como faz para parar com isso?

6 respostas
como faz para parar com isso?
Automutilação é o recurso usado por quem está em grande sofrimento emocional e não consegue ou não sabe lidar com ele, usa a dor física para aliviar a dor psíquica. Porém isso só agrava o problema intensificando a culpa, vergonha e o risco. Deve-se buscar ajuda profissional imediatamente.

A automutilação está diretamente ligada a maneira com a qual lidamos com as nossas emoções.
Nossos pensamentos quentes (aqueles que se repetem nas situações em que praticamos o comportamento da automutilação) precisam ser reestruturados.
Sugiro que, busque auxílio psicológico. A terapia irá lhe ajudar a compreender e lidar melhor com as emoções sentidas e a estar no comando sempre.
O psicodiagnóstico psicológico lhe ajudará a compreender quais as áreas da sua vida merecem especial cuidado. Geralmente, é possível ter redução de sintomas angustiantes, ansiosos e depressivos com o uso medicamentoso estabelecido pelo psiquiatra.

Att.
O primeiro passo é procurar ajuda de um profissional da psicologia, que irá te auxiliar na compreensão deste comportamento, dos teus sentimentos, a fim de que você possa encontrar outras estratégias para enfrentar a sua dor psíquica sem que recorra a comportamentos autodestrutivos.
O apoio psiquiátrico também é importante nestes casos.
Não hesite em procurar ajuda!
Busque ajuda de um psicólogo urgente se for o caso ele irá encaminhar para um psiquiatra para entrar com medicação também.
A automutilção é o comportamento de se machucar deliberadamente, que pode estar relacionada a um transtorno de personalidade, depressão, ansiedade, entre outros fatores. Normalmente o ato de se ferir provoca uma sensação de bem estar e melhora o estado de angustia, isto acontece, pois quando nos machucamos, o cérebro libera endorfina, que é um hormônio que tem grande poder analgésico e que age no sistema de recompensa. Com isso é comum ouvirmos de pacientes que o "corte vicia". Sendo assim, entendemos que o ato de se automutilar é forma de lidar com o sofrimento. Portanto, o ideal é buscar um psicólogo para que você consiga lidar com suas emoções e modificar o comportamento. um acompanhamento psiquiátrico também é recomendado. Espero que tenha ajudado! beijos
Não há um modo único de ajudar uma pessoa a parar de lesionar, pois a intervenção consiste em ajudar a pessoa a lidar de outro modo com suas emoções difíceis.
A automutilação é como uma febre, ela sinaliza que a pessoa está sofrendo MUITO e não sabe lidar com essa dor de outro modo.
O suporte da família e dos amigos (rede de apoio) é fundamental, conversando, falando sobre sempre com um postura de acolhimento e não julgamento. A pessoa que se corta sofre com muitos sentimentos, inclusive culpa e vergonha, ser alguém com quem ela pode falar sobre suas dores sem se sentir culpada ou inadequada será de grande ajuda.
É claro que é importante recorrer a um profissional, pois esse possui um treinamento e ferramentas especificas que vão auxiliar a pessoa de um modo diferente da sua rede de apoio.