Como o tabagismo e o alcoolismo pode agravar a pessoa que esta tratando um câncer de esôfago, faland
3
respostas
Como o tabagismo e o alcoolismo pode agravar a pessoa que esta tratando um câncer de esôfago, falando de umas forma epitelial?
Olá! O etilismo e tabagismo são fatores de risco para câncer de esôfago do tipo epidermóide, que em geral acomete os terços mais superiores do órgão, logo a pessoa que está tratando este tipo de doença deve suspender esses hábitos... aliás, qualquer pessoa que tem esses hábitos, deve tentar suspendê-los, pois estes hábitos são fatores de risco pra diversos tipos de cânceres, não somente do esôfago. Atenciosamente!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Em complemento ao que a colega explicou: durante o tratamento oncológico o tabagismo aumenta o risco de infecções respiratórias , enquanto o alcoolismo aumenta a chance de supressão medular e alterações hepáticas, as quais já podem estar ocorrendo pela doença ou pelo tratamento. Abraços.
O tabaco e o álcool são fatores que irritam a mucosa do esôfago e comprometem a cicatrização, além de prejudicarem a resposta ao tratamento oncológico. Ambos aumentam o risco de inflamação, infecções e de surgirem novos tumores em áreas próximas, como boca e laringe. Durante o tratamento — seja cirurgia, quimio ou radioterapia — é fundamental suspender completamente o uso de álcool e cigarro. Isso melhora os resultados e reduz complicações.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Minha irmã foi diagnosticada com um tumor na cabeça do pâncreas e hoje foi fazer uma biópsia Veio do hospital com muita dor,cólicas e vômito Isso é normal? Devemos nos preocupar? O que podemos fazer em casa?
- boa tarde meu pai faz a biopsia do pancreas e deu tumor avançado ,depois da biopsia nada para no estomago ele esta vomitando um liquido escuro e esta emagrecendo muito , o medico falou que iria ligar daqui a um mês para marcar a quimioterapia, isso é normal?
- Minha biopsia deu gastrite crônica com atrofia leve, presença de hpylori e metaplasia não observada. Uma vez tratada tem como reverter por completo ou é um risco pra doenças mais graves?
- Minha sogra tem câncer no intestino e precisou tomar umas bolsas de ferro( anemia)e após o tratamento de ferro ela fez a quimioterapia forte e está vomitando um líquido preto com mal cheiro, é normal?
- a conclusão do meu exame deu gastrite crônica atrófica do antro, com metaplasia intestinal focal com atrofia ligeira e atividade moderada. isto é grave ??
- Fiz uma biópsia em 2004, não tenho mais o resultado,agora meu médico pediu pra eu ir atrás da segunda via. Mas a atendente disse que não existe mais isso é verdade ou tem que ficar no arquivo
- Minha biópsia deu pangastrite crônica em atividade erosiva e positivo para h plyore. Isso é grave?
- Qual a diferença da Metaplasia intestinal completa da incompleta?
- Se for diagnosticada com metaplasia incompleta , no ano seguinte ao fazer a endoscopia com biopsia do corpo e antro ela pode não aparecer?
- Meu resultado na conclusão deu gastrite erosiva com alterações regenerativas inespecifica, sendo que no penúltimo exame deu metaplasia e atrofia glandular! Pq agora não deu a metaplasia? Não entendi
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 169 perguntas sobre Câncer de estômago
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.