resultado do exame.
Vamos olhar essa raiva de frente?
abraço pra vc, e boa sorte.
Soraya
Olá, se busca um diagnóstico é importante ir a uma consulta para uma avaliação competa. Mas podemos elaborar algo... Em seu relato comenta que arranca os cabelos, se bate contra a parede e que tem ideações suicidas; características de impulsividade, baixa tolerância a frustração, bem como, dificuldade em responder de forma menos disfuncional aos conflitos diários ou desconforto psicológico. Importante pensar que qunando você começa a perceber o que está a sua volta e busca reagir diferente ao meio pode provocar mudanças reais. A primeira coisa que sugiro em relação aos momentos mais difíceis e ideações suicidas e não se deixar sucumbir e buscar apoio imediato. As ideações vem em ciclos e se conseguir intervir de forma consciente criando estruturas de apoio irá se sentir menos instável e mais segura. É um início... para além de um diagnóstico, construir outros esquemas psicológicos, buscar outras perspectivas e formas de se comunicar.
Espero ter ajudado!
Absç, Betânia Tassis.
O transtorno da personalidade borderline, se caracteriza pela instabilidade em vários aspectos, incluindo relacionamentos, auto imagem, afetos e comportamentos. É um transtorno que se não for adequadamente tratado, acarreta recorrentes prejuízos sociais. A grande maioria dos pacientes busca ajuda devido a crises relacionadas a perturbações em relacionamentos, explosões de fúria, etc. Procure um psiquiatra para um adequado diagnóstico de seu comportamento e caso positivo ou não, um bom encaminhamento terapêutico. Boa sorte!