Como é feita a Terapia familiar?

11 respostas
Como é feita a Terapia familiar?
Normalmente, no primeiro encontro houve o casal, depois os demais membros da família. Esse processo é necessário para que cada pessoas tenha seu momento particular com o terapeuta. Feito isso, o terapeuta irá definir os critérios de intervenções de acordo com as demandas que apresentadas.

A terapia de família tanto pode ser para casais como para pais e filhos e agregados. Inicialmente, pode-se fazer uma entrevista individual, mapeando os principais sintomas e conflitos. Na Bahia realizo esse trabalho e na Europa e USA quando morei lá e ainda hoje via skype. Em BH infelizmente nao conheço nenhum profissional que trabalha com esses temas, mas com certeza encontrará algo nesse site. Força e coragem nesse processo de mudança!
Olá. A terapia familiar tem como principio, lidar com as questões do ambiente conjugal e dos que se relacionam neste espaço. O terapeuta exerce então a função de um facilitador permitindo que os integrantes deste sistema se percebam, avaliem seus comportamentos e encontrem, a partir destas percepções, novas formas de agir e pensar. Imprescindível que todos os envolvidos estejam de acordo em fazer este movimento, que pode ser bastante saudável para o reencontro com os propósitos e alinhamento dos ideais. A família ou casal é atendida em conjunto e cria-se então um ambiente propicio para se lidar com questões que normalmente não surgem de forma espontânea. Acredito que neste site, você encontrará profissionais que atuam na sua região. Tente e seja feliz.
Normalmente é feita uma entrevista com o casal e a partir dela uma avaliação da situação. A mediação então é iniciada primeiramente com apenas um conjuge de cada vez e após então segue-se com o casal. O objetivo maior será a harmonia da familia e todos os recursos poderão ser utilizados na terapia. A predisposição para a busca de ajuda já é o caminho para a concretização da harmonização.
Acredito que não será dificil encontrar profissionais em sua área, até porque a internet hoje em dia faz parte do cotidiano.
Olá. A terapia familiar tem o objetivo de promover a comunicação entre os membros da mesma ,que tentam e não conseguem se entender
O profissional preparado que é certificado e experiente pode trazer a união para a criação de um código familiar e que será elaborado em conjunto com as pessoas que se amam mas que não se comunicam
Muitos dos chamados "problemas familiares" tem sua origem no sujeito e suas relações com o ambiente. O estudo da dinâmica familiar é importante para problematizar as questões. Existe o momento individual e o coletivo; o terapeuta faz a mediação. Ratificando informações anteriores, neste site você encontrará profissionais que possa atendê-la em Belo Horizonte.
Boa sorte!
A terapia familiar convida familiares a participar de sessões juntos, a fim de propiciar a identificação de problemas relativos aos padrões de interação, possibilitando-lhes sair do círculo vicioso que aprisiona, por intermédio do diálogo e busca de alternativas mais saudáveis.É importante que o núcleo familiar propicie uma base segura de desenvolvimento aos seus membros, pois priorizando essa relação irá beneficiar não só nos envolvidos, mas na sociedade como um todo. Sou especialista (pós-graduada) pela PUC-SP em Terapia Familiar e de Casal, importante selecionar um profissional especializado, pois na faculdade não existe essa matéria e é preciso um profissional experiente para lidar com as questões familiares...As sessões costumam ter duração mínima de 1 hora e convida-se os membros da família que estão envolvidos no assunto a ser trazido nas sessões, desde que estejam dispostos a participar. Fico à disposição caso precise tirar mais dúvidas...grata!
A Terapia familiar, tende a compreender os problemas por meio da interação entre os membros de uma família.
Os terapeutas familiares costumam orientar o seu foco de intervenção mais para o modo como os padrões de interação sustentam um problema, do que propriamente para a identificação das suas causalidades.
Abraços!

As famílias se adaptam e se desenvolvem ao longo da vida em diferentes momentos de seu ciclo . No sistema casal onde deve acontecer uma primeira adaptação , depois com a chegada dos filhos , o sistema familiar esta sempre se readaptando. Filhos adolescentes e filhos jovens adultos que saem de casa. Cada etapa do ciclo familiar apresenta características e necessidades diferentes às quais os membros precisam se adaptar , mas nem sempre isso ocorre de forma tranquila.Adversidades ocorrem com todas as famílias, dentre elas a dificuldade da adaptação do sistema, dificuldade com filhos, emaranhamentos entre o sistema casal e o sistema filhos, adicções, doenças perdas, divórcios, enfim momentos em que a terapia de família esta disponível para ajudar na compreensão dos problemas e encontrar um modo mais funcional de resolução , onde aprendem a comunicar-se melhor, ativar a resiliência para ultrapassarem juntos os problemas
A Terapia Familiar é um tratamento indicado em situações de crises familiares. Geralmente essas crises envolvem situações de separações, problemas com um filho, dependência química, doenças , lutos por perda de algum familiar, crises por desemprego ou falência. Geralmente um membro familiar apresenta sintomas que geram preocupação e sofrimento em todos. Costumamos chamar todos os membros da família para compreendermos o padrão relacional, a fase do ciclo de vida familiar que estão, a dinâmica e quais os recursos que esse grupo tem para enfrentar a crise. Trabalhamos de forma objetiva com foco e objetivos definidos. O tratamento visa auxiliar a família a construir novas estratégias para superar a crise.
Olá, a psicoterapia de família tem como objetivo promover o autoconhecimento em nível individual e familiar auxiliando os membros a compreender a importância do diálogo e do respeito ao outro e do papel de cada indivíduo para o bom funcionamento no ambiente familiar. Esta modalidade de atendimento é indicada em situações de crises evolutivas ou para favorecer mudanças construtivas no sistema familiar. Fico à disposição, caso tenha outras dúvidas. Até logo!