Como posso aceitar as coisas que não estão no meu controlo?

3 respostas
Como posso aceitar as coisas que não estão no meu controlo?
Uma pergunta bastante interessante,porque a vida é muito complexa e não vem com manuais de instruções. Muitas vezes queremos ter o controle de tudo em nossa vida,mas vem ela e nos mostrar que não temos; A terapia não é sobre apreder a "aceitar" . E sim sobre , entendermos que as vezes precisamos nos permitir "sentir" ,principalmente aquelas emoções que são doloridas para nós,que evitamos com medo de não conseguir suportar . A psicoterapia é um ambiente seguro para "sentir" suas emoções,para nomealas ,para entender que algumas vezes não precisamos ser fortes,que algumas vezes precisamos de ajudar ,e está tudo bem.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Você pode aceitar as coisas que não estão no seu controle ao reconhecer os limites entre o que depende de você e o que não depende. Assumir responsabilidade apenas pelo que está ao seu alcance permite direcionar energia e atenção para aquilo que pode ser transformado, enquanto o que foge ao seu controle exige um movimento de confiança e abertura para lidar com a imprevisibilidade da vida. Esse exercício ajuda a diminuir a ansiedade diante da espera e da incerteza, além de favorecer uma relação mais saudável com a própria liberdade, aprendendo a conviver com a falta de garantias que faz parte da existência.
Aceitar aquilo que não está sob nosso controle é um processo que envolve reconhecer limites e diferenciar o que podemos transformar do que precisamos aprender a lidar. O importante é tentar entender quais sentimentos essas situações causam em você. Pode ser tristeza, raiva, medo e sensação de impotência. A psicoterapia pode ajudar justamente nessa compreensão e fortalecer o que está ao nosso alcance (nossas escolhas, atitudes e modos de responder), criando um espaço psíquico para tolerar aquilo que não depende de nós. Se quiser conversar um pouco mais sobre, estou aqui.

Especialistas

Natalia Ventura

Natalia Ventura

Psicólogo

Cachoeirinha

Gisele de Brito

Gisele de Brito

Psicólogo

Jacareí

Reginaldo Guimarães

Reginaldo Guimarães

Psicólogo

Ourinhos

Shaira Campos Da Silva Ferreira Do Canto

Shaira Campos Da Silva Ferreira Do Canto

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Dahiane Roberta Alves de Oliveira

Dahiane Roberta Alves de Oliveira

Fisioterapeuta

Cacoal

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1020 perguntas sobre Psicoterapia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.