Como o TAG interfere no sistema auditivo? sinto pressão no ouvido, sensação de ouvido cheio de ar,

8 respostas
Como o TAG interfere no sistema auditivo?
sinto pressão no ouvido, sensação de ouvido cheio de ar, causando enjoo, dor de cabeça! Tudo isso começou após TAG, pode ter relação?
TAG(Transtorno de Ansiedade Generalizada) e labirintite tem associação, sim, sem duvida. A labirintite pode estar associados a estresse, insônia, ansiedade e distúrbios metabólicos. Procure um(a) Otorrinolaringologista para melhor avaliação do quadro auditivo. Abraço.

Dos sintomas informados aparentemente apenas o enjoo parece ter relação direta com o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Para uma melhor avaliação recomendo que procure um especialista em audição, o otorrinolaringologista. Caso esteja tomando alguma medicação para o TAG não deixe de informa-lo.
Olá! As duas doenças podem e estão vinculadas, muito desses sintomas são decorrentes do estress e angústia (adoecimento emocional). Busque um médico especialista é um psicoterapeuta. Invista na saia saúde mental e aprenda a lidar com essas questões de uma maneira mais saudável! Abraço
Olá.
Pode ser que seja relacionado ao quadro da ansiedade sim, mas imprescindível uma avaliação com o profissional especializado em otorrinolaringologia para verificar algum possível diagnóstico.
Olá, é comum que o paciente que esteja apresentando um transtorno de ansiedade (não apenas o TAG) apresente sintomas como tontura, náusea, enjoo, dentre outros, colaborando para que acredite que esteja com algum problema no sistema auditivo. É importante descartar esta possibilidade com o otorrinolaringologista e, se possível, em paralelo fazer uma avaliação com um psicólogo que o ajudará a lidar o transtorno de ansiedade. A Terapia Cognitivo-comportamental tem apresentado bons resultados no manejo da TAG, por trabalhar com ferramentas que auxiliam na redução dos sintomas (falta de ar, palpitação etc) e na identificação e modificação do que estímulos que desencadeiam os sintomas (pensamentos, emoções, comportamentos). Abraço e boa sorte.
Ola,
o TAG engloba um quadro de tônus ansioso aumentado na maior parte do dia. Esse tônus ansioso pode vir acompanhado de uma série de sintomas como cansaço, alterações na concentração, crises de ansiedade, alterações no sono e apetite.
Sintomas auditivos também estão muito associados ao TAG, como tontura, vertigem, zumbido e sensação de "ouvido tampado".
O tratamento para o TAG tende a melhorar, também, esses sintomas. Mas também vale a pena consultar um especialista, no caso um otorrinolaringologista, para descartar que haja algum outro problema associado.
Um abraço.
Olá!
Como alguns colegas disseram o TAG costuma estar associado com sintomas como vertigem, sensação de zumbido no ouvido, enjoo, etc; por isso é importante relatar isso ao psiquiatra e se necessário, a avaliação com um otorrino para o diagnóstico diferencial. Gostaria de chamar atenção para algo que é muito comum nos quadro de ansiedade que é a hipervigilância dos sintomas, o que acaba por piorar o quadro, ou seja, quanto mais atenção damos ao problema/sintoma que nos incomoda mais ele "cresce" e isso é bastante trabalhado na Terapia Comportamental-Cognitiva. Veja se isso pode estar acontecendo com vc.
A TAG, característica por uma ansiedade exagerada, desproporcional, dominando seus pensamentos, seus principais sintomas sao:
Visão irreal do problema, tensão muscular, estado de alerta, dores de cabeça, sudorese, dificuldade em focar, náuseas, queimação do estômago, necessidade de ir ao banheiro com frequência , sensação de cansaço, dificuldade em dormir ou manter-se acordado, surgimento de espaço, assusta-se com facilidade.
É possível que seus sintomas advenham da TAG.
Sugiro que siga as orientações do Otorrinolaringologista e siga um tratamento Psicológico,
Espero que tenha conseguido lhe ajudar, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Esper