Como melhorar a imunidade? Faço exercícios físicos regularmente, evito comer comidas industrializada

5 respostas
Como melhorar a imunidade? Faço exercícios físicos regularmente, evito comer comidas industrializadas, não faço nenhum tipo de restrição alimentar, mas sinto que estou com a imunidade muito baixa.
Dr. Rafael Schalcher Martins e Silva
Generalista
Águas Claras
Interessante ver sua imunidade por exames laboratoriais como Hemograma Completo pra que comprove se sua imunidade esta baixa ou nao.
Alimentos citricos estimulam a produção de celulas da imunidade, associe aos habitos saudaveis que ja pratica. Vacinas, tambem é uma forma de estimulo de sua imunidade, mesmo que de forma mais direcionada a uma determinada doença.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Davi Mota Alcantara
Médico clínico geral, Generalista
Fortaleza
Olá. Na realidade é preciso entender melhor o que significa esse sintoma "sinto que estou com imunidade muito baixa", principalmente porque a imunidade baixa normalmente não se apresenta na forma de um sintoma, mas sim de infecções de repetição ou infecções incomuns. Então é preciso aprofundar essa questão em uma consulta médica. Será que você está sentindo indisposição? Sonolência? Mal estar? Tem febre, perda de peso? É preciso conversar sobre tudo isso e só então conseguimos um diagnóstico. Se esse sintoma permanecer, sugiro fortemente que agenda uma consulta com um médico, preferencialmente um Generalista, Clínico Geral ou Médico de Família.
Aqui eu levanto uma bandeira para a Medicina Funcional Integrativa, ela consegue de maneira espetacular desmistificar os pilares para uma boa imunidade. A prática de exercícios regulares e a reeducação alimentar são essenciais para uma boa saúde e imunidade, porém outras estratégias também se fazem bem importantes: Ingesta hídrica adequada, boas horas de sono, bons níveis séricos de vitaminas, sobretudo D3 e B12, gerenciamento do stress, contato direto com a natureza e dentre outras coisas.
Dr. Rodrigo Lima de Meo Martins
Generalista, Médico clínico geral
São Paulo
Se você já mantém hábitos saudáveis, como prática regular de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada, mas ainda sente que sua imunidade está baixa, pode ser necessário investigar causas subjacentes e ajustar alguns aspectos da sua rotina. Certifique-se de que está dormindo adequadamente (7-9 horas por noite), pois o sono é essencial para o sistema imunológico, e procure gerenciar o estresse, que também pode enfraquecê-lo. Considere verificar se está consumindo nutrientes essenciais, como vitamina C, vitamina D, zinco e selênio, pois mesmo com uma dieta equilibrada, é possível ter deficiências que devem ser confirmadas por exames de sangue.

Além disso, aumente a diversidade alimentar, incluindo probióticos e prebióticos, que ajudam na saúde intestinal, essencial para a imunidade, e mantenha-se bem hidratado. Certifique-se de que suas vacinas estão em dia, como a vacina da gripe. Caso o problema persista ou você continue adoecendo frequentemente, recomendo uma consulta médica para uma avaliação mais detalhada e exames complementares para descartar possíveis condições subjacentes, como anemia, deficiências vitamínicas ou infecções crônicas. Estou à disposição para ajudá-lo com um acompanhamento completo e direcionado para fortalecer sua imunidade de forma eficaz.
É preciso passar em consulta, para compreender melhor o seu caso, e assim solidificar exames (se necessário), e tomar medidas adequadas e direcionadas para você

Especialistas

Alana Ferraz

Alana Ferraz

Alergista

Recife

Rosângela Santos

Rosângela Santos

Alergista, Pediatra

Teresópolis

Matheus Henrique Botaro

Matheus Henrique Botaro

Alergista, Pediatra

Descalvado

Juliana Primon

Juliana Primon

Alergista pediátrico

Maringá

Flavia Rabelo Frayha

Flavia Rabelo Frayha

Alergista, Pediatra

São Vicente

Carlos Augusto Dias de Almeida

Carlos Augusto Dias de Almeida

Alergista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3 perguntas sobre Distúrbios da imunidade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.