Cloridrato de metformina pode causar odor etílico!?

2 respostas
Cloridrato de metformina pode causar odor etílico!?
Olá tudo bem?

Metformina, não causa odor etílico de forma geral. Necessário avaliação mais ampla de sua queixa para investigar e entender quais possíveis causas! Um endocrinologista pode lhe ajudar neste caso!

Att, Dr Pedro Franco

Sua pergunta aborda uma preocupação específica sobre o cloridrato de metformina, um medicamento amplamente utilizado no tratamento do diabetes tipo 2, e a possibilidade de causar odor etílico, que é frequentemente associado ao cheiro de álcool. Na prática da medicina integrativa, é essencial considerar todos os aspectos do bem-estar do paciente, incluindo efeitos colaterais menos comuns ou inesperados de medicamentos.

O cloridrato de metformina atua melhorando a sensibilidade à insulina e reduzindo a produção de glicose pelo fígado, o que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Embora seja conhecido por ser um medicamento seguro e eficaz para muitas pessoas com diabetes tipo 2, como qualquer medicamento, pode ter efeitos colaterais. Os mais comuns incluem desconforto gastrointestinal, como náuseas, vômitos, diarreia e uma sensação de mal-estar abdominal. No entanto, o odor etílico não é tipicamente listado entre os efeitos colaterais conhecidos da metformina.

A preocupação com o odor etílico pode estar relacionada a condições médicas específicas ou a interações entre medicamentos e certos aspectos da dieta ou do estilo de vida. Por exemplo, em casos muito raros, a metformina pode contribuir para uma condição séria conhecida como acidose láctica, especialmente em pacientes com função renal comprometida. A acidose láctica pode causar sintomas como mal-estar, respiração rápida e profunda, sonolência e, em casos graves, um odor incomum no hálito, que alguns podem descrever de forma semelhante ao etílico. No entanto, é importante enfatizar que isso é muito raro e geralmente associado a fatores de risco específicos.

Na abordagem integrativa, é crucial avaliar a pessoa como um todo, incluindo a interação de medicamentos com a dieta e outros aspectos do estilo de vida. Se você está experimentando um odor etílico e está preocupado que isso possa estar relacionado ao uso de metformina, é importante discutir essa preocupação com seu médico. Uma avaliação detalhada pode ajudar a determinar a causa subjacente desse sintoma e se está de fato relacionada ao medicamento ou a outra condição.

Além disso, a medicina integrativa pode oferecer estratégias complementares para gerenciar o diabetes tipo 2, incluindo mudanças na dieta, exercícios, controle do estresse e outras terapias que visam melhorar a qualidade de vida e o bem-estar geral. Essas abordagens podem ajudar a otimizar o controle do diabetes e minimizar a necessidade de intervenções farmacológicas, reduzindo potencialmente o risco de efeitos colaterais.

Lembre-se, a comunicação aberta com seu médico é fundamental para garantir que seu plano de tratamento seja seguro e eficaz, abordando todas as suas preocupações de saúde de maneira holística.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.