como faz para parar com isso?

6 respostas
como faz para parar com isso?
Automutilação é o recurso usado por quem está em grande sofrimento emocional e não consegue ou não sabe lidar com ele, usa a dor física para aliviar a dor psíquica. Porém isso só agrava o problema intensificando a culpa, vergonha e o risco. Deve-se buscar ajuda profissional imediatamente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A automutilação está diretamente ligada a maneira com a qual lidamos com as nossas emoções.
Nossos pensamentos quentes (aqueles que se repetem nas situações em que praticamos o comportamento da automutilação) precisam ser reestruturados.
Sugiro que, busque auxílio psicológico. A terapia irá lhe ajudar a compreender e lidar melhor com as emoções sentidas e a estar no comando sempre.
O psicodiagnóstico psicológico lhe ajudará a compreender quais as áreas da sua vida merecem especial cuidado. Geralmente, é possível ter redução de sintomas angustiantes, ansiosos e depressivos com o uso medicamentoso estabelecido pelo psiquiatra.

Att.
O primeiro passo é procurar ajuda de um profissional da psicologia, que irá te auxiliar na compreensão deste comportamento, dos teus sentimentos, a fim de que você possa encontrar outras estratégias para enfrentar a sua dor psíquica sem que recorra a comportamentos autodestrutivos.
O apoio psiquiátrico também é importante nestes casos.
Não hesite em procurar ajuda!
Busque ajuda de um psicólogo urgente se for o caso ele irá encaminhar para um psiquiatra para entrar com medicação também.
A automutilção é o comportamento de se machucar deliberadamente, que pode estar relacionada a um transtorno de personalidade, depressão, ansiedade, entre outros fatores. Normalmente o ato de se ferir provoca uma sensação de bem estar e melhora o estado de angustia, isto acontece, pois quando nos machucamos, o cérebro libera endorfina, que é um hormônio que tem grande poder analgésico e que age no sistema de recompensa. Com isso é comum ouvirmos de pacientes que o "corte vicia". Sendo assim, entendemos que o ato de se automutilar é forma de lidar com o sofrimento. Portanto, o ideal é buscar um psicólogo para que você consiga lidar com suas emoções e modificar o comportamento. um acompanhamento psiquiátrico também é recomendado. Espero que tenha ajudado! beijos
Não há um modo único de ajudar uma pessoa a parar de lesionar, pois a intervenção consiste em ajudar a pessoa a lidar de outro modo com suas emoções difíceis.
A automutilação é como uma febre, ela sinaliza que a pessoa está sofrendo MUITO e não sabe lidar com essa dor de outro modo.
O suporte da família e dos amigos (rede de apoio) é fundamental, conversando, falando sobre sempre com um postura de acolhimento e não julgamento. A pessoa que se corta sofre com muitos sentimentos, inclusive culpa e vergonha, ser alguém com quem ela pode falar sobre suas dores sem se sentir culpada ou inadequada será de grande ajuda.
É claro que é importante recorrer a um profissional, pois esse possui um treinamento e ferramentas especificas que vão auxiliar a pessoa de um modo diferente da sua rede de apoio.

Especialistas

Caroline de Araújo

Caroline de Araújo

Psicólogo

Balneário Camboriú

Rosimeri Dantas

Rosimeri Dantas

Psicólogo

Recife

Karolina Bezerra

Karolina Bezerra

Psicólogo

Natal

Vanessa Jabour

Vanessa Jabour

Psicólogo

Petrópolis

Liége Malosti

Liége Malosti

Psicólogo

Taubaté

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 28 perguntas sobre Automutilação
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.