Como o psicopedagogo pode tratar os comportamentos de risco?

9 respostas
Como o psicopedagogo pode tratar os comportamentos de risco?
Olá!
A psicopedagogia é um especialização que pode ser realizada por qualquer profissional que tenha cursado ensino superior. Seu objetivo é auxiliar crianças, adolescentes e adultos em processos que envolvam o desenvolvimento acadêmico.

Não cabe ao psicopedagogo tratar componentes de risco. O tratamento adequado, sugere o acompanhamento psicológico (exercido por um psicólogo) e psiquiátrico (por um médico).
Espero ter lhe ajudado!
Att.
Gisele

Procede salientar que podem ocorrer confusoes, muitas vezes, na escolha dos profissionais na hora do atendimento ou solicitacao
deste. O Psicopedagogo pode participar de forma integrada a equipe de saude, caso o risco seja em ambiente educacional, porem nao e adequado que este defina providencias no que concerne a problemas de psiquiatria e clinica psicologica. Existem procedimentos específicos e providências de tratamento, manejo, compartilhamento de informações às pessoas certas( considerando sigilo) , de acordo com o risco e situacao do paciente clinico. Quem integra a equipe de atendimento; em alguns casos, até quem será o responsável, da família, pelo indivíduo emergente. Cabe a saúde procedimentos e providencias necessárias do contexto médico, clínico, psicológico clinico e não a educação, pedagogia e ou aos problemas psicológicos especificos do campo educacional nas aprendizagens.
O Psicopedagogo trabalha com a avaliação do aprendizado da criança/adolescente, ele avalia as áreas que o indivíduo possui dificuldades. Ele não é capacitado, não está apto, para avaliar e tratar o indivíduo que se encontra com comportamentos de risco. O Psicólogo e Psiquiatra podem conduzir este tratamento.
Conforme já apontado pelos colegas o psicopedagogo, trabalha questões relacionadas ao desenvolvimento acadêmico da criança ou adolescente. O comportamento de risco deve ser tratado pelo psicólogo e possivelmente um psiquiatra. o psicólogo ira manejar as questões emocionais, o que o sujeito sente e pensa e irá tentar ajuda-lo a organizar os pensamentos e sentimentos. o psiquiatra irá medicar as angustias deixando o sujeito mas calmo com relação ao que ele tem passado.
att
Eduardo
Psicopedagogo não é especializado para isso, melhor procurar um psicólogo e fazer uma avaliação.
Olá, boa noite! vou tentar ajudar em sua dúvida. Primeiro precisamos esclarecer o que significa comportamento de risco, em que contexto ele aparece, e de que forma o psicopedagogo pode tratar a situação em termos objetivos e no auxilio da construção de rede de apoio.
O comportamento pode acontecer em um espaço isolado ou no coletivo, como por exemplo, em uma aula ou em um pátio. Importante sempre é acolher a pessoa que sofre. Ter empatia a dor e ao momento de desespero do outro, e encaminhar para um psicólogo, para auxiliar no momento de conflito e na busca por outras formas de expressar e sentir a vida. Um ponto importante para o psicopedagogo é observar se as instituições as quais faz parte, promove vínculos acolhedores e promotores de saúde mental, intelectual, coletiva, grupos cooperativos e respeitosos. Promover o bom debate e circular informações, que levem a qualidade de vida, é o campo da psicoeducação e estimula a resiliência, objetivo comum a todo profissional de saúde.
Espero ter contribuido com esta reflexão.
bjs, Betânia Tassis.
Para tratamento de comportamentos de risco consulte um psicólogo e psiquiatra.
O psicopedagogo trabalha com as demandas de aprendizagem, comportamento de risco compete ao psicólogo e psiquiatra.
Considero valido uma avaliaçåo com um psicólogo e possivelmente ele encaminhara para o psiquiatra.
Olá, para casos em que apresenta-se comportamento de risco é indicado avaliação com psicólogo para o diagnóstico e sendo necessário intervenção medicamentosa, além do tratamento psicológico deve ser acompanhado por um psiquiatra.