Comecei a tomar Cloridrato de Betaina para eliminar o omeprazol, mais li que ele aumenta os niveis d

1 respostas
Comecei a tomar Cloridrato de Betaina para eliminar o omeprazol, mais li que ele aumenta os niveis de colesterol, é verdade? Pois estava me fazendo muito bem porem eu tenho colesterol alto.
Dr. Paulo Lopes
Gastroenterologista
São Paulo
Continuo em Pós Graduaçao numa Universidade no Reino Unido. Tenho pouco tempo e energia para responder aqui (se o senhor tiver a curiosidade de ver as fotos do Perfil, notará que sou já um tanto velhinho, rssss)
Mas, mesmo escrevendo pouco, sou honrado com mais de 3,7 milhoes de leitores. Isso me traz energia para responder, pelo menos algumas questoes.

Sua pergunta é interessante por 2 ou 3 fatores:
a. o senhor fala sobre uma medicaçao desconhecida e sem comprovaçao científica (vou explicar mais abaixo)
b. o senhor fala sobre o uso de medicamentos por conta própria

Tudo que respondo é GENÉRICO. Nada que falo é para o senhor nem para nenhum paciente que não examinei.

Vamos lá:

Lembro-me que há 3 ou 4 anos atrás, recebi um paciente no Interior que solicitava uma receita de Betaína. Recusei-me a da-la, e fiz bem. Disse ao paciente: o senhor nao pode me obrigar a prescrever algo desconhecido e sem comprovaçao científica. NADA que um médico prescreva deve ser "na base do chute, ou por exigência de pacientes/familiares". Todas as medicaçoes tem que ter efeito comprovado, efeitos colaterais mínimos, aceitáveis ou inexistentes e segurança comprovada por uso em milhares a milhoes de pessoas.
Se nao for assim, nao será uma medicaçao, mas sim uma enganaçao.
Ao contrário do que pensam muitos leigos, os médicos só prescrevem medicamentos se todos os critérios acima forem preenchidos.
b. Uso de alternativas aos IBPs (omeprazol, lansoprazol, pantoprazol, dexlansoprazol, esomeprazol, rabeprazol, etc). : todas essas medicaçoes foram EXAUSTIVAMENTE pesquisadas e utilizadas com sucesso e segurança. Por motivos desconhecidos, passou-se a falar que provocavam câncer, AVC, cardiopatias, e outras doenças. NADA DISSO foi confirmado. Estudos Europeus com milhares de usuários nada comprovaram.

Conclusao: é fácil procurar em sites da internet sobre medicamentos ou dietas "milagrosas". Fato: a maioria dos "milagres" aclamados pela internet sao falsos milagres. Nao adianta nada um (pretenso) doutor, uma nutricionista bonitinha (que na verdade nem pode prescrever remédios) ou qualquer outro aplaudirem "milagres" de dietas e remédios. Nao acredite nisto.
TODOS os remédios sao testados (há varias fases) antes de serem colocados em uso, e mesmo depois disso podem ser retirados do mercado, caso mostrem riscos inaceitáveis.

Digo ao leitor: nao acredite em "milagres" sobre remédios. Procure médico(as) de alta qualidade que saberão qual remédio é melhor para cada paciente.
Lembre-se do que o grande Professor Sir William Osler falava:

O BOM MÉDICO TRATA A DOENÇA
O GRANDE MÉDICO TRATA O DOENTE

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Gabriela Roriz

Gabriela Roriz

Nutricionista

Goiânia

Rodrigo Norio Arakaki

Rodrigo Norio Arakaki

Médico clínico geral

Presidente Venceslau

Andressa Radziminski

Andressa Radziminski

Nutricionista

Rio Negrinho

Oscar Ayala

Oscar Ayala

Médico clínico geral, Médico de família

Navegantes

Izamar dos Santos Schneider

Izamar dos Santos Schneider

Nutricionista

Curitiba

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 133 perguntas sobre Colesterol alto
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.