Como evitar que um transtorno de ansiedade se transforme numa depressão?

4 respostas
Como evitar que um transtorno de ansiedade se transforme numa depressão?
Olá tudo bem. Espero que sim. Não há como prever que seu quadro ansioso se transformará em Depressão, mas a ausência de tratamento do quadro de ansiedade com certeza pode levar você a Depressão pois o sofrimento e mudanças provocadas pelo Transtorno de ansiedade são tão perturbadoras que a angústia com certeza o levará a um sofrimento intenso que pode causar Depressão. Sugiro você mudar hábitos de vida,fazer exercícios, aprender a dizer não, não levar trabalho pra casa, ter um lazer uma vez por semana, cortar o café, evitar se envolver em problemas que não são seus, fazer terapia. Forte abraço e saúde na cabeça

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O Transtorno de Ansiedade não vira Depressão, o que acontece é que os Transtornos Ansiosos podem deixar o sujeito vulnerável ao desenvolvimento de Transtornos Depressivos e vice-versa.

Existem vários caminhos a serem percorridos no intuito de nos precavermos contra estes transtornos e suas associações, sendo o principal deles cuidar do corpo, da mente e da espiritualidade, isto é:

Desenvolver a espiritualidade, pois isto nos fortalece e prepara para enfrentar os revezes inevitáveis da vida.

Praticar atividades físicas, meditar, alimentar-se de forma adequada, divertir-se, dentro das possibilidades de cada um.

Não tomar medicação sem prescrição e consultar-se regularmente com médico e outros profissionais de saúde.

Conhecer-se melhor para aprender a lidar com dificuldades, resolver conflitos, afastar crenças e pensamentos automáticos e disfuncionais, desenvolver a assertividade, com a ajuda da Psicoterapia.

Cuidar, ser útil não apenas à sua família, mas também à comunidade onde se está inserido.

As táticas acima descritas, trabalhando de forma realista, simultânea e integrada nos direcionam a uma vida mais feliz, proveitosa e saudável.

Abraços.
Psicóloga Carmen Bitarães (Belo Horizonte)



A ansiedade é uma condição que pouco a pouco pode privar o sujeito de realizar suas atividades diárias, além de desencorajá-lo a se arriscar por seus objetivos. A longa exposição a essas incapacidades e frustrações são uma das vias possíveis para que sintomas depressivos comecem a surgir. Assim, ao perceber que a ansiedade se alastra e prejudica diversas áreas da vida o ideal é a procura de um profissional para investigar as razões disso.
Quem sofre com algum transtorno de ansiedade acaba desenvolvendo um padrão de comportamento de evitação. Para evitar sentir os sintomas da ansiedade, as pessoas começam a evitar as situações em que se sentem ansiosas, porém muitas dessas situações são atividades importantes da vida, como interagir com outras pessoas, praticar esportes, trabalhar, estudar, conseguir sair para ir ao mercado etc. Com isso, a pessoa perde o contato com atividades que proporcionavam bem estar físico e mental, além de passarem a se sentir sozinhas, incapazes, dentre outros sintomas, que podem levar à depressão.
Como os especialistas acima disseram, não é uma regra quem tem transtorno de ansiedade desenvolver depressão, mas o que pode ajudar na prevenção é identificar se o indivíduo ansioso está deixando de realizar atividades importantes em diversos aspectos da vida.

Especialistas

Tatiana Rocha

Tatiana Rocha

Psicólogo

São Caetano do Sul

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Amanda Mendes

Amanda Mendes

Psicólogo

Maricá

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 388 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.