como fazer um curativo em pé diabetíco, q materiais usarei?
4
respostas
como fazer um curativo em pé diabetíco, q materiais usarei?
Pé diabético é uma doença muito complexa, e mais complexos ainda são os tratamentos disponíveis.
É necessário muita informação para definir o melhor tratamento, e a principal delas é a existencia ou não de infecção.
É necessário muita informação para definir o melhor tratamento, e a principal delas é a existencia ou não de infecção.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Vai depender do estágio em que a ferida se encontrar.
O pé diabético é uma doença complexa e precisa de um acompanhamento multiprofissional. O melhor curativo é aquele individualizado para cada paciente. Depende de haver ou não infecção associada ou do paciente apresentar doença arterial periférica o que implicaria além de curativo o uso de medicações orais ou até mesmo algum procedimento cirúrgico. Dessa forma, deve passar pela avaliação do angiologista e acompanhamento conjunto com estomaterapeuta para a definição do melhor tratamento e curativo.
O curativo deve ser feito com a máxima higiene possível, lavando a ferida com soro fisiológico e antisséptico simples (por exemplo sabonete). É necessário verificar se a ferida é simples e rasa, sem exposição de ossos, tendões ou articulações pois, neste caso, o tratamento vai exigir intervenção cirúrgica. Toda ferida necessita ser desbridada de tempos em tempos, ou seja, os tecidos superficiais desvitalizados devem ser removidos cirurgicamente. Desde que os tecidos desvitalizados sejam superficiais (pele, calo, gordura) e não haja infecção profunda, este desbridamente pode ser feito no consultório por médico experiente no tratamento das afecções do pé e tornozelo dos pacientes diabéticos uma vez que a maioria destes não possui sensibilidade dolorosa nos pés. em outras palavras, o adequado tratamento deve ser feito sob supervisão médica. Curativos feitos aleatoriamente sem julgamento clínico adequado não são eficientes na cura das feridas dos pés nos pacientes diabéticos.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Meu marido amputou o dedo do pé mas tá tendo secreção o que pode fazer pra parar com a secreção?
- Quanto tempo leva para a cicatrização do halux amputado?
- Como funciona a fisioterapia de hálux amputado e quanto tempo para a recuperação total?
- Machuquei o dedão do pé direito jogando futebol, creio que tenha sido na região do Hálux, porém 5 dias depois a dor é quase nula, consigo caminhar tranquilamente e a cada dia mais rápido, porém o dedão se mantém com um pouco de inchaço, é necessário ir ao médico para avaliação? Pois a recuperação até…
- Tive uma fratura no polegar do dedo da mão,foi feita a remoção da unha,*sempre foi feito curativo com gaze e atadura,hj está bem bom já no final da cicatrização,DE AGORA EM DIANTE POSSO FAZER CURATIVO SÓ COM GAZE SEM POR ATADURA?
- Pé diabético, fez raspagem, faço curativos todos os dias. Essa ferida deve ser coberta com gases?
- Minha mãe tá com um unheiro no dedo do pé e está muito inflamado e puisando, ela e diabética, como faço pra cuidar desse dedo dela?
- Amputação é normal escorrer uma água no local da cicatrização?
- Minha mãe tem diabetes e ela machucou o pé já tem bastante tempo e ainda não cicatrizou ela sente bastante dor queria saber qual especialista levo ela pra avaliar melhor
- A dormência do pé diabético pode ter de volta a sensibilidade dos pés ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 152 perguntas sobre Pé Diabético
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.