Como ajudar um alcoólatra a largar o vicio?

5 respostas
Como ajudar um alcoólatra a largar o vicio?
Existe em quase todas as cidades do Brasil associações de Alcoólicos Anônimos (AA) que poderão ajudar. O apoio de familiares e amigos também é fundamental e uma boa orientação com psicólogos imprescindível, não apenas para o dependente, como para sua família, que sem saber ou querer, acaba sendo co-dependente.
Procure ajuda, comece pelo AA de sua cidade e com um profissional que lhe inspire confiança.
Forte abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Estimado paciente, fundamental melhor entendimento do padrão de consumo, sendo avaliado e direcionado por especialista em dependência química. Claro que o dependente do álcool deverá estar ciente e procurar por ajuda. Temos opção de grupos de A.A procure o mais próximo da sua região. Estou a disposição caso queira maiores esclarecimentos. Abraço
Primeiro, ele tem que ter a percepção do mal que o álcool esta lhe causando e aceitar o tratamento. Esses fatores são determinantes para iniciar o tratamento multifatorial, que envolvendo o psicologo e o psiquiatra.
 Rosana Britzki De Sordi
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Bom dia. A conscientização da doença e o primeiro passo. Cobverse com ele mostre os prejuisos , sem julgamentos ou acusações. Trate-o com amor e carinho, lembre o alcoolismo é uma doença e poucas pessoas a tratam como tal. Há muito preconceito. Ajuda-lo a admitir a impotencia em controlar o uso do alcool e os prejuisos que esta tendo é fundamental. Busque um profussional especializado, ele saberá te orientar e orientar o alcoolista de forma adequada.
 Leila de Sousa Aranha
Psicólogo, Terapeuta complementar
Brasília
Olá, primeira coisa é saber se o alcoólatra quer largar da bebida. em caso afirmativo, você pode ajudar sendo paciente e firme ao mesmo tempo, procurando que ele busque ajuda em associações especializadas como os Alcoólicos Anônimos, instituição internacional renomada e disponível em vários pontos de qualquer cidade. Outra coisa, se você é muito próximo(a), busque ajuda também, não só dos grupos de mútua ajuda para familiares como também uma psicoterapia para enfrentar as oscilações no processo de recuperação do alcoólico. Boa sorte!

Especialistas

Nathália Fraporti

Nathália Fraporti

Generalista

São Paulo

Ruben Xambre

Ruben Xambre

Psiquiatra, Médico do trabalho

Belo Horizonte

Andressa Casia Monteiro Marques

Andressa Casia Monteiro Marques

Psicólogo

Anápolis

Jessica Miranda

Jessica Miranda

Psicólogo

Uberlândia

Jessika Moreira Pires

Jessika Moreira Pires

Terapeuta complementar

Uruaçu

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 102 perguntas sobre Alcoolismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.