Como escolher um bom psicanalista? Me sinto inseguro e com pouca confiança para conversar, apesar de

27 respostas
Como escolher um bom psicanalista? Me sinto inseguro e com pouca confiança para conversar, apesar de reconhecer a necessidade de análise
A angústia está presente. Esse é o motor de qualquer análise. O importante se dá pelo fato de como a transferência é estabelecida. Para isso, você pode optar por indicações de colegas/amigos/as, mas também poderá buscar em escolas de psicanálise, como a Escolas do Fórum do Campo Lacaniano ou Escola Brasileira de Psicanálise, só para citar dois exemplos.
Não há caminho fácil para aquele que quer passar por um processo de análise, mas é interessante que vença esse primeiro momento de resistência e busque um/a que lhe permita sentir-se a vontade para falar o que se passa, para que juntos possam dar um outro destino ao que lhe aflige.

Geralmente os pacientes buscam por indicação, conversam com amigos, familiares que já tenham feito análise até para saberem um pouco sobre o estilo de trabalho do profissional.
Este é um dos meios nesta busca, mas o que importa é quais aspectos vc considera relevante para escolher seu/sua analista.
Boa sorte!
Essa é uma questão importante. Penso que o tripé fundamental para a formação do Paicanalista é a análise pessoal, supervisão e estudo continuo. Sendo assim, sugiro que você busquei por alguém que tenho uma formação reconhecida, tenha uma trajetória de estudo seria. Busquei na plataforma lattes ou outras referências. Outra sugestão seria você procurar instituições credenciadas de sua cidade para pedi indicações.
Espero ter ajudado.
Olá. Eu entendo que um bom psicoterapeuta, ou psicanalista, é aquele que você se sente à vontade para falar de si, e sente que te compreende e é capaz de te ajudar no que você precisa. E isto só dá pra saber no contato com ele. Em geral, na primeira consulta você já sente isto.
Sugiro que você pense se tem preferencias e o que te deixaria mais à vontade (homem, mulher, tipo de formação ou especialização, com muita experiência clinica ou não, valor que você pode/quer dispender no atendimento), e busque um com localização próxima da sua casa ou do seu trabalho, ou de fácil acesso para você, pois o processo terapêutico costuma ser de encontros semanais. Espero ter ajudado!
Olá! Aquele ou aquela à quem supomos saber, um conhecimento que não temos, facilita o processo de abertura e diálogo num primeiro momento. A transferência é o motor da clínica.
Segundo sigmund Freud, criador do termo psicanálise; "toda investigação que reconhecer a transferência e a resistência, poderá denominar-se psicanálise, mesmo que chegue a resultados diferentes dos meus".
Admite Freud no texto acima que o psicanalista deve aceitar a mundividê
encia do analisando, isto: conhecer a sua situação consciente e a dinâmica do seu inconsciente no que diz respeito à incompletitude apresentada, causadora dos sintomas em relaçào aos quatro " encontros " estudados pelos fundadores das principais escolas psicanalíticas , a saber:
01- Encontro pessoal ( Alfred Adler)
02- Encontro sentimental e/ou sentimental-sexual (Sigmund Freud)
03- Encontro social (Alfred Adler)
04- encontro existencial ( C. G. Jung + Vicktor Franckl)
Um bom analista deve possuir suficiente domínio destes fundamentos e também trabalhar com o conceito de finalismo psicológico, que pressupõe a existência a priori no inconsciente de um pricípio diretor espiritual.
A melhor forma de buscar um Psicanalista habilitado é olhando o currículo dele, e isso você encontra pesquisando no próprio site Doctoralia. Qualquer pessoa que tenha um curso superior pode se tornar um psicanalista, mas a maioria dos Psicanalistas são psicólogos também, esses são os mais indicados.
A sua pergunta traz dois elementos: o primeiro sobre o que seria um bom psicanalista. Essa é uma questão que Freud se fez desde o início da psicanálise para justamente evitar abusos e descuidos na prática psicanalítica. Nesse sentido, desde as origens da psicanálise um bom psicanalista deve frequentar a análise como paciente, depois como estudante e por fim como analista. Freud e depois Jacques Lacan são explícitos ao afirmar que o estudo contínuo, supervisão e análise fazem um bom analista. Pergunte ao seu analista se ele segue as sugestões de Freud.
O segundo elemento da sua pergunta se refere a sua insegurança para conversar. Suponho que esse seria um bom assunto para começar a sua análise.
Olá!
É comum, mesmo quando a consulta é com profissionais indicados, que o paciente não sinta segurança, neste caso procure outro profissional. A questão nem está em se o profissional é uma indicação ou não...
O vinculo entre paciente/terapeuta é de extrema importância para o bom desenvolvimento do trabalho, mas para estabelecer este vinculo, é necessário conhecer o profissional pessoalmente, ir as sessões iniciais e perceber se sente-se seguro.
Com o advento da internet fica mais fácil investigar por conta própria um perfil de profissional (normalmente psicólogo e psiquiatra) que lhe pareça confiável. Historicamente, o meio mais comum de se chegar a um psicanalista seria por meio de indicações. No entanto, tanto por um meio quanto por outro, sugiro que marque entrevistas iniciais com diferentes profissionais para que encontre aquele com o qual se sinta mais acolhido e à vontade. Como sua demanda é por análise, sublinho que um analista não dá conselhos, não julga, não diz o que é certo ou errado. Sua função é apenas auxiliar aquele que lhe procura a se responsabilizar por seus desejos, escolhas e ações, de modo que nesse processo ele consiga se instrumentalizar melhor em relação ao modo pelo qual lida consigo mesmo e com os outros para não mais repetir modelos de conduta aprendidos ao longo da vida. A confiança se constrói na relação, se você reconhece a necessidade dessa escuta o importante é fazer algo quanto a isso.
É uma pergunta excelente. É muito importante você procurar um profissional que tenha uma formação bem feita, em centros bem conceituados. Mas além disso, talvez seja importante você ir conhecer alguns profissionais assim, você terá algumas experiências para ver qual deles deixa você mais à vontade. :)
Existem diversas abordagens na psicologia, que não somente psicanálise, caso você tenha interesse em fazer uma análise pessoal em diferentes perspectivas, talvez seja interessante buscar a terapia cognitiva-comportamental. As mesmas recomendações eu daria: busque profissionais bem formados e teste alguns para ver como se sente.
Espero que ache alguém que lhe faça bem! Grande abraço. qualquer dúvida, me escreva.
Olá, ótima pergunta. O site Doctoralia é um site recomendado e sério, existem outros sites seguros também. Outra forma é buscar indicacoes. Fique a vontade para perguntar ao profissional sobre seu receio e saber sobre sua formação. Até mais,
A escolha de um Psicanalista passa pela identificação que você terá ou não numa primeira sessão. Sentir-se compreendido é essencial para haver essa escolha e isso só se consegue no momento da sessão. Claro que ter indicação é bom sim, mas não é suficiente para você querer manter uma análise com aquele profissional. Essa escolha passa por outras questões, por processos subjetivos, que não dá para controlar de antemão. E lembre-se que um bom profissional saberá manejar essa questão de dificuldade de falar, e outras questões, não se preocupe.
Olá.
Boa pergunta!
A escolha do analista é super importante.
A resposta a sua questão, contudo, não é tão simples.
Freud já falava do tripé de formação do analista: análise pessoal, supervisão e estudo. É essencial um psicanalista ter essas três esferas bem implicadas.
Como análise pessoal e supervisão não aparecem num currículo, não é possível se certificar disso.
O estudo é apenas uma das partes fundamentais e essa pode ser vista no Lattes ou na Doctoralia.
Porém, um dos aspectos essenciais em uma análise é a transferência. Portanto, por melhor que seja o psicanalista, se não rolar transferência, não haverá análise.
Sabendo que transferência se refere ao paciente transferir algo seu, de suas vivências, para o analista, o essencial é que você procure alguém que lhe chame atenção por algum motivo particular para você. O que para você é mais importante e te faz ter confiança ou vontade de fazer análise com determinado analista? Pense e procure por este.
Abraço
Sugiro que procure indicações de pessoas de sua confiança que já fizeram análise. O currículo do profissional ajuda bastante também. Mas um ponto importante, se não o mais importante, é a sensação que você terá durante as sessões iniciais. Somente percebendo que está em uma situação de acolhimento e interesse em que sinta segurança para se abrir é que pode concluir que tal profissional é bom para você.
Costumo dizer, que o encontro de Paciente e Psicanalista, é o encontro de alma.

Pois o NOVO é CURIOSO, olho no olho.

Talvez alguém q vc nunca viu ou conheceu, posso te afirmar que se SENTIRÁ mais DE VERDADE, na Terapia

Pois não tem rastros, com nada e nem ninguém e vai acabar, se soltando mais.

Faça o teste vc com os Terapeutas e terá a resposta.

Tudo está dentro de vc.

Até logo
Olá! Psicanálise não é Psicologia. Procure por um bom Psicólogo! Paz e Bem!
Essa questão que traz é muito importante. É difícil mesmo falar nossas questões com alguém que, mesmo com uma indicação, seja "um estranho". Mas, lhe informo que esse é o processo. Precisa se permitir a isso para iniciar. Poderá acontecer de se sentir confortável logo no inicio com esse profissional ou demorar mais um pouco, mas precisa começar e viver essa experiência, que você mesmo diz reconhecer sua necessidade de análise. Mas, só vai saber como será se submetendo a isso! Uma indicação de alguém de confiança é importante ou verifique se em sua cidade possui Escolas ou Campos de psicanálise e lá dão indicação de profissionais que atendam próximo a vc. Espero ter ajudado.
Olá! Muito interessante a sua pergunta, uma vez que não há O PSICANALISTA e sim os psicanalistas, logo não há como mensurar o quão bom analista ele(a) é. É um aspecto qualitativo, não quantitativo e isso definitivamente pode variar. Mas considerando-se que em uma análise há uma relação, pois existem dois ali, a gente pode pensar que os motivos para se escolher "este" ou "aquele" são inúmeros. As razões para que mantenhamos relações com outras pessoas na vida são bem variadas, mas geralmente as relações mais próximas contém uma dose de confiança e sentimentos positivos/afetuosos. Acredito, portanto, que sua pergunta somente possa ser respondida por você mesmo, e para isso, é interessante que você tente ir e tenha uma impressão daquele profissional.

A Psicanálise tem uma capacidade muito interessante de provocar transformações nas vidas das pessoas, aguçar novos caminhos e atenuar a dor e sofrimento, mas isso depende consideravelmente da relação que ambos tiverem. Siga esse sua demanda.
Olá
Várias formas podem ser utilizadas para a escolha de um Psicoterapeuta, a indicação de um profissional feita por alguém que seja seu conhecido, amigo ou familiar é uma delas. O que garantirá um bom trabalho terapêutico será o vínculo a ser estabelecido, a confiança entre o profissional e você. Sendo assim não há certeza prévia e sim vale muito a experiência que ocorrerá nos primeiros contatos, se for favorável será de muita ajuda naquilo que a Terapia se propõe e no que você está buscando. Vá em frente na busca dessa experiência.
Olha, o princípio básico para essa sua busca seria ver se esse profissional está inscrito no crp, órgão que o credencia como um profissional para fazer atendimentos psicológicos, a partir daí busque indicação, aqui mesmo no doctoralia tem muitos profissionais capacitados. Marque uma consulta e vá, se houver empatia durante o atendimento, vc acabou de encontrar um excelente profissional para vc. A confiança é a melhor indicação de uma terapia bem sucedida.
Um abraço
Acredito que a formação profissional do psicanalista seja importante para uma escolha.Mas tão importante quanta está e’ o contato com o mesmo.Atraves deste site e’ possível um primeiro contato e através dele iniciar os esclarecimentos para que vc faça sua escolha!
É comum as pessoas se sentirem nervosas na primeira sessão porque não conhecem o profissional e, geralmente, não sabem como funciona o processo analítico. Devemos lembrar que o psicólogo é um profissional que trabalha para ajudar quem o procura. Portanto, não precisamos ficar com medo ou vergonha de expor nossos pensamentos e sentimentos. Aos poucos, a pessoa se sente mais a vontade para falar e um bom psicólogo respeita o tempo de cada paciente. Hoje em dia temos muitos recursos para procurar um profissional, como a internet. A escolha de um psicólogo é muito pessoal e só você poderá escolher quem é melhor para atende-lo. Aconselho inicialmente pensar no perfil de psicólogo que deseja e fazer uma pesquisa. Depois agendar uma sessão para contar suas demandas e esclarecer suas dúvidas. Boa sorte em sua busca!
O melhor psicanalista ou psicólogo será aquele(a) com quem você sente confiança e a vontade para falar de qualquer assunto. Isso se dá independente de qualquer linha teórica do profissional.
Bom dia! Em qualquer especialidade você pode se sentir insegura, mas na primeira consulta você vai perceber se aquela pessoa será a que você vai confiar o seu caso. Marque sua terapia e não permita que qualquer decepção te afaste do tratamento.
A escolha de um psicanalista é, de fato, envolvida por muitos fatores, como os colegas disseram acima. Tendo sido indicado por algum conhecido ou não, o mais importante é conversar com o analista que escolheu (às vezes mesmo por muitas semanas!), e então pode ser que surja um vínculo entre vocês, confortável o suficiente a ponto de tornar menos difícil para você se abrir com ele.
Olá. Faça algumas consultas como o mesmo profissional, antes de se decidi. Procure verificar se nos encontros se sentiu acolhida, entendida por ele. É importante você se sentir segura e a vontade. Pergunte como a pessoa trabalha e como ela acha que pode te ajudar. Use sua intuição. Peça suas credenciais.