Como melhorar do meu embotamento emocional?

10 respostas
Como melhorar do meu embotamento emocional?
Antes de mais nada, seria importante determinar as causas daquilo que você chama de embotamento emocional. Para tanto, procure uma psicoterapia ,que além de determinar a origem dos sintomas, te ajudará a superá-los e com isso, ter uma vida mais satisfatória.

O uso de termos técnico de origem psiquiátrica tem se popularizado, mas nem sempre correspondem com precisão o que se deseja expressar com eles. Deste modo, nesta categoria que você chamou de embotamento emocional podem estar incluídas desde uma simples timidez até uma incapacidade estrutural de ordem psicótica.
Para além dos rótulos apressados, o mais importante é o paciente e seu sofrimento. Converse com um especialista e procure orientação adequada. Se o que você sente é um problema para você, saiba que existem meios eficazes de tratamento, mas que sobretudo começa com uma conversa franca e aberta com um profissional de sua confiança.
Os conflitos emocionais e ambivalências em relação a eles (amor e ódio internos/ culpa, etc.) consomem e demandam muita energia psíquica, o que acaba fazendo falta para as outras questões importantes da vida.

É preciso falar, esvaziar, ressignificar, dar novos sentidos aos sentimentos e lembranças, redirecionar afetos e canalizar energia psíquica para o amor e atos produtivos. Isso acontece quando é possível relatar ao terapeuta sentimentos, medos, inseguranças, sofrimento e dúvidas.

O manejo adequado de um processo de análise/ terapia possibilita ao sujeito amar e trabalhar com leveza novamente. Uma vida psíquica e emoções saudáveis.
É necessário entender esse embotamento emocional, logo, a psicoterapia ou análise ajudará nesse processo.
É muito difícil responder uma pergunta dessas sem saber as causas que te levam a se sentir assim. Sabendo-se as causas, fica mais fácil trabalhar na melhoria da qualidade da sua vida. Mas o que observo, de maneira geral, é a falta daquilo que faz o nosso coração brilhar. Na minha experiência de vida e profissional tenho observado que, as pessoas com a maior vontade de viver, são aquelas que tem um propósito e que se sentem úteis, mesmo com uma idade muito avançada. Como exemplo, cito aquela professora de Yôga de 98 anos - ela tem um propósito que ama (praticar e ensinar Yôga) e se sente totalmente útil mesmo aos 98 anos.
Procure um psicólogo.
É importante entender o que está para além desse "embotamento emocional " sejam os conflitos latentes sejam os aparentes. A Psicoterapia pode te dar elementos para se perceber e poder se expandir psiquicamente.
O principal caminho para o desenvolvimento da chamada inteligência emocional é achando o equilíbrio através do autoconhecimento e muitas vezes do auto perdão. A habilidade de conhecer e ter controle sobre os sentimentos é algo realmente transformador e muito importante neste estagio da vida de cada um, é essencial para lidarmos com os momentos de dificuldade( sentimentos perdidos, angustias, frustrações etc.).
Muitas vezes pode ser difícil para nós identificar a origem do problema. Coisas que pensamos ter muita importância podem não ser tão determinantes e pequenas coisas que pensamos não ser nada, podem ser peças chaves para que possamos entender a causa de nossas angústias. É importante que procure um profissional e que fale abertamente com ele sobre suas questões particulares, para que, juntos, vocês possam encontrar uma saída para essa questão. É importante lembrar que a análise ou terapia é um local de fala. Não existem fórmulas mágicas, como muitos dão a entender, devemos falar sobre o problema para que possa ser resolvido.
É importante procurar ajuda de um profissional para compreender o que está por trás desse sofrimento e descobrir de que forma ele pode ser tratado, seja através do uso de medicamentos ou de acompanhamento com a psicanálise -- ou ambos.