Como diferenciar um quadro de ansiedade extrema com uma pessoa que sofre de Esclerose Multipla? Exames

2 respostas
Como diferenciar um quadro de ansiedade extrema com uma pessoa que sofre de Esclerose Multipla? Exames de Sangue e RM do crânio e órbitas normais já diminuem a chance de ser EM? Muito obrigado.
A regra é excluir quadro orgânico (no caso, esclerose múltipla) antes de considerar ansiedade. No caso de exames normais, não se espera que ocorra diagnóstico de esclerose múltipla; a ansiedade pode produzir diversos sintomas, a ponto de mimetizar esclerose múltipla (mesmo que isso não seja habitual)

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
São doenças muito diferentes. Na esclerose múltipla a pessoa apresenta algum sintoma neurológico que persiste por um tempo maior do que um dia. Os sintomas possíveis são muito diversos, vão desde formigamentos persistentes, perda de sensibilidade, fraquezas, visão dupla à perda de controle para urinar ou dificuldade para andar. Na ansiedade, os sintomas costumam ser mais agudos e rápidos com duração limitada. Por exemplo, numa crise de ansiedade a pessoa pode sentir falta de ar e formigamento nas mãos associada a emoção de medo que dura por um período menor, geralmente alguns minutos. Já na esclerose múltipla, o formigamento se inicia de maneira mais leve e vai piorando aos poucos, às vezes leva alguns dias para se instalar. Para fazer o diagnóstico de esclerose múltipla, é necessária uma avaliação com neurologista. Ele irá solicitar exames como ressonância magnética e laboratoriais caso haja a suspeita desta doença.
Um abraço

Especialistas

Amanda Canal Rigotti

Amanda Canal Rigotti

Neurologista

Linhares

Milene Freitas

Milene Freitas

Neurologista

Governador Valadares

Letícia Nogueira

Letícia Nogueira

Neurologista

Florianópolis

Matheus De F B Souza

Matheus De F B Souza

Neurologista

Rio de Janeiro

Paulo Filho Soares Marcelino

Paulo Filho Soares Marcelino

Neurologista

Fortaleza

Stella De Angelis Trivellato

Stella De Angelis Trivellato

Neurologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 127 perguntas sobre Esclerose Múltipla
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.