Como é o tratamento do excesso de vitamina D ? .
Como é o tratamento do excesso de vitamina D ? .
4 respostas
Tratamento do excesso de vitamina D é realizado com hidratação e algumas medicações como furosemida, bifosfonato, denosumabe, corticoide. Cada caso é um caso e depende do grau de intoxicação. Necessário avaliação medica
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Oi, excelente sua pergunta. Infelizmente hoje vários pacientes fazem uso de doses altas de vit D sem acompanhamento e correm risco de intoxicação. Geralmente níveis no sangue de vit D acima de 100 já podem causar aumento do cálcio no sangue e intoxicação, com sintomas como náusea, vômitos, fadiga e pedra no rim. O tratamento nestes casos é suspender a reposição da vit D e se necessário usar medicações como bisfosfonatos, corticoide, hidratação venosa, furosemida e em casos muito severos, até realização de diálise.
O tratamento depende da intensidade da intoxicação e, principalmente, da presença de hipercalcemia. Em geral, suspende-se a suplementação de vitamina D e fontes adicionais de cálcio, e são avaliados cálcio, função renal, fósforo, PTH e 25-OH-vitamina D. Casos mais importantes podem exigir hidratação e tratamento específico para reduzir o cálcio sanguíneo, algumas vezes em ambiente hospitalar. Como a vitamina D é lipossolúvel, seus efeitos podem persistir mesmo após a suspensão. Por isso, suspeita de intoxicação por vitamina D merece avaliação médica e acompanhamento laboratorial, em vez de simplesmente interromper o suplemento e aguardar.
O tratamento depende da intensidade da intoxicação e, principalmente, da presença de hipercalcemia. Em geral, a primeira medida é suspender vitamina D e suplementos de cálcio e avaliar cálcio, função renal e outros parâmetros. Nos quadros mais importantes, pode ser necessária hidratação intravenosa e, conforme a gravidade, medicamentos específicos para reduzir o cálcio, sempre sob supervisão médica. Como a vitamina D é lipossolúvel, seus efeitos podem persistir mesmo depois da suspensão. Casos graves podem comprometer os rins e provocar alterações cardíacas ou neurológicas, portanto não devem ser tratados apenas interrompendo o suplemento sem avaliação. Se houve uso de doses muito elevadas ou o exame mostrou vitamina D excessivamente alta, uma consulta endocrinológica é importante para dimensionar o risco e definir o acompanhamento adequado.
Perguntas semelhantes
- Uma mulher na menopausa (58a) com enxaqueca crônica migrânea faz reposição hormonal com estrogênio?
Descobri que tenho hipogonadismo aos 21 anos, estou fazendo tratamento a 3 meses, primeiro foi repos
Meu endocrinologista receitou extensior para emagrecimento, nas primeiras 4 semanas indicou 18 cliks
Bom dia, posso tomar Lavitan de A Z e Lavitan cabelos e unhas, intercalando um dia AZ e outro unha
Existem tratamentos medicamentosos baratos para quem tem a síndrome de cushing?
Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta
O seu caso é parecido? Estes profissionais podem ajudar:
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.


