Como fazer o tratamento de Nic 1?

3 respostas
Como fazer o tratamento de Nic 1?
Usualmente até os 23 anos o NIC I que corresponde a displasia leve ou Lesão intraepitelial de baixo grau, pode ter conduta conservadora até 12 meses aguardando uma possível regressão espontânea . Entretanto o diagnóstico deve ser sempre que possível, confirmado com uma biópsia do colo uterino. Em algumas situações o resultado da Biópsia classifica a lesão em grau diferente da citologia. Caso este resultado evidencie NIC II ou NIC III, a conduta seria uma excisão cirúrgica pela cirurgia de alta frequência. No caso de ficar confirmado o NIC I, a conduta seria a cauterização do colo uterino (eletrocoagulação, criocauterização, laser ou cauterização química do colo uterino ) É importante ressaltar que toda conduta deve ser baseada na confirmação histológica, considerando que a citologia é um método de rastreamento e pode apresentar falsos positivos ou negativos.

NIC 1 tem regressão espontânea na maior parte dos casos. Necessita apenas repetir a citologia oncótica com 6 meses
Olá. O NIC 1 ou displasia cervical leve é uma lesão pelo HPV. Tem 90% de regressão espontânea. Por isso, que a conduta com relação ao NIC 1 é repetir o Papanicolaou em 6 meses, sem necessidade de colposcopia ou biópsia.
Em caso de NIC 1 persistente por mais de 6 a 12 meses, poderá ser tratado por cauterização por laser ou excisão da zona de transformação.
Mesma que a lesão entre em regressão espontânea, existe o risco de manter uma infecção crônica e latente pelo HPV, isto é, mesmo sem lesão o HPV permanecerá no seu organismo. Por isso que o seguimento conforme a orientação do seu médico é importante.
O seu parceiro sexual deverá procurar atendimento médico. Ele pode ter a mesma lesão que você.
Solicite ao seu médico exames para avaliar as doenças sexualmente transmissíveis como HIV, hepatite B e C e sífilis.
Use preservativos. Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas.