Comecei o tratamento com Sertralina há 3 semanas e de lá para cá tenho tido muitos efeitos colaterai

5 respostas
Comecei o tratamento com Sertralina há 3 semanas e de lá para cá tenho tido muitos efeitos colaterais. Muita dor de cabeça (inclusive enxaqueca com aura), dor no peito e fisgada no ombro e por fim também tive um episódio de hipertensão depois do aumento da dose, após 15 dias. Pressão em 140x100 e o meu normal é 110x070. Neste dia tive muita dor na nuca e não consegui dormir. Estou com medo. É normal?
Dr. Nelson Teixeira Júnior
Psiquiatra, Cirurgião do aparelho digestivo, Médico do trabalho
Campinas
Boa tarde. Não é normal! Apesar de ser um psicofármaco bastante efetivo e seguro, a sertralina pode causar reações adversas como cefaléia, boca seca, insônia, tontura entre outras. Não é comum verificarmos o aumento da pressão arterial como vem ocorrendo com você.
Achei bastante oportuna sua preocupação, sobretudo pelos níveis pressóricos apresentados.
Você deve procurar seu médico, relatar as reações adversas; seu médico saberá conduzir o quadro e resolver seu problema. Não sei sua idade, tampouco seus antecedentes familiares, mas considere a possibilidade de breve avaliação cardiológica.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Acho interessante relatar este efeitos para seu médico, efeitos colaterais muito intensos não são comuns, e quando ocorrem devem ser avaliados .
Olá! Entendo a sua preocupação, e é muito válido estar atento aos sinais do seu corpo no início do tratamento. Nas primeiras semanas com a sertralina, é comum o surgimento de alguns efeitos colaterais, como dor de cabeça, alterações no sono, desconforto gastrointestinal e aumento da ansiedade. No entanto, sintomas como dor no peito, aumento expressivo da pressão arterial, enxaqueca com aura e dor intensa na nuca merecem atenção especial. Embora possam ser transitórios em alguns casos, é importante relatar tudo isso ao profissional que te acompanha, pois pode ser necessário ajustar a dose, o ritmo de aumento ou até trocar a medicação. Você não está sozinho: esse tipo de adaptação pode ser delicado, mas com o acompanhamento certo, é possível encontrar o melhor caminho para o seu bem-estar.
É difícil diferênciar as suas queixas são referentes ao seu quadro ou efeitos colaterais da medicação.
No caso você não especificou, então, se no seu caso o tratamento estiver sendo feito por ansiedade é relativamente comum o aumento de ansiedade e inquietação. Geralmente duram alguns dias e depois a tendência é melhorar. Outra coisa a se considerar é se você está preocupado e ansioso com o uso das medicações, se tem algum medo ou preocupação, pois isso também aumenta a ansiedade. Então todos estes sintoamas podem ser consequência dessa situação.

Porém, não é comum, mas aumento da pressão arterial pode acontecer com os antidepressivos, nesse caso é importante ficar acompanhando pois tende a melhorar também, mas seria ideal conversar com um profissional.
Quanto as dores de cabeça, já são bem mais frequentes no início do tratamento, e na maior parte do caso podem ser tratadas com analgésicos comuns e melhoram com alguns dias.

Sempre que tiver algum sintoma na introdução da medicação, converse com o profissional para tentar não abandonar o tratamento. Espero que melhore logo.
O início do tratamento com Sertralina pode ser acompanhado de diversos efeitos colaterais mencionados por você. Se forem transitórios costumam levar no máximo 3 semanas para cessar. Caso permaneça após esse período recomendo que haja reavaliação médica com profissional capacitado para avaliar possível troca do medicamento.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3017 perguntas sobre Cloridrato De Sertralina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.