Como diferenciar a hiperatividade (TDAH) de hipomania?

2 respostas
Como diferenciar a hiperatividade (TDAH) de hipomania?
Olá tudo bem? TDAH é um transtorno que acompanha o indivíduo por toda a vida, já os episódios de mania/hipomania são episódicos, ou seja, fases em que o indivíduo fica agitado, normalmente intercalados com episódios depressivos. TDAH tem início na infância, bipolaridade normalmente se inicia mais tarde.
Os sintomas também são diferentes, hipomania cursa com um estado de euforia intenso, pensamentos grandiosos, diminuição da necessidade de sono, compras desnecessárias. Já no TDAH não há alteração do humor, somente agitação psicomotora e dificuldade na concentração.
Espero ter esclarecido a sua dúvida. Abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Essa distinção é importante. Médicos se baseiam muito na "trajetória de vida" para fazer essa distinção. O TDHA, especialmente o subtipo com componente hiperativo, começa na infância e pode ser exemplificado por aquela criança ligada no 220v, que não para quieta no colégio/casa/outros ambientes, esta sempre em movimento, se levanta quando deveria ficar sentada, conversa fora de hora, não espera a sua vez nas atividades, mostrando uma dificuldade de regular os impulsos, planejar e gerenciar os próprios comportamentos. Esses sintomas hiperatividade, impulsividade, podem permanecer presentes, de forma constante (ou atenuados com o maior amadurecimento cerebral), ao longo da adolescência e idade adulta, mesmo que a pessoa aprenda estratégias para regular-los. Já a hipomania do transtorno bipolar costuma ser mais frequente na adolescencia/idade adulta, compartilha algumas características, aumento de energia, a pessoa fica "hiperativa", ou seja, quer sair mais, fazer mais atividades, começar mais projetos/ideias, se sente mais animada, fica mais falante, mais desinibida, ao mesmo tempo que sente menos necessidade de sono, maior impulsividade para gastos, sexualidade. Porém esses sintomas são fásicos, delimitados a um momento especifico, com duração de dias-semanas, sendo que depois a pessoa volta ao seu funcionamento habitual ou intercalados com períodos de depressão.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.