Comecei minha cartela de anticoncecional Stezza no primeiro dia da menstruação dia 20 de novembro,

3 respostas
Comecei minha cartela de anticoncecional Stezza no primeiro dia da menstruação dia 20 de novembro, quando eu estava no meu 19 comp da cartela tive relação coito interrompido, já tomei meu primeiro comp de placebo e nada da minha menstruação, isso é normal ou indica gravidez? Posso ter algum risco?
Dra. Renata Santos Neiva
Ginecologista, Sexólogo
Belo Horizonte
Boa noite. A pílula tem efeito contraceptivo já no primeiro mês de uso, se iniciada no primeiro dia do ciclo. Então, se vc iniciou corretamente, e não ocorreu nada que possa diminuir a eficácia do anticoncepcional ( esquecimento, uso de antibióticos ou outro medicamento, diarréia, etc), provavelmente ja estava "protegida" . E se teve relação com "coito interrompido", diminuiu ainda mais o risco de gravidez. Stezza, por ser de baixa dosagem, pode diminuir muito o fluxo menstrual, as vezes até, ocasionando a ausência de fluxo. Se ocorrer outros sintomas, procure seu médico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Oi, por seu relato a possibilidade de uma gravidez é muito rara, considerando a tomada regular do Stezza. Converse com o seu Ginecologista para avaliação clínica e orientação adequada ao seu caso!
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues
Ginecologista
Ribeirão Preto
Olá. Nunca inicie uma medicação anticoncepcional sem a ajuda do seu médico. Nem todas as mulheres podem usar qualquer anticoncepcional. Essas medicações podem estar associada a eventos graves como trombose. O uso errado pode aumentar o risco de uma gravidez indesejada.
Quando iniciado corretamente, usado de forma certa, todos os dias, sempre no mesmo horário e sem esquecimentos, você já estará protegida contra a gravidez a partir do primeiro comprimido. O risco de falha do anticoncepcional é de 3 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano ( risco de 0,3%).
Assim, o uso da pilula do dia seguinte e o coito interrompido não se faz necessário.
O esquecimento e variação do horário aumentam o risco de uma gravidez indesejada para 90 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano ( risco de 9%).
A pausa muito curta do Stezza, o progestageno do Stezza, a pilula do dia seguinte e a baixa dosagem hormonal faz a menstruação não descer ou descer muito pouco.Converse com o seu médico. Discuta a anticoncepção

Especialistas

Angela Covre

Angela Covre

Ginecologista

São Paulo

Silvia Helena Caires de Oliveira

Silvia Helena Caires de Oliveira

Ginecologista

Uberlândia

Elaine Mund Carreirão

Elaine Mund Carreirão

Ginecologista

Florianópolis

Helena Gondin May Vieira

Helena Gondin May Vieira

Ginecologista, Especialista em ultrassonografia

Florianópolis

Cynthia Klas

Cynthia Klas

Ginecologista

Curitiba

Cristiane Alves de Meneses Carvalho

Cristiane Alves de Meneses Carvalho

Ginecologista

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 631 perguntas sobre Atraso menstrual
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.