Como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) aborda a visão em túnel?

3 respostas
Como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) aborda a visão em túnel?
 Angélica  Reis
Psicólogo
Florianópolis
Olá,tudo bem! O que posso lhe informar é que a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) entende a visão em túnel ,ou pensamento em túnel, como uma distorção cognitiva, uma forma de perceber a realidade de modo limitado e negativo. Nesse tipo de pensamento, a pessoa se concentra apenas nos aspectos ruins de uma situação, ignorando ou desvalorizando tudo o que é positivo ou neutro. Vou te passar um exemplo: Você pode receber diversos elogios no trabalho, mas acabar focando apenas em uma crítica, concluindo que “nada do que faz é bom o suficiente”.
Em resumo: A TCC ajuda a ampliar o olhar e equilibrar a forma como você percebe o mundo, o que reduz o sofrimento emocional e traz mais clareza e leveza no dia a dia. Se você esta percebendo que tem se sentido preso a pensamentos muito negativos ou tem dificuldade em ver o lado positivo das situações, com acompanhamento psicológico, é possível compreender melhor esses padrões, desenvolver novos modos de pensar e aprender a lidar com os desafios de forma mais saudável e realista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Cristiane Zulini
Psicólogo
Piracicaba
Através de exercícios cognitivos
A Terapia Cognitivo-Comportamental aborda a visão em túnel ajudando a pessoa a reconhecer quando a atenção está excessivamente focada em um pensamento ou risco percebido e ensinando estratégias para ampliar a percepção. Por meio de técnicas como reestruturação cognitiva e exposição com prevenção de resposta, o indivíduo aprende a tolerar a ansiedade sem recorrer a rituais ou ações compulsivas, questionando a validade das interpretações estreitas e explorando alternativas. Com a prática, a mente se torna mais flexível, a percepção da realidade mais ampla e a resposta emocional menos automática, reduzindo o impacto da visão em túnel no dia a dia.

Especialistas

Shirley Tavares

Shirley Tavares

Psicopedagogo

Jacaré

Gabriela Rogata Ferreira Vieira

Gabriela Rogata Ferreira Vieira

Psicólogo

Goiânia

Glaucia de Carvalho

Glaucia de Carvalho

Psicólogo

Belo Horizonte

Homero Pedro

Homero Pedro

Terapeuta complementar

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1070 perguntas sobre Transtorno do Espectro Autista
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.