Como diferenciar a hiperatividade (TDAH) de hipomania?

2 respostas
Como diferenciar a hiperatividade (TDAH) de hipomania?
Olá tudo bem? TDAH é um transtorno que acompanha o indivíduo por toda a vida, já os episódios de mania/hipomania são episódicos, ou seja, fases em que o indivíduo fica agitado, normalmente intercalados com episódios depressivos. TDAH tem início na infância, bipolaridade normalmente se inicia mais tarde.
Os sintomas também são diferentes, hipomania cursa com um estado de euforia intenso, pensamentos grandiosos, diminuição da necessidade de sono, compras desnecessárias. Já no TDAH não há alteração do humor, somente agitação psicomotora e dificuldade na concentração.
Espero ter esclarecido a sua dúvida. Abraço.

Essa distinção é importante. Médicos se baseiam muito na "trajetória de vida" para fazer essa distinção. O TDHA, especialmente o subtipo com componente hiperativo, começa na infância e pode ser exemplificado por aquela criança ligada no 220v, que não para quieta no colégio/casa/outros ambientes, esta sempre em movimento, se levanta quando deveria ficar sentada, conversa fora de hora, não espera a sua vez nas atividades, mostrando uma dificuldade de regular os impulsos, planejar e gerenciar os próprios comportamentos. Esses sintomas hiperatividade, impulsividade, podem permanecer presentes, de forma constante (ou atenuados com o maior amadurecimento cerebral), ao longo da adolescência e idade adulta, mesmo que a pessoa aprenda estratégias para regular-los. Já a hipomania do transtorno bipolar costuma ser mais frequente na adolescencia/idade adulta, compartilha algumas características, aumento de energia, a pessoa fica "hiperativa", ou seja, quer sair mais, fazer mais atividades, começar mais projetos/ideias, se sente mais animada, fica mais falante, mais desinibida, ao mesmo tempo que sente menos necessidade de sono, maior impulsividade para gastos, sexualidade. Porém esses sintomas são fásicos, delimitados a um momento especifico, com duração de dias-semanas, sendo que depois a pessoa volta ao seu funcionamento habitual ou intercalados com períodos de depressão.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!