Psicoterapia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

A psicoterapia é o tratamento que tem como objetivo a mudança de pensamentos, sentimentos e comportamentos. A pessoa que vai a um profissional de saúde mental sente a incapacidade subjetiva de não poder enfrentar qualquer situação ou situações em sua vida. O tratamento consiste em receber uma série de pautas personalizadas para desenvolver ideias e ações que antes eram confusas, ansiedades e tensões, melhorar suas relações sociais e redirecionar os objetivos que lhe dão plenitude vital.

Especialistas em psicoterapia

Encontre um especialista em Psicoterapia na sua cidade:

Perguntas sobre Psicoterapia

Nossos especialistas responderam a 55 perguntas sobre Psicoterapia

Olá!!
Você pode estar buscando um médico Psiquiatra para uma avaliação diagnóstica dos seus sintomas, e em conjunto, um
Psicólogo(a) para uma possível psicoterapia!
Abraços!
11 respostas

Recomendo muito que busque uma boa psicoterapia para trabalhar todas essas emoções negativas que está sentindo. Caso o teu terapeuta veja necessidade, poderá te encaminhar para avaliação psiquiátrica.…
10 respostas

A psicoterapia proporciona a chance de entrar em contato com dificuldades e com sentimentos dolorosos de abandono, rejeição ou frustrações (inclusive aquelas conectadas à relacionamentos), entre…
9 respostas

Especialistas falam sobre Psicoterapia

Psicoterapia é um processo de ajuda e de autoconhecimento. Não é necessário ter um distúrbio ou um problema específico para você se sentir acolhido, aceito, para refletir sobre suas escolhas e aprender como lidar com suas dificuldades, defesas e recursos emocionais. Existem várias abordagens e técnicas e você poderá procurar alguns profissionais até que se identifique mais com alguma delas. A empatia, ou seja, o sentimento de acolhimento entre paciente e terapeuta é fundamental para o sucesso do tratamento, assim como outras combinações sobre frequência, horários, etc.

O método das constelações familiares ajuda e facilita a identificar o que é preciso vir à luz sobre a dinâmica dos relacionamentos, esclarecendo e aprofundando as relações do cliente com sua família e dessa forma ajudando a pessoa a ficar em harmonia e em paz com sua própria história.

Ricardo Schaly

Psicólogo

Rio de Janeiro


A psicoterapia de orientação psicanalítica se baseia nos conceitos da Psicanálise, diferenciando-se desta última basicamente pela técnica utilizada, ou seja, é mais breve e com objetivos delimitados. Para Laplanche e Pontalis (2008, p. 393) a psicoterapia analítica é “uma forma de psicoterapia que se apoia nos princípios teóricos e técnicos da psicanálise, sem, todavia realizar as condições de um tratamento psicanalítico rigoroso”.

Tatiane Silveira

Psicólogo

Pelotas


No processo de Psicoterapia individual é separado no mínimo 50 minutos para a sessão com o paciente. Durante a sessão utilizo de intervenções experienciais (Focalização) técnica que permite que o paciente consiga compreender melhor as sensações, pensamentos e/ou eventos que estão incomodando. Podemos agendar sessões semanais ou quinzenais. Com o processo em um ambiente de respeito e compreensão, a pessoa consegue se compreender melhor, se respeitar, se aceitar e consequentemente conseguir lidar de forma mais congruente e assertiva com as suas vontades e seu verdadeiro EU.

Roberta Mellem Avante

Psicólogo

Belo Horizonte


A Psicologia é uma área de conhecimento com muitos estudos e pesquisas que nos mostra os caminhos mais eficazes para fazer essas transformações. Por meio da psicoterapia, podemos mudar aspectos que nos incomoda, (re)conhecer e apostar no que de melhor temos. Todos somos capazes de fazer mudanças, mas nem sempre é fácil. Sabendo injetar energia em pontos estratégicos da vida o resultado pode ser diferente e muito melhor. Na psicoterapia, quem busca ajuda com a(o) psicóloga(o) terá condições de encontrar os caminhos para sair de sua condição de sofrimento e alcançar um maior desenvolvimento pessoal.

Cristina Okamoto

Psicólogo

Londrina


A psicoterapia que eu realizo é baseada nos preceitos e técnicas da psicoterapia cognitiva comportamental, onde trabalho com as crenças do meu paciente e enalteço suas qualidades. Na primeira sessão, faço um diagnóstico e peço ao paciente para que deixe bem claro qual é seu objetivo terapêutico. Diante disso, nas sessões seguintes, traço a estratégia que será realizada para que se cumpra o objetivo final, sempre escutando com muito cuidado suas queixas, avaliando toda a circunstância e momento que o paciente vive para então, direcioná-lo para uma melhor qualidade de vida e solução daquilo que lhe traz angústia.

Dínerson Fiuza

Psicólogo, Sexólogo

São Paulo

Agendar uma visita

O psicólogo pode auxiliar no reencontro com suas potencialidades, como um espelho que reflete sua imagem, na busca por um bem-estar integral. A ênfase é no potencial criativo de cada um. A psicoterapia é uma oportunidade de encontro consigo, com sua singularidade, de forma que se torne possível reduzir os sintomas que paralisam a vida, em direção a uma convivência autentica com sua singularidade, ao identificar os conflitos e crises que fazem parte da vida e que, por vezes, provocam e convidam para o desenvolvimento.

Nara Helena Lopes

Psicólogo

São Paulo


Um dos meus objetivos na psicoterapia tem como foco entender e auxiliar o individuo a buscar sentido na procura de fazer psicoterapia, sendo importante considerar o modo como o paciente se refere à sua própria vida e quais seus propósitos para sua vida como um todo. Na abordagem humanista, o trabalho do terapeuta será o de compreender como o paciente se responsabiliza por si mesmo, que sentido dá às suas vivências, que projetos estabelece, como se relaciona com os outros e consigo mesmo, para que compreenda e aprenda a lidar melhor com as adversidades e acontecimentos internos e externos.

Durante algum momento de nossas vidas passamos por situações ou fases que geram questionamentos ou sofrimentos emocionais, que rompem com o nosso equilíbrio, podendo gerar estresse, depressão, sentimentos de angústia, ansiedade, medo, entre outros. Nessas situações em que não conseguimos voltar ao nosso equilíbrio ou necessitamos de um auxilio para atravessar por estas fases, a psicoterapia pode auxiliar, promovendo reflexão, auto-conhecimento, autonomia, auxiliando o individuo restabelecer seu fluxo saudável.

Processo que visa a melhora no bem estar do cliente. Terapeuta e cliente definem objetivos para poder resolver a dificuldade trazida de forma rápida e saudável.

Juliana Rezende Ferreira

Psicólogo

Belo Horizonte


Nos sentimos constrangidos para falar sobre nossos sentimentos, porém, as emoções não “se calam” e encontram um saída. É aí que surgem os sentimentos de tristeza, ansiedade, insegurança, baixa auto-estima. Tais sentimentos angustiantes vêm muitas vezes acompanhados de sintomas físicos penosos que se instalam como um pedido de socorro. Com o auxílio do psicoterapeuta o paciente irá aprender a desenvolver habilidades efetivas para enfrentar e saber lidar com as tensões inevitáveis que a vida nos traz de forma a minimizar seu sofrimento. Juntos irão examinar pensamentos, crenças, atitudes, valores a cada experiência vivida e desenvolver planos de ação e estratégia para crescimento e cura.

Cladismari Zambon

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Agendar uma visita

A psicoterapia é um processo que consiste em encontros semanais que possibilita o sujeito a refletir sobre si e o mundo. Dentro da psicologia existe várias abordagens. Nosso atendimento é de orientação psicanalítica. Quando procurar um Psicólogo? Muitas pessoas não procuram pela crença de que o psicólogo é para "louco", quando poderiam se beneficiar com a terapia. Quando uma pessoa não está satisfeita com sua vida um psicólogo pode ajudá-lo a encontrar saídas para lidar com seu sofrimento. Quanto tempo dura a Psicoterapia? Não tem como prever o tempo do tratamento, já que varia de caso a caso.

Maria Christina Da Costa Santos

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro


É a arte de ajudar o paciente a perceber que, às vezes, uma dificuldade pode ter algum sentido, e que um aparente problema pode ser de fato a solução para algumas coisas. A luta contra os nossos males, às vezes, mantêm os nossos males. Assim, há duas dimensões a serem estudadas, sendo uma delas as dificuldades reais (luto, morte, perdas, enfermidades, separações, etc.,) e a outra decorre das nossas posturas exasperadas diante da vida. A psicoterapia ajuda a perceber, a diferenciar e a superar estas dificuldades algumas delas reais, e outras; neuróticas.

José Carlos Vitor Gomes

Psicanalista

Campinas


Atendimento individual com a Abordagem Cognitivo Comportamental onde são trabalhados pensamentos e comportamentos que podem estar lhe causando angústia e sofrimento.

Rodrigo Koroviski

Psicólogo, Psicopedagogo

Ponta Grossa


É um processo de conhecimento das demandas do cliente/paciente afim de verificar questões relacionadas a: comportamentos, pensamentos e emoções; história de vida, sintomas, entre outras. Há muitas abordagens de psicoterapia, cada uma tem sua especificidade e formas de concepção do ser humano. É interessante notar que a compreensão de cada abordagem te permite fazer a escolha da sua psicoterapia. A Psicoterapia trás como benefícios: mudanças de comportamentos, pensamentos, sentimentos, a partir da percepção da pessoa, corroborando para o processo de autoconhecimento e posicionamento frente a vida.

Todo o meu trabalho é baseado na escola existencial humanista, todos os tratamentos independente de ser crianças, adultos ou idosos se baseia na liberdade de escolhas e nas responsabilidades com as escolhas feitas. Neste sentido, trabalhamos o momento agora, onde o passado é usado como fonte de consulta, mas o que importa é tudo o que podemos fazer agora no presente para que o futuro projetado seja satisfatório. Toda a terapia é um encontro real e verdadeiro entre terapeuta e cliente, onde a participação é mútua e esta interação cria reflexões transformadoras.

Diego Leiras De Araujo

Psicólogo

Rio de Janeiro


A terapia que proponho (ou psicoterapia, para ser mais específico) é baseada em um modelo não invasivo e, ao mesmo tempo, extremamente assertivo de intervenção. O processo pretende acelerar o desenvolvimento pessoal. O trabalho envolve uma transformação não apenas de um comportamento, mas de toda uma forma de ser e estar no mundo e nas relações. Observo que, em processo, as pessoas passam a encontrar mais facilidade para identificar sentimentos e emoções, assim como para expressá-los. Ao vivenciar essa transformação, a forma de estar no mundo, interagir e se posicionar nas relações passa a ser completamente diferente, de modo que se fazem presentes maior abertura, confiança e congruência.

A psicoterapia abre um leque de possibilidades incríveis, em que se faz possível a aprendizagem do saber olhar para si, transformar seu mundo e, assim, desconstruir conceitos arraigados e obsoletos que nos impedem de avançar e lutar pelo que sonhamos. Com a psicoterapia podemos nos aproximar daquilo que é difícil de lidar e ganhar a capacidade de ressignificar.

A psicoterapia é um processo que auxilia pessoas que estejam em sofrimento (seja por uma perda, uma psicopatologia, por dificuldades em relacionamentos, etc...) ou buscando mudanças em diversos aspectos da vida. Qualquer pessoa que deseje iniciar o tratamento pode fazê-lo.

Realizo Psicoterapia Individual e ou casal, onde trabalho junto aos pacientes os conflitos que desestabilizam seu humor, seus relacionamentos familiares e sociais, aspectos interpessoais, fantasias, medos e angústias, aspectos que interferem no rendimento escolar e profissional, sempre primando pelos princípios éticos da Psicologia.

Paulo Roberto Silva

Psicólogo

São Caetano do Sul

Agendar uma visita

A psicanálise é um método criado pelo médico e neurologista austríaco Sigmund Freud (1856-1939), que tem como objetivo a investigação consistente e essencialmente em evidenciar o significado inconsciente das palavras, das ações, das produções imaginárias (sonhos, fantasias, delírios) de um sujeito. Este método baseia-se principalmente na associação livre do sujeito (verbalização dos conflitos inconscientes e significativos ao sujeito). Freud considerava a associação livre como a regra fundamental da psicanálise, essa técnica consiste em que o paciente expresse, durante as sessões de terapia, todas as suas ideias, emoções, pensamentos e imagens tal e qual se apresentam.

Fabiana Da Silva

Psicanalista, Psicólogo

Balneário Camboriú

Agendar uma visita

A psicoterapia ajuda o paciente a se conhecer melhor, através dela o psicoterapeuta utiliza técnicas para ajudá-lo a perceber seus medos, desenvolver estratégias para saber lidar com os problemas do cotidiano, elevar a auto estima etc. Procurar ajuda psicológica é uma atitude de consciência, coragem e sabedoria, não de fraqueza ou falta de caráter.

Sueli Cabral Midlej

Psicólogo

Salvador


O principal objetivo da psicoterapia é o auto conhecimento. O terapeuta acompanha o paciente na busca da compreensão sobre a sua história de vida, seu modo de funcionamento atual e o sentido que os seus sintomas carregam. Não podemos prever os resultados desse processo, mas geralmente a psicoterapia permite que o paciente veja sua vida por outro ângulo e realize mudanças necessárias para uma melhor qualidade de vida. Além disso, é um espaço seguro para falar de todas as suas dores e ser acolhido.

Ana Tercila Campos Oliveira

Psicólogo

Fortaleza


Psicoterapia é o tratamento por acompanhamento de um Psicólogo, em geral semanalmente, afim de, juntos, tratar suas questões e descobrir os caminhos para o desenrolar de suas histórias. Entregar e receber um olhar sobre seus conflitos, estando de peito e mente abertos para o enfrentamento de suas dores, afim de melhorar comportamento, cognição e reflexão sobre sua vida.

Daniela Sarmento

Psicólogo

Rio de Janeiro


A psicoterapia auxilia a elaborar problemas ou situações identificados pelo paciente como causadores de sofrimento e nos quais esteja sentindo dificuldade em resolvê-los com seus recursos atuais. Também auxilia a atravessar períodos de crise vitais, como vestibular, entrada no mercado de trabalho, namoro, casamento, separação, mudança de residência, entre outros. Além disso, amplia os recursos mentais para uma vivência mais satisfatória das experiências. Considerando as possibilidades de cada paciente, auxilia o desenvolvimento da autonomia, identidade pessoal e autoimagem, promovendo novas formas de adaptação e amadurecimento da personalidade.

Ana Lucia Villela Moretto

Psicólogo

Florianópolis


A psicoterapia analítico-comportamental ocorre normalmente no consultório, mas dependendo de cada caso, principalmente a demanda de cada cliente, o psicólogo pode intervir na casa, escola ou em outros contextos – estes atendimentos são chamados de “extra-consultório”. As sessões de psicoterapia possuem duração de 60 minutos, podendo ser uma vez por semana ou mais, dependendo da demanda de cada cliente. As modalidades de psicoterapia são: • Psicoterapia Adulto • Psicoterapia de Adolescentes • Psicoterapia Infantil • Psicoterapia Familiar • Psicoterapia de Casal

Bianca Batista Dalmaso

Psicólogo

São Paulo


Além dos casos clínicos clássicos como ansiedade, depressão, síndrome do pânico, etc. Pode-se contar com atendimentos psicológicos quando: - Sentir-se deprimido. - Quiser desenvolver habilidades sociais como falar em publico, iniciar amizades. - Alterações bruscas de humor – um dia muito bem, mas no outro se sente péssimo. - Depressão pós parto. - Dificuldades em lidar com separação e/ou relacionamentos. - Dificuldade em tomar decisão. - Necessidade em repetir atos sem sentido, como verificar portas muitas e muitas vezes, lavar as mãos, etc. - Medos (de animais, avião, pessoas, situações diversas). Deixar os preconceitos de lado e buscar por ajuda é um grande passo para o auto conhecimento!

Adriana Marestoni

Psicólogo

Campinas


A Terapia (ou psicoterapia) visa ajudar o indivíduo a resolver questões emocionais e aprender maneiras mais construtivas de lidar com as particularidades da vida pessoal, profissional, familiar ou um processo de apoio em um período difícil como o luto, transição de carreira ou separações.

Psicoterapia – também chamada terapia de conversa ou simplesmente terapia – é um processo focado em ajudar um indivíduo, casais ou grupo de pessoas a resolver questões emocionais. Em alguns países também é conhecida com aconselhamento. Através da psicoterapia é possível aprender maneiras mais construtivas de lidar com o estresse a que estamos submetidos diariamente e com as particularidades da vida pessoal, profissional ou familiar. Também pode ser um processo de apoio ao passar por um período difícil como o luto, transições de carreira ou um divórcio.Você já se sentiu muito sobrecarregado para lidar com seus problemas diários? Somente um psicólogo poderá auxiliar neste processo.

Ajuda a superar e gerenciar problemas de relacionamento, ansiedade, estresse, medo, depressão, distúrbios alimentares, abuso de substâncias, orienta a como lidar com filhos e alunos, relacionamento no trabalho, problemas de autoestima, melhora na motivação... entre dezenas de outros, além de colaborar no autoconhecimento, evitando que novos problemas apareçam, ou preparando para enfrentá-los.

Carina Lucion

Psicanalista, Psicólogo

Palmeira Das Missões


Em alguns momentos da vida nos deparamos com situações onde é difícil lidar sozinho com os problemas. O processo terapêutico propõe ao paciente a reflexão e o autoconhecimento a fim de entender, significar e elaborar os conflitos gerados por comportamentos, traumas, medos, angústias e inseguranças .

Gabriela Medeiros Barbosa

Psicólogo

Barueri


Atendimento individual, de casais ou grupo de pessoas que buscam acolhimento de suas questões emocionais. Através da psicoterapia é possível que o indivíduo em sofrimento construa ferramentas, possibilidades na qual possa enfrentar suas particularidades da vida pessoal, profissional ou familiar. O processo é a longo prazo e ocorre semanalmente. Durante o processo terapêutico o individuo tem a possibilidade de se conhecer melhor e assim criar e ressignificar questões pessoais transformando o seu processo de sofrimento.

Ellen Melo

Psicólogo

Fortaleza


É importante percebermos que o atendimento psicológico nada mais é que um investimento na qualidade de vida. E este atendimento, começa antes mesmo do analista. Quando a pessoa percebe que algo deve ser mudado, já faz parte de um processo. Neste momento, a busca por um profissional capaz será primordial para a sua compreensão, evolução e tratamento. "As vezes na vida, queremos dar passos para frente, mas parece que tem alguma coisa que nos puxa para trás. A consciência humana é um dispositivo interessante porque o cérebro aprende o tempo todo. Entender nossos mecanismos conscientes e inconscientes demandam compreender as "entrelinhas", o "não dito", o "implícito", ocasionando - A Mudança.

"O objetivo da psicoterapia é a restauração do diálogo do cliente com o seu mundo. Partimos do pressuposto de que, em algum ponto do seu desenvolvimento, esse diálogo foi gravemente interrompido, o que tornou a pessoa descrente de suas possibilidades." (Jean Clark Juliano) O processo de psicoterapia é um caminho construído entre o cliente e o terapeuta, onde este último tem como função acompanhar as descobertas e ajudar a pessoa a encontrar a si mesma, favorecendo a ela uma vida de maior equilíbrio. A psicoterapia é indicada para quem diante das demandas cotidianas gostariam de ter um espaço semanal para trabalharem suas questões e serem acompanhadas em suas jornadas.

Rafaelle Melo

Psicólogo

Rio de Janeiro


Psicoterapia é um tratamento em que o paciente e o terapeuta (psiquiatra ou psicólogo) adquirem um vínculo o suficiente para um propósito: o bem estar do paciente. Muitas vezes a procura para a resolução dos problemas acaba ficando sobre medicamentos, sobre os familiares, sobre o trabalho ou qualquer coisa externa. A proposta é, junto com o profissional, procurar internamente algo que realmente faça a pessoa mudar o curso da sua vida para que, enfim, consiga "lidar” com os problemas. Há teóricos - e os próprios pacientes - que dizem que "todas as pessoas precisam de psicoterapia".

Brunno Partica Da Silva

Psiquiatra

Ponta Grossa


Psicoterapia com orientação Junguiana para adolescentes, crianças e adultos.

Paulo Alberto

Psicólogo

Porto Velho


Diante do estresse da vida cotidiana atual, situações de crises emocionais e subjetivas, conflitos, depressão, além de tantas outras questões que envolvem as emoções, a saúde mental, a subjetividade, etc. A psicoterapia têm sido muito procurada e através de estudos sua eficácia é cada vez mais garantida e seus resultados são positivos. Os atendimentos são realizados com horário marcado, em ambiente totalmente sigiloso, respeitando todos os preceitos éticos e morais que a profissão exige. Para uma psicoterapia ser eficaz, o psicólogo é totalmente neutro, sem nenhum tipo de preconceito e julgamento moral, garantindo assim o conforto e a segurança do paciente em relação ao terapeuta.

Renato De Freitas

Psicólogo

São Paulo


O objetivo da Terapia consiste em expandir a consciência, aumentar o sentimento de pertencimento, bem como facilitar o constante embate interno vivenciado diante dos acontecimentos diários. Ao ser estimulado e provocado de forma controlada e metódica, o paciente se torna capaz de integrar partes faltantes de sua personalidade, desenvolvendo assim maior senso de conexão, autoconfiança, autoaceitação, estima por si e pelos outros, ao mesmo tempo em que obtém ferramentas mais eficientes para realização pessoal.

Claudia Ribeiro Oliveira

Psicólogo

Jacaré


A psicoterapia é o tratamento que tem como objetivo a mudança de pensamentos, sentimentos e comportamentos. A pessoa que vai a um profissional de saúde mental sente a incapacidade subjetiva de não poder enfrentar qualquer situação ou situações em sua vida. O tratamento consiste em receber uma série de pautas personalizadas para desenvolver ideias e ações que antes eram confusas, ansiedades e tensões, melhorar suas relações sociais e redirecionar os objetivos que lhe dão plenitude vital.

Psicoterapia é uma modalidade de atendimento da Psicologia Clínica, que visa integrar à saúde do individuo. É por meio da psicoterapia, que a pessoa pode desenvolver autoconhecimento e o cuidado consigo, resgatando o ser, e o bem estar espontâneo nas suas relações. Na Gestalt-Terapia, o psicoterapeuta caminha junto com seu cliente durante as sessões na busca pelo equilíbrio emocional. Neste processo, é o cliente quem escolhe qual tema trazer para a sessão, onde ele nomeia e classifica as suas experiências. No decorrer da terapia, a pessoa vai se dando conta de seus processos e, percebe que existem outras possibilidades de fluir espontaneamente.

Com o decorrer das sessões, o(a) analisante descobrirá novas formas de olhar e lidar com suas questões, conflitos e limitações. Em relação aos efeitos e eficácia da psicanálise, duas pesquisas recentes, publicadas pela revista 'Mente & Cérebro' (fev. 2012) e realizadas pelas Universidades de Amsterdam e de São Paulo (USP), mostram que a psicanálise pode ajudar a reorganizar circuitos neurais em áreas ligadas à tomada de decisões e ao controle das emoções.

Arthur Figer

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Podemos descrever a psicoterapia como um momento onde o paciente junto ao seu psicólogo firmam um trabalho sigiloso para discutir todos os assuntos que possam ser válidos para se levar uma "vida mais bem vivida", ou seja, o paciente pode chegar a conclusão que algo em sua vida precisa ser pensado e compreendido de outra forma que ele sozinho não está conseguindo, não existe limite de assuntos e muitas vezes os pacientes procuram a terapia sem ao certo saber do que querem falar, mas, percebem claramente que algo não caminha bem no seu dia-a-dia.

Daniel Rodrigues Da Silva

Psicanalista, Psicólogo

Araraquara

Agendar uma visita

Entender a mente é pensar em nossos instintos e a influencia deles dentro do nosso viver em sociedade. Somos estruturas inacabadas, que ao nascer, não temos todas as ferramentas para enfrentarmos o mundo, pois, a nossa mente maturando após o nascimento, ao contrário de outras espécies que nascem praticamente prontas para o enfrentamento da realidade, ao contrário de nossa espécie que depende exclusivamente de um outro, para dar significado em nossas vidas. Dependemos que sejamos cuidados para que nossa estrutura física e psicológica se forme de maneira mais adequada possível, por isto sofremos influência de nossa carga genética, do ambiente familiar, escolar, nossas vivências.

A psicoterapia, prática do psicólogo por se constituir de uma técnica e conceitualização, um processo cientifico de compreensão, analise e intervenção. Isso ocorre por meio da aplicação sistematizada e controlada de métodos e técnicas psicológicas reconhecidos pela ciência, pela prática e pela ética profissional. (CRP-RS, resolução CFP 102000).

Katia Vendrame

Psicólogo

Porto Alegre

Agendar uma visita

A psicoterapia é um método de tratamento de problemas psicológicos e emocionais baseado no conhecimento científico do funcionamento psicológico. Começa por estabelecer-se um clima de confiança e segurança, que permita ao paciente expôr as suas dificuldades de um modo franco e livre, assim como recordar e abordar memórias dolorosas da sua história de vida. Com base no conhecimento teórico do desenvolvimento psicológico, o psicoterapêuta formula intervenções (interpretações, reformulações, confronto, etc.), que ajudam o paciente a tomar consciência da origem dos seus problemas e a elaborar e lidar de um modo mais adaptativo com situações dolorosas do passado ou do presente da vida dele.

Jailice Silva Lima

Psicólogo

Guarulhos


Minha missão enquanto terapeuta comportamental, porta adentro do meu consultório, é a de ajudar as pessoas a se conhecerem, a compreenderem as razões de determinados comportamentos e como eles foram aprendidos ao longo de sua história. Nesse processo, elas aprendem também a desenvolver diferentes habilidades para lidar com as condições que lhes geram insatisfação, obtendo uma maior capacidade resolutiva de seus problemas, e com isso, alcançando uma maior qualidade de vida. O foco da terapia consiste no desenvolvimento pessoal e na busca de novos modos de agir e se relacionar com o mundo.

É a atividade profissional com finalidade de desenvolver potencialidades e habilidades humanas utilizando técnicas comprovadas, através da palavra e escuta, também se destina ao tratamento de doenças e problemas psíquicos. Hoje muito utilizada para auto conhecimento ; pois entende-se que quando o ser/ente/sujeito está consciente de seu funcionamento, mecanismos e psicodinâmica terá uma qualidade de vida de fato (física e psíquica).

Rosirene Tobias Branco Fonseca

Psicólogo

São Bernardo do Campo


Todo processo analítico se inicia com consultas psicoterápicas. Na(s) primeira(s) entrevista(s) paciente e psicólogo vão se conhecer. O paciente será convidado a falar sobre si mesmo, sobre o que aflige, quais são suas questões, o porquê de ter procurado terapia. O psicólogo escutará com atenção, decidirá qual o melhor curso de tratamento para o paciente, podendo encaminhar para outro profissional, caso haja necessidade. Também é quando será explicado detalhadamente no que consiste o processo psicoterápico, quantas vezes na semana esse paciente será atendido, como também o preço de cada sessão. E um espaço para que o paciente tire todas suas dúvidas iniciais antes de iniciar seu tratamento.

Talitha May Braga

Psicólogo

Rio de Janeiro


A psicoterapia tenta possibilitar ao cliente a busca por uma maior compreensão de si mesmo, de seus potenciais, tornando-se assim autor da própria história, através de escolhas mais conscientes e assertivas, assim como tentando lidar de maneira mais saudável com as conseqüências destas escolhas, ampliando seu olhar para novas possibilidades.

É o atendimento psicológico, presencial, realizado em consultório por um profissional treinado, que tem como objetivo auxiliar o sujeito a resolver problemas de natureza emocional, cognitiva e comportamental. A Psicoterapia possibilita o autoconhecimento, onde o cliente compreende seus conflitos internos, suas dificuldades e seus comportamentos, permite que ocorra um fortalecimento psíquico, redução gradual dos sintomas e melhora nos relacionamentos diários. É um processo que ocorre a longo prazo, por tempo indeterminado.

Eduarda Ferrari

Psicólogo

Recife


A psicoterapia é um Processo que se utiliza de teorias, técnicas e métodos de intervenção da psicologia, visando Acolher o Sofrimento ou Demanda do paciente, proporcionando-lhe um espaço de Confiança, Segurança e Liberdade para Falar sobre suas questões sem preconceito, juízo de valor, tendo o Sigilo como princípio indispensável. A psicoterapia inicia com uma Primeira Consulta para Iidentificar qual a necessidade do paciente e, depois, prossegue com uma sessão semanal de, em média, 50 minutos cada. O tempo de duração da psicoterapia é relativo, pois depende do grau do sofrimento e ritmo de cada paciente.

Na Psicoterapia, o individuo trata de questões emocionais, comportamentais e cognitivas. O psicologo através de mediação verbal (escutas, diálogos e intervenções, etc) auxilia o individuo a construir um conceito sobre si mesmo como uma pessoa de valor, tornando-se capaz de encontrar saídas positivas para as possíveis dificuldades do dia a dia. É cada vez maior o número de pessoas que se beneficiam da psicoterapia, é possível a curto, médio e longo prazo, minimizar sintomas desagradáveis, experimentar o prazer de se autoconhecer e assim usufruir de uma vida mais consciente e saudável.

O processo psicoterapêutico tem como função principal ajudar o sujeito a enfrentar momentos difíceis e/ou sintomas que vieram a aparecer no decorrer da vida. Estes problemas podem vir decorrentes de um relacionamento, do trabalho, da família ou mesmo vir de algo que a pessoa não sabe direito. O psicólogo dispõe do conhecimento e técnica para entender e auxiliá-lo neste momento difícil.

Tibério Régis Mendonça Gurgel

Psicólogo

Fortaleza


A psicoterapia é o atendimento presencial, realizado por um psicólogo com o objetivo de tratar problemas emocionais, comportamentais e cognitivos. Pode ser indicada para facilitar o autoconhecimento, para aprender a lidar com o mau comportamento dos filhos, problemas de relacionamentos, insegurança, baixa autoestima, irritabilidade, estresse, ansiedade, fobias, depressão, dificuldades escolares, dificuldades quanto à escolha da carreira, ciúmes, traumas emocionais, timidez, algum tipo de compulsão seja alimentar, ou por drogas, pensamentos de morte, sensação de perseguição, pensamentos ou comportamentos obsessivos e compulsivos, problemas de sono, luto, doenças crônicas, entre outros.

Letícia Aparecida Batista

Psicólogo

Vinhedo


Sabe quando a vida está gravemente afetada por um sofrimento emocional? Ou aparece um problema difícil de superar sozinho? Ou até mesmo quando pinta aquela vontade de transformação e aprimoramento pessoal? Então, a psicoterapia é como a psicologia pode ajudar. Nela você encontra um espaço para ser escutado sem julgamentos e para falar sobre como tudo o que está vivendo é para você. O psicólogo ajuda você a se aprofundar no que for importante em sua vida e a descobrir coisas que nunca havia pensado a seu próprio respeito. Com isso, um novo conhecimento sobre você é construído durante as sessões. Você começa a encontrar novas formas de se relacionar com o que sente e agir com o que acontece.

Rogério Cogo

Psicanalista, Psicólogo

Campinas

Agendar uma visita

Autoconhecimento, melhora na autoestima, problemas no ambiente profissional, crise/dificuldade em relacionamentos podem são fatores tratados na terapia individual.

Fernanda Pacheco

Psicólogo

Curitiba


A Psicologia Existencial atua com a abertura de possibilidades mais saudáveis para lidar com as questões difíceis, conflituosas ou dolorosas. No encontro entre psicólogo e analisando se dá um espaço de compreensão das dificuldades, das tensões e da angústia, sejam estas da lida cotidiana da pessoa com as determinações e exigências do mundo, seja da pessoa em relação com as outras pessoas, seja da pessoa com ela mesma. Busca-se a compreensão da essência da existência com um acompanhamento reflexivo das experiências e significados, a fim de viabilizar uma maior apropriação de si e, então, possibilitar ao analisando novas formas de se relacionar e vivenciar as dificuldades.

Bruna Sena Gaino

Psicólogo

São Bernardo do Campo

Agendar uma visita

A Psicoterapia traz inúmeros benefícios à saúde psíquica, a exemplo de:
⠀
• Melhoria da autoestima; Autoconhecimento, autoanálise, autocríticas; Superação de traumas; Enfrentamento de medos e angústias; Desenvolvimento pessoal; Maior tolerância à frustração; Motivação.

A Psicoterapia consiste em um espaço capaz de proporcionar ao indivíduo um encontro, em primeira instância, com ele mesmo. É a possibilidade de pensar junto com o terapeuta seus dilemas, conflitos, desejos e tantos outros sentimentos que, muitas vezes são reprimidos em função de medo ou receio de julgamentos externos. O acolhimento e escuta podem proporcionar ao paciente momentos de maior percepção de si mesmo, ampliando assim, seu horizonte de possibilidades sobre diversas questões.

Laisa Trein Barbieri

Psicólogo

Barueri


Existem muitos tipos de psicoterapia, mas geralmente o que há de comum entre elas é isto: são processos cujo objetivo final é a diminuição ou eliminação de sintomas ou estados psicopatológicos. Toda terapêutica se baseia em uma psicopatologia, a maior parte das psicoterapias utilizam o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais ou a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde. Uma psicoterapia, portanto, oferece a possibilidade de tratar determinados sintomas e estados patológicos através de diferentes técnicas desenvolvidas na Psicologia.

Raphael Reis Dela Cela

Psicanalista, Psicólogo

Salvador

Agendar uma visita

Trata-se de uma terapia cuja finalidade é tratar questões relacionadas à mente e problemas psicológicos como depressão, ansiedade, dificuldades no relacionamento, entre outros.

Natasha Adamczyk

Psicólogo

Florianópolis

Agendar uma visita

Geralmente as pessoas buscam Psicoterapia quando estão sofrendo por algum motivo (Bio-psico-sócio-emocional). A psicoterapia auxilia o paciente a encontrar caminhos alternativos para resolver problemas e redimensionar as situações, observando sobre outro ponto de vista.

Qualquer ser humano pode precisar de terapia. Você pode estar passando por um momento difícil de sua vida ou sente dificuldades em relação a si mesmo, ou a como lida com as outras pessoas... No consultório, utilizo a Terapia Cognitivo-Comportamental para ajudar o paciente a compreender, automonitorar e ressignificar os pensamentos e crenças disfuncionais que lhe causam desconforto e/ou sofrimento...

Edith Vieira Carneiro Andrade

Psicólogo

Nova Iguaçu


Buscar um atendimento psicológico é muito comum e não precisa estar associado diretamente com uma patologia. A psicoterapia é uma relação profissional entre um terapeuta devidamente habilitado e um cliente, que tem por base princípios e técnicas da Psicologia. O psicoterapeuta poderá ajudar a pessoa a descobrir as suas necessidades, a aceitar as suas emoções, mesmo aquelas que evita, em vez de se deixar dominar por elas, tornando-se autor da sua nova história. O foco é assumir o controle sobre seus próprios pensamentos, emoções e atitudes e com isso desenvolver melhor qualidade de vida mental e social. A psicoterapia acontece em sessões semanais de 50 minutos à 1 hora.

O trabalho de psicoterapia consiste em uma escuta atenta das demandas dos clientes para ajudá-los a se sentirem melhor utilizando técnicas de reestruturação cognitiva e comportamental, meditação de Mindfulness (atenção plena), Life Coach e Florais de Bach. São consultas semanais de 1 hora de duração.

Raquel De Queirós

Psicólogo

Niterói


A psicoterapia oferece a possibilidade de trabalhar uma questão focal que provoque incomodo ao indivíduo ou questões profundas que geralmente já o incomodam há algum tempo. O objetivo da psicoterapia é proporcionar reflexão de conteúdos inconscientes e desenvolvimento emocional. Contribuindo para o aumento da autonomia, autoestima e bem estar do indivíduo.

A Psicoterapia tem como finalidade tratar e cuidar de questões emocionais, cognitivas, existenciais, problemas de relacionamento, buscando o foco no bem estar e qualidade na saúde mental.

Susan Yuri Satake

Psicólogo

Mogi das Cruzes


A psicoterapia individual tem o objetivo de ajudar no encaminhamento de resolução de problemas e no autoconhecimento. Isso ocorre através do diálogo, da análise de situações cotidianas e de conteúdos inconscientes que afetam o comportamento e as tomadas de decisões.

Alana Zanlorenzi

Psicólogo

Campo Largo


A psicanálise é uma área da psicologia que tem por objetivo retomar as questões secretas e sigilosas guardadas no inconsciente e trazer tais questões ao consciente com o objetivo de revelar aspectos que no cotidiano acabam até surgindo, mas que não damos atenção suficiente e com o tempo isso acaba nos causando algum tipo de sofrimento. Enfrentar a si mesmo em terapia é ter a coragem de encarar a si mesmo nas suas verdades mais secretas.

Christian Gabalde

Psicanalista, Psicólogo

Ribeirão Preto


A psicoterapia é um conjunto de técnicas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas, através de ajudá-las a compreender melhor seus problemas e a origem deles. Há técnicas psicoterápicas para uma série de condições e elas são especialmente úteis em transtornos de ansiedade. Por vezes, as pessoas procuram psicoterapia mesmo sem ter um diagnóstico psiquiátrico, para melhorar seus relacionamentos, seja porque têm algum problema, seja para se tornarem mais eficientes na relação com outros seres humanos. Cabe ao psiquiatra distinguir quando se trata de um transtorno psiquiátrico que requer tratamento medicamentoso e quando a indicação é psicoterapia ou há necessidade de ambos.

A psicologia surgiu a partir de um braço da filosofia que buscava o entendimento dos mecanismos da mente. Avançou incrivelmente ao longo dos séculos XIX e XX com desenvolvimento de várias modalidades terapêuticas como a terapia cognitiva, psicanálise, terapia interpessoal, terapia de aceitação e compromisso etc. Através da psicologia busca-se entender os mecanismos do sofrimento a fim de se propor soluções. Criada por Aaron T. Beck, a terapia cognitiva é uma das modalidades mais extensamente estudadas da atualidade. Possui eficácia validade empiricamente para o tratamento de problemas como pânico, ansiedade generalizada, depressão, transtorno obsessivo compulsivo, dentre outros.

A psicoterapia é um tratamento realizado por psicólogos voltado para as pessoas que passam por algum conflito psicológico, dor emocional, doenças psicológicas ou que procuram um maior autoconhecimento. No tratamento psicológico o paciente tem um ambiente seguro, amparado pelo sigilo, onde pode expor suas angústias e medos. O psicólogo possui conhecimento teórico do desenvolvimento e comportamento humano que ajudam o paciente a tomar consciência da origem dos seus problemas, entendê-los e encontrar uma forma de lidar com eles.

Gilmara Wolkartt

Psicólogo

Vitória


Psicoterapia cognitivo - comportamental A psicoterapia cognitivo-comportamental pode ser utilizada para o tratamento de adultos, adolescentes e crianças com os mais variados problemas emocionais. Dentre seus maiores benefícios podemos citar o fato de ser uma psicoterapia que pretende ser mais breve, pois é estruturada e focada em objetivos que serão traçados de acordo com as problemáticas do paciente.

Lory Gonçalves

Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Para poder obter respostas às suas dores e questionamentos, é necessário antes encontrar um “porto seguro” para depositar seus sofrimentos, suas verdades e angústias. A partir daí, as respostas virão naturalmente, envolvidas em um sentimento de força, poder e certeza. A entrevista inicial é determinante para sentir, ou não, esta confiança, pois somente com este vínculo estabelecido é que os resultados poderão surgir, em forma de transformação interior, trazendo outro olhar para a sua angústia, com mais alivio e confiança. Da mesma forma, eu como profissional também preciso me identificar com sua questão e saber se sou ou não a pessoa adequada para acolher a sua demanda. Experimente.

A psicoterapia visa levar o sujeito a uma reflexão sobre a forma como este lida com suas dificuldades e com o que lhe aflige. Durante o processo, o cliente será levado a refletir e buscar alternativas mais saudáveis de lidar com o ambiente e com as mais diversas situações que pode vivenciar. A psicoterapia é útil no tratamento de transtornos de ansiedade, insegurança, dificuldade de tomar decisões e de se relacionar. Cabe ressaltar, que para maior avanço no tratamento, o cliente precisa se engajar e se colocar disponível.

Bruno Rodrigues

Psicólogo

Araruama


Existe um preconceito no sentido de que ir ao psicologo é coisa de gente com problemas mentais ou que é algo caro e inacessível. Ouros ainda acham que é o mesmo que falar com qualquer amigo ou até com a manicure. No entanto, terapia não é nada disso. É questão de tratar de si, malhar a mente como malha o corpo. É questão de aprender a lidar com situações difíceis, a conviver com o que não pode mudar. É aprender dar outro entendimento a pensamentos disfuncionais que lhe levam ao sofrimento.É buscar qualidade de vida. A terapia também não é um tratamento longo ou infinito como muitos pensam. Às vezes uma consulta de aconselhamento pode resolver a questão que está atormentando o paciente.

No tratamento realizado da psicoterapia psicanalítica, toda vez que uma pessoa estiver passando por problemas na sua vida, sejam de relacionamento, saúde e ou profissional, e não conseguir encontrar uma resposta satisfatória para a resolução do problema, poderá estar em crise. É nesse momento que se dara a importância de um tratamento psicoterapico, que visará promover resultados decisivos na vida da pessoa.

Fabiana Cruz Destro

Psicanalista, Psicólogo

Araraquara

Agendar uma visita

A psicoterapia é um processo de auto conhecimento que visa encontrar o ponto de equilíbrio. Nela, existe o apoio de um profissional para os diversos momentos de vida que você está passando como separação, problemas no trabalho, ansiedade e outras situações que você sente que precisa de ajuda. Muitas vezes a queixa emocional que leva o cliente a procurar ajuda se modifica ao longo das sessões. Psicoterapia tem o objetivo de ajudar o cliente a identificar seus sentimentos, entender o porquê de alguns dos seus comportamentos, melhorar seus relacionamentos e aprender a se conhecer.

Sara Bastos Barroso

Psicólogo

Fortaleza


É um método de tratamento que busca alcançar o bem-estar psicológico. Leva o cliente a ter um maior conhecimento sobre si mesmo, e a ter poder sobre suas próprias escolhas. É um meio que visa desenvolver a capacidade do indivíduo gerir com autonomia e eficiência os desafios apresentados no decorrer da vida. A psicoterapia é muito mais do que buscar conselhos ou desabafar com alguém seus problemas e dificuldades, é uma relação profissional entre terapeuta e cliente, baseado em princípios e técnicas da Psicologia, diferenciando de outros espaços do falar e ouvir. Na psicoterapia entramos em contato com nossas próprias necessidades, emoções, nós tornando autores de nossa propria história.

A psicoterapia é o tratamento mais tradicional realizado pelo psicólogo. Geralmente consiste em sessões semanais de 50 minutos, podendo haver uma freqüência maior ou menor de acordo com cada caso. No início é feita uma avaliação clínica que costuma durar de uma a quatro sessões. Nessas primeiras sessões o profissional faz perguntas para avaliar o caso, aplica questionários e testes se for necessário, e o cliente tem a oportunidade de tirar todas as suas dúvidas e avaliar se gostaria ou não de continuar na terapia. O processo de psicoterapia não tem duração determinada, mas os bons profissionais se comprometem a não estender o processo para além do extremamente necessário.

Dennys S. Oliveira

Psicólogo

São Paulo


O sujeito sozinho, nem sempre encontra a solução, é necessário um psicoterapeuta para auxilia lo a enxergar, identificar, modificar fatores de resistência, muitas vezes inconscientes.

Início dos atendimentos direcionadas à criação de vinculo terapêutico. Com o andamento da terapia iremos realizar: avaliação psicológica, lista de problemas e dificuldades atuais; lista de metas (expectativas com processo terapêutico) e um plano de ação de mudança.

Rafael Rouquayrol Assunção

Psicólogo

Fortaleza


A Psicoterapia é um processo realizado por um psicólogo e/ou terapeuta com alguma especialidade. É um processo que inclui 12 ou mais sessões com foco específico em uma ou mais queixas da pessoa. É um processo que tem começo, meio e fim e, em alguns casos, é sugerido que outros profissionais sejam consultados (fonoaudióloga, psiquiatra, neurologista).

Ana Paula Gonçalves Donate

Psicólogo

São Paulo


A experiência da Psicoterapia é um espaço integralmente seu. Esse momento é moldado para você, sem julgamentos, sem pressões, se tornando um momento em que você poderá se (re)descobrir, se (re)inventar e (re)ssignificar situações e pessoas na sua vida. É muito importante entender, que a busca por terapia é o primeiro sinal de lucidez e saúde mental, pois só as pessoas lúcidas são fortes e assertivas para buscar novas ferramentas para corrigir aquilo que não está bem. Investir em qualidade de vida, é investir em você, e nos bons frutos que esse termo pode gerar no seu dia-a-dia, trabalho, família, relacionamentos ou em qualquer campo que você desejar.

Nei Carneiro

Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A psicoterapia, é uma abordagem científica antigamente usada no tratamento de doenças. Atualmente, ela é recomendada para todas as pessoas que buscam o bem estar de maneira geral, seja ele a melhoria profissional, social,conjugal bem como tudo o que está relacionado ao bem estar. O processo consiste em sessões semanais de 50 minutos, nas quais, por meio das conversas, o paciente adquire autoconhecimento, ou seja, conhece a si mesmo com o auxílio do profissional. O contexto da relação entre paciente e profissional é totalmente sigiloso e não possui nenhum tipo de julgamento, partidarismo, visando favorecer que o paciente fique a vontade para falar sobre si.

O processo psicoterápico acontece de maneira colaborativa entre o paciente e o Psicólogo, mediante técnicas validadas e reconhecidas cientificamente. Tem por objetivo o restabelecimento das emoções, o autoconhecimento, a compreensão das causas do que lhe acomete, bem como permitir que o paciente, através deste processo, consiga desenvolver recursos próprios para lidar com as dificuldades apresentadas e vindouras. A psicoterapia visa também, proporcionar equilíbrio e bem-estar, considerando os vários aspectos de sua vida familiar, laboral, pessoal e social.

Gracy Ramos Da Silva Nakakura

Psicólogo

Taguatinga


A psicoterapia de uma maneira geral, é um processo cujo o objetivo é ajudar as pessoas a cuidar de questões emocionais, psicológicas e também ajudar no seu auto conhecimento, de maneira que tome consciência de seu modo de ser, agir e de se relacionar com as pessoas e com o mundo.

A resolução do Conselho Federal de Psicologia N.º 010/00 especifica e qualifica a psicoterapia como prática do psicólogo. De acordo com o artigo 1º, a psicoterapia é prática do psicólogo por se constituir, técnica e conceitualmente, um processo científico de compreensão, análise e intervenção que se realiza através da aplicação sistematizada e controlada de métodos e técnicas psicológicas reconhecidos pela ciência, pela prática e pela ética profissional, promovendo a saúde mental e propiciando condições para o enfrentamento de conflitos e/ou transtornos psíquicos de indivíduos ou grupos.

Sandra Mara Comper

Psicólogo

Balneário Camboriú

Agendar uma visita

A Psicoterapia acontece geralmente uma vez por semana em um atendimento com um Psicólogo, em um lugar chamado setting terapêutico, um lugar que é composto por duas poltronas. Ali é um espaço seguro, em que o Profissional da Psicologia tem um compromisso ético com você de que tudo o que for dito ali, não será dito pelo Profissional para ninguém. A escuta do Psicólogo deve ser imparcial e sem julgamentos, então é uma ótima oportunidade de você falar o que realmente precisa e assim através da fala do paciente vamos percebendo as mudanças de comportamento e de atitudes em situações da vida. Na terapia pode-se tratar questões específicas da vida ou usá-la para gerar um autoconhecimento.

A Psicoterapia Breve é caracterizada por um tratamento que possui um tempo delimitado para encerrar e que é reduzido se comparado a psicoterapia convencional, e tem embasamento principal na Hipnose Naturalista ou Ericksoniana, com recursos associados de outras abordagens, como descrito no site www.sabbi.com.br. O número de sessões é variável, dependendo de cada caso são necessárias diversas sessões, alguns 5 a 12 sessões, outras um pouco mais. Outros processos de transformações mais completos geralmente se completam até 24 sessões. Nas 1as sessões definem um foco claro e específico e os recursos que serão utilizados para alcançar os objetivos, e durante o processo se percorre este caminho.

Deroni Sabbi

Psicólogo, Terapeuta complementar

Porto Alegre

Agendar uma visita

Há uma variedade de técnicas e práticas utilizadas na psicoterapia: Como funciona a psicoterapia psicanalítica: Uma abordagem à terapia que envolve mergulhar em pensamentos de um paciente e experiências passadas para procurar pensamentos inconscientes, sentimentos e memórias que podem influenciar o comportamento. Como funciona a psicoterapia Cognitivo-comportamental: Um tipo de psicoterapia que envolve técnicas cognitivas e comportamentais para mudar pensamentos negativos e comportamentos desajustados.A psicoterapia humanista: uma forma de terapia que se concentra em ajudar as pessoas a maximizarem o seu potencial.A psicoterapia no geral usado para descrever o processo através da Fala.

Mariana Monteiro

Psicólogo

Recife


A psicoterapia é um processo que visa a tomada de consciência do cliente, para que ele expanda sua consciência e comece a perceber novos caminhos, novas realidades, novas opções, se perceba de uma outra maneira, ressignifique as situações passadas, descubra suas potencialidades, dentre outras coisas. O psicoterapeuta não dá respostas, mas faz com que o próprio cliente reflita e encontre as melhores respostas para si. O psicoterapeuta é um acompanhante nessa busca de novos caminhos do cliente. Eu, como psicoterapeuta, busco acolher todos os clientes e ajudá-los a encontrar as respostas que estão buscando.

Milena Puga Araujo

Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Psicoterapia e um método de tratamento de distúrbios psíquicos e adaptativos, que se estabelece em uma relação entre o terapeuta e seu paciente, visando reduzir ou remover um problema, queixa ou transtorno apresentado por um paciente que busca ajuda. Proporcionando assim um melhor equilíbrio e bem-estar psíquico. Onde a partir de um referencial teórico o terapeuta auxilia este paciente, lhe dando suporte para modificar problemas emocionais, cognitivos e comportamentais.

A psicoterapia é indicada para qualquer pessoa que esteja buscando o auto-conhecimento, o desenvolvimento pessoal, a descoberta de potenciais e habilidades. O trabalho psicoterapêutico também contribui para a solução de problemas como stress, nervosismo, medos, inseguranças, ansiedade, insônia ou perturbações do comportamento habitual de sono, timidez, dificuldade em tomar decisões, traumas, problemas de relacionamento, problemas familiares, luto e muitas outras questões que perturbam o equilíbrio e afetam a qualidade de vida.

Uma forma de alcançar um equilíbrio, que proporcionara uma melhor qualidade de vida; a psicoterapia tem diversas formas de trabalhar para o sujeito que a procura, proporcionando autoconhecimento e alivio de possíveis medos e ansiedades.

Bruna Sontag

Psicanalista, Psicólogo

Itatiba

Agendar uma visita

A psicoterapia ocorre no desenvolvimento da relação terapêutica do psicólogo com a pessoa que está em sofrimento psíquico através da escuta técnica e qualificada ajudando o cliente no entendimento e resolução de seus problemas, superando pensamentos e comportamentos perturbadores, melhorando seu bem estar, suas relações sociais, trabalho e qualidade de vida como um todo.

Jocélia Peixoto

Psicanalista, Psicólogo

Duque de Caxias

Agendar uma visita

Na psicoterapia junguiana o psicoterapeuta irá interpretar os dados de uma experiência de diferentes maneiras. Diferenciará o indivíduo como uma personalidade ímpar, mas que só se pode afirmar sobre o que se reconhece em si. O psicoterapeuta deixa fora seu conhecimento e suas experiências pessoais para permitir que aquela personalidade se expresse e não se estabeleça críticas ou julgamentos. A psicoterapia junguiana funciona em colaboração mutua entre terapeuta e analisando.

Ana Carolina Fernandes

Psicólogo

Londrina


A Psicoterapia Psicanalítica que é o que mais desenvolvo, é basicamente o entendimento dos sentimentos, emoções, atitudes e relações que cada um de nós constrói ao longo da vida. Isto cria a personalidade de cada um, aprendida ou recebida pelos pais e pela sociedade. Em nossa primeira infância, por exemplo, não temos consciência do que estão nos ensinando ou das atitudes que percebemos e imitamos quase que instantaneamente. Isso vai ficando gravado em nossa mente. Mas de uma forma que não conseguimos entender conscientemente, porque, quando adultos tomamos tais atitudes, ou sofremos por motivos que outros não sofrem, ou ainda sentimos tudo o que sentimos. Conhecer a si mesmo te libertará.

Eduardo Cantelli

Psicanalista, Psiquiatra

Florianópolis

Agendar uma visita

Os limites do trabalho do terapeuta residem na vontade do sujeito de entrar em análise. Quando uma pessoa se encontra com outra, ela escolhe o quanto de si irá compartilhar. O processo terapêutico é o encontro em que cada oferece partes de si até que o todo seja confiado. Posteriormente é, a partir do sintoma, que se chega ao símbolo, lhe dá formulação linguística e possibilidades de interpretação. O símbolo libera estratégias de ação no cotidiano. O terapeuta, ao mostrar interesse pela personalidade total do paciente, suas potencialidades e bloqueios, viabiliza que os impulsos de desenvolvimento sejam impulsionados. Dá-se início a conquista do amadurecimento.

Aline M. S. De Coster

Psicólogo, Psicopedagogo

Rio de Janeiro


A psicoterapia é um processo no qual a finalidade é o tratamento dos problemas psicológicos. Com atividade principalmente verbal, é capaz de ajudar na construção de autoconhecimento e resolução de seus problemas, tais como: superação de crises, problemas de relacionamentos, estresse, ansiedade, desenvolvimento de habilidades interpessoais, desconfortos com alguma situação, entre outros. O psicólogo pode ajudar-lhe a não se sentir tão sobrecarregado com seus problemas e ajudar-lhe a trabalhar com suas questões emocionais para que assim possa prosseguir sentindo-se melhor. A psicoterapia lhe oferece um ambiente no qual há apoio para você ser quem você é, falar tudo o que desejar.

Jullyane Moreira

Psicólogo

São Paulo


A Terapia Cognitivo Comportamental é baseada no conceito de que seus pensamentos, sentimentos, sensações físicas e ações estão interconectados e que pensamentos e sentimentos “negativos” podem prendê-lo em um ciclo vicioso. A TCC visa ajudá-lo a lidar com problemas geralmente de uma forma mais positiva/assertiva, dividindo-os em partes menores. Você é mostrado como alterar esses padrões “negativos” para melhorar a maneira como você se sente. Ao contrário de alguns outros tratamentos, a TCC lida com seus problemas atuais, ao invés de se concentrar em questões do seu passado. Procura maneiras práticas para melhorar seu estado de espírito em uma proposta que pode ser inserida no seu dia-a-dia.

Sérgio Silva

Psicólogo

Marília


O primeiro grande objetivo da Psicoterapia é desenvolver o autoconhecimento. Concomitantemente é trabalhado patologias e dificuldades diversas que cada um trouxer. Conhecer a si mesmo proporciona clareza diante de escolhas e uma tomada de decisão mais coerente com seus próprios valores. Além disso é possível aprender a valorizar e potencializar os próprios pontos fortes e aprender a trabalhar com os pontos fracos, suas dificuldades e patologias.

Camila Reis

Psicólogo

São Paulo


Atendimento em sessões com duração de 50 minutos com trabalho de acolhida e apoio em situações de dor psíquica e com estímulo ao autoconhecimento e desenvolvimento de potencial humano para ser feliz, pois todos, sem exceção, merecemos.

Mara C. Ferreira

Psicólogo

Curitiba


Olá, Sou Teresa, psicóloga há 26 anos formada pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Desde então venho me capacitando para psicologia clínica. Trabalho com a Abordagem Comportamental, Abordagem Ericksoniana e Hipnoterapia e Psicologia Positiva, uma prática inovadora, que foca naquilo que funciona e nos ensina que o otimismo pode ser aprendido o que vem ajudando centenas de pessoas a se tornarem pessoas mais felizes. Presencialmente realizo também trabalhos corporais com visão da leitura corporal.

A psicoterapia é um processo no qual, em um ambiente terapêutico e protegida pelo sigilo profissional, a pessoa tem oportunidade de detectar e conscientizar aspectos sobre seus complexos, suas características ocultas, seus limites e a verdadeira forma que se relaciona no mundo. É extremamente importante para quem tem interesse no autoconhecimento e qualidade de vida.

Alexandre Neves

Psicólogo

Teófilo Otoni

Agendar uma visita

A psicoterapia é um atendimento indicado para tratamento de questões de cunho emocional, existencial, dificuldades em relacionamentos, etc. O psicólogo é um profissional que visa auxiliar no alívio das dificuldades ou sofrimentos da pessoa que o está procurando. É um acompanhamento realizado sem julgamentos ou críticas, buscando compreender o paciente na sua essência e acolhê-lo. As sessões são realizadas semanalmente, com duração de 50 minutos cada nas quais são trabalhadas as demandas do paciente. À medida que se observa melhora no processo terapêutico, as sessões podem passar a ser quinzenais ou mensais até o momento de receber alta.

Psicólogo? Eu não sou maluco.... Infelizmente ainda existe um grande preconceito sobre a psicoterapia. Ainda ouvimos muito dizer: "Depressão é frescura" , etc. A verdade é que psicoterapia tem o propósito do autoconhecimento. Existem indivíduos que não se conhecem, não sabem quem são. O psicólogo entra justamente aqui, como se fosse um espelho pra mostrar para os pacientes as suas debilidades, e até mesmo adoecimento. O psicólogo faz o papel da lanterna quando se faz uma trilha, ilumina o caminho do indivíduo para que o mesmo chegue no seu destino.

A terapia é um processo que pode auxiliar as pessoas a enfrentarem determinadas situações do cotidiano. A psicoterapia tem como objetivo proporcionar ao cliente conversar com um profissional qualificado na área de saúde emocional para que juntos examinem seus problemas e as dificuldades enfrentadas em relação ao seu dia a dia, e no decorrer da sua vida, verificando as possibilidades e encontrando uma melhor forma de lidar com as situações.

Paloma Santos Lemos

Psicólogo

Belo Horizonte


Quando buscar psicoterapia? Não existem regras para isso, mas em minha experiência tenho notado que um momento importante para se buscar a psicoterapia é quando temos questões, problemas, perguntas ou algo que gostaríamos de mudar em nós e que não conseguimos resolver sozinhos. Aquele ponto que te incomoda e que você já tentou resolver de várias formas: conversando com amigos, líder religioso, companheiro amoroso, professores, não conseguindo encontrar uma solução satisfatória com essas ajudas e insiste no ponto sem saber como isto surgiu ou como mudar isso. Outras pessoas buscam psicoterapia para alcançar algum objetivo que gostariam de conquistar ou para se conhecer melhor.

Processo de tratamento individual através da fala, focado na resolução de questões emocionais como ansiedade, depressão, estresse, dificuldades no relacionamento, dificuldade para exposição social, entre outros. Além de terapêutico, o processo fortalece a autoestima, e promove autoconhecimento e autoconfiança. Atendimento a adultos e adolescentes.

Isabele Sartori

Psicólogo

Santo André, SP

Agendar uma visita

Consiste em um processo de médio a longo prazo que visa acompanhar o paciente na compreensão de suas questões para que seja possível que dê novos significados para suas experiências. Voltado tanto para aqueles que buscam autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, quanto para aqueles que desejam tratar de questões como: ansiedade, depressões, angústias, conflitos nos relacionamentos, estresse, dependências, compulsões, ou quaisquer outras vivências que estejam causando sofrimento. Importante saber que existem psicoterapias de diversas abordagens teóricas diferentes, com modos diferentes de olhar o sofrimento e direcionar os tratamentos.

Proposta de investigar e tratar aspectos psicológicos que possam favorecer diversas modalidades de sofrimento (depressões, ansiedades, estresse, problemas de relacionamento, insônias, dependências, luto). O tratamento se baseia na ideia de proporcionar um ambiente acolhedor e facilitador para promoção de mudanças, através de construção de relação terapêutica que permita o acesso a conteúdos mentais importantes que possam ser trabalhados em conjunto pela dupla terapeuta e paciente. Além disso, com maior conhecimento sobre si, suas emoções, sua vida mental, também é esperado que se desenvolva uma maior autonomia dos pacientes após um tempo de tratamento.

Tauana Marsola

Psicólogo

São Paulo


A psicoterapia ocorre mediante o desenvolvimento da relação terapêutica entre o psicoterapeuta e a pessoa em sofrimento psíquico através de uma escuta atenta, qualificada e técnica. Visa auxiliar o paciente em seu sofrimento psíquico, auxiliando-o na resolução de problemas, na percepção de si mesmo e de suas potencialidades, nas suas dificuldades nos relacionamentos pessoais, profissionais, familiares e afetivos. Podendo, assim, ter uma nova visão de si e do mundo a sua volta, melhorando seu bem estar psíquico e emocional, ter melhor qualidade de vida e lidar de forma mais saudável com seus relacionamentos.

Cláudia Ferreira Melo

Psicanalista, Psicólogo

Duque de Caxias

Agendar uma visita

É importante o acompanhamento psicológico pois ele traz um melhor entendimento as questões relacionadas a vida, relações sociais e ambientes em que o indivíduo está inserido. A psicoterapia traz a tona questões e até mesmo soluções para as mesmas que o indivíduo sozinho teria mais dificuldade para encontrá-las. A psicoterapia é um processo de auto conhecimento onde o indivíduo tende a crescer internamente.

A Psicoterapia de abordagem Cognitiva-comportamental parte do pressuposto que afeto e comportamento, em geral, nascem dos pensamentos (cognição). Assim, promover intervenções cognitivas e comportamentais geram mudanças nos sentimentos, nos pensamentos e nos comportamentos. Dessa forma, entender o sofrimento emocional que uma situação provoca ajuda a esclarecer quais os pensamentos e comportamentos que podem estar gerando dor psíquica. É neste conjunto, pensamento e comportamento, que Psicólogo cognitivo-comportamental atua. Essa psicoterapia promove o que se chama de Psicoeducação, pois ensina ao paciente a compreender a relação entre suas emoções, pensamentos e comportamentos.

Psicoterapia é um termo que se refere a qualquer linha de terapia que se utiliza da palavra como ferramenta. Dentre as mais conhecidas são psicanálise, terapia cognitivo-comportamental entre outras. Este modelo de terapêutica pode ser realizada por psiquiatras e psicólogos como única abordagem do caso, como também em conjunto com estratégias como as medicações.

A psicoterapia é um método utilizado por psicólogos para tratamento de problemas de natureza emocional, existencial, dificuldades de relacionamento, fobias, e também para crescimento e desenvolvimento da personalidade. O psicólogo é uma pessoa capacitada para auxiliar sem julgamento, buscando, acima de tudo, compreender a pessoa que sofre para melhor ajudar. Na terapia, é importante que o paciente fique à vontade para falar, sem receios, expondo seus conflitos e dificuldades de uma forma autêntica e espontânea. Um desenvolvimento pessoal global e um maior autoconhecimento é sempre obtido com o tratamento. Vale salientar que é estabelecido um contrato onde há o sigilo por parte do terapeutaa.

Milena Luiza Gomes

Psicólogo

Campinas


Atendimento realizado com sigilo profissional por um psicólogo com a finalidade de tratar questões como dificuldades emocionais, individuais, relacionais e familiares, por exemplo: crise no casamento, dificuldade em tomar decisões, traumas, irritabilidade, medo de falar em público, ansiedade entre outros. Ampliando o espaço para descobertas no sentido de aprender a lidar com demandas e conflitos. Psicoterapia leva à mudança.

A Psicoterapia tem como objetivo auxiliar o paciente a entender suas questões mais íntimas, que está muito além do que este acredita que seja. Auxiliando a entender questões de cunho social, emocional, pessoal,etc. Trabalho com o paciente de uma forma dinâmica, onde não fico apenas na escuta, mas também faço apontamentos quando necessário auxiliando-o a uma possível compreensão, o fazendo pensar, se questionar, mas de maneira alguma tomando a decisão em seu lugar ou induzindo-o . Visando sempre sua saúde e equilíbrio emocional, para que este alcance seus objetivos e consiga lidar com suas questões de tal forma que não o agrida.

Marcia Ramalho Sodré Ferreira

Psicólogo

São Paulo


Conhecer a si mesmo. Isso resume o processo terapêutico. A escuta qualificada do psicólogo, contribui para que haja maior percepção sobre si mesmo e compreensão de seus processos emocionais. Por que reajo assim diante de tal situação? O que me leva a permitir que aquilo me afete dessa forma? O que me impede de me movimentar em direção de minha satisfação? Esse espaço de reflexão contribui tanto com o autoconhecimento quanto com questões mais profundas quanto depressão, ansiedade, dentre outros.

“Para que serve Terapia?” Essa é uma pergunta que muitas pessoas tem me feito... A palavra Terapia significa "cuidado" "tratamento”... No caso da psicoterapia, é "um cuidado com a alma, mente, emoções". Fazer Terapia , representa buscar um cuidado para si mesmo.( ...assim como alguém vai para uma academia, faz uma dieta, mesmo não estando doente....), também é uma oportunidade para se conhecer melhor em um contexto- ambiente (setting analítico) onde há uma escuta (técnica) por parte do terapeuta, diferente de uma conversa com um amigo, familiar... embora estas também sejam importantes....Além disso, a psicoterapia pode ajudar a pessoa a lidar com seus conflitos e problemas emocionais.

Marcelo S Lima

Psicólogo, Sexólogo

São Paulo


A psicoterapia envolve situações e problemas de fundo emocional ou mental como tristeza, depressão, ansiedade, doenças crônicas, transtornos de personalidade ou psiquiátricos, situações da vida como o divórcio, estresses, problemas de relacionamentos, problemas escolares e outras dificuldades do dia-a-dia. Ela é aconselhada para pessoas de todas as idades, desde crianças, adolescentes, adultos até idosos.

Amanda Santos

Psicanalista, Psicólogo

Osasco

Agendar uma visita

As dúvidas quanto às psicoterapias são completamente naturais. Enquanto ciência, a psicoterapia, prática clínica da psicologia, é relativamente nova na história humana. A psicologia nasce a partir da necessidade de apropriação dos conteúdos subjetivos de cada ser humano, em meados do século XIX. Até então, não havia espaço para as necessidades individuais, apenas eram vistas as necessidades coletivas da sociedade da época. Sendo assim, a psicoterapia moderna possui diversos métodos de enxergar, acolher, analisar e intervir no sofrimento humano. O papel do psicoterapeuta não será fornecer respostas reducionistas, mas guiar o paciente em um autoconhecimento capaz de criar as próprias soluções.

Rafael Di Matteo

Psicólogo

São Paulo


Psicoterapia é um tipo de terapia cuja finalidade é tratar os problemas psicológicos, tais como depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamento, entre outros problemas de saúde mental.

A psicoterapia é o modo como o psicoterapeuta trabalha com seu paciente através do diálogo, de modo a levar o mesmo a experienciar seus afetos e emoções, mais que nomeá-los ou interpretá-los racionalmente. O terapeuta se coloca como um facilitador, que acompanha as “sementes” da psique alheia,ajudando-as a se desenvolver, diferente da postura médica que visa tratar de doenças. As próprias noções de cura e patologia são particulares em sua teoria de Jung, a Psicologia Analítica, pois vê na patologia a tentativa inconsciente de a psique se restabelecer, tendo em vista sua concepção autorreguladora do sintoma, que pode compensar ou complementar a atitude unilateral do eu.

A psicoterapia pode ser explicada, metaforicamente, como uma costura. Muitas vezes, de maneira inesperada, a agulha do sofrimento psíquico perfura o tecido de nossa alma, trazendo angústia e profundas inquietações. Faz bem pensar naquela parte desfiada, na bainha malfeita e no tecido que jaz despedaçado em nós. Talvez, lá se encontre a resposta que tanto buscamos. O psicólogo não oferecerá a linha, não ensinará o corte nem dará a solução do emaranhado. Mas, ao contrário do que se espera, fará com que o paciente encontre forças em si mesmo para enfrentar os grandes desafios dessa inacabada e interminável costura chamada: VIDA.

Paulo Crespolini

Psicólogo

São Paulo


Trata-se de um trabalho individual que normalmente acontece com consultas semanais. Neste espaço de acolhimento, a pessoa pode entender melhor como lida com sua vida, e a partir desta compreensão transformar aquilo que não a satisfaz. A psicoterapia busca sempre a auto-compreensão, e a partir disto uma melhora na qualidade de vida. Um pessoa que se conhece bem pode lidar melhor com a vida e ter mais sucesso.

Na psicoterapia de abordagem Humanista - centrada na pessoa - o processo terapêutico é um trabalho de cooperação entre psicólogo e cliente para que o potencial ao crescimento da pessoa seja colocado em prática e, desta maneira, possa se tornar alguém mais pleno e integrado com aquilo que realmente pensa e sente em relação a si mesmo e ao mundo.

Erica Viana

Psicólogo

Campinas


Trata-se de um processo terapêutico no qual a relação estabelecida entre psicólogo e paciente se apresenta como uma experiência com grande potencial de promover mudanças no modo do paciente lidar com a sua existência e responder às mais diversas questões impostas pela vida humana. Dessa forma, busca-se estabelecer vínculo de confiança para que o paciente possa trazer todos os conteúdos que achar necessário, permitindo-se refletir sobre eles junto com o terapeuta, alcançando novas perspectivas.

É um tratamento que visa a partir da fala, e orientação e técnicas psicológicas contribuir para que cada cliente possa entender e conseguir lidar com uma série de problemas psicológicos ou dificuldades emocionais. Podendo vir a auxiliar na eliminação ou no controle de sintomas que possam prejudicar seu bem estar e acometimento de sofrimentos, algumas das vezes trazendo sentimos tristes, irritados ou ansiosos em níveis desproporcionais e acabamos tendo diversas áreas do cotidiano afetadas.

A psicoterapia é um tipo de terapia cuja finalidade é tratar problemas psicológicos e emocionais tais como depressão, ansiedade, timidez, problemas de relacionamento e muitos outros transtornos e dificuldades que surgem na vida das pessoas. É um processo de extrema profundidade e visa o conhecimento do funcionamento psicológico e mental das pessoas, possibilitando assim um novo modo de enxergar a própria vida e as situações difíceis que nela ocorrem. Os resultados são excelentes quando o paciente se engaja no processo de psicoterapia. São perceptíveis mudanças e melhorias na qualidade de vida de forma geral.

Guilherme Schezzi Botelho

Psicólogo, Psicopedagogo

Ribeirão Preto

Agendar uma visita

Atendimentos dentro da Abordagem Sistêmica, com um olhar integral do Ser Humano como uma pessoa única com individualidades e particularidades.

A psicoterapia é um espaço para que você se conheça, conheça seus limites, a sua forma de lidar com as suas emoções, como você se relaciona com o mundo, gerando consciência e com isso mais facilidade de viver, de solucionar conflitos e problemas. Muitas vezes, o trabalho emocional que a psicoterapia propõe ajuda a desenvolver diversas áreas da vida, como afetiva, profissional, financeira, familiar, entre outras. Junto com seu psicólogo você pode escolher que tema quer trabalhar e aprofundar em cada sessão, podendo melhorar em todos os aspectos da sua vida! Costumo dizer que todas as pessoas "deveriam" fazer terapia em algum momento da vida, porque o aprendizado sobre nós mesmos é enorme.

Fabiana Fuchs

Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A psicoterapia individual, indicada como adjuvante ao tratamento medicamentoso, aumenta a resposta e adesão ao tratamento, além de prover um melhor conhecimento de si próprio e de relacionamento com o terceiros e fatores ambientais. A psicoterapia individual, geralmente, é semana, com horário fixo pré-estabelecido, com limite de duração das sessões combinado entre as partes. O tempo total de tratamento dependerá da evolução individual e engajamento pessoal.

A psicoterapia é um tipo de terapia que tem como foco trabalhar os processos emocionais e comportamentais de um indivíduo, casal ou grupo de pessoas. O processo de psicoterapia pode ocorrer na clínica onde o profissional atende, à domicilio ou via online. As sessões de psicoterapia ocorrem normalmente semanalmente e tem duração entre 45 a 50 minutos. A principal ferramenta utilizada na psicoterapia é a escuta clínica. Vale salientar a importância de se estabelecer a aliança terapêutica entre o profissional e o paciente. A aliança terapêutica é a confiança, o respeito, o acolhimento, a empatia que ocorre entre paciente e terapeuta.

A psicoterapia auxilia no processo de tomada de decisões e compreensão de si mesmo. Pois o terapeuta auxilia na reflexão de situações conflituosas e na maneira como nos posicionamos diante de tais situações. As sessões constituem um tempo no qual você dedica exclusivamente ao pensamento e análise sobre aquilo que incomoda; pensando em hipóteses, imaginando as possíveis situações e suas soluções. Por meio desse trabalho, é possível dar novos sentidos a problemáticas antigas e novas direções para as nossas escolhas.

Isabelle Rolim

Psicólogo

Curitiba


Diversas pessoas ficam resistentes em experimentar a psicoterapia, por desacreditar ou desconhecer. Lembre-se que o atendimento psicológico nada mais é do que a aplicação de uma ciência, a psicologia. Sendo assim, sua prática é sólida e sustentável. Em algum momento da vida é muito provável que você tenha que lidar com problemas lhe sobrecarregavam ao ponto de gerar ansiedade, estresse, depressão ou outros transtornos. Há também um número grande de pessoas que lutam para lidar com problemas de relacionamento. Ou frustração com.

Felipe Schardong

Psicólogo

Gravataí


A terapia é a escuta do paciente, o tratamento depende de situação para situação, sempre focado na síndrome, transtorno ou trauma.

O tratamento em psicoterapia ou psicanálise é uma busca para sair da zona de des-conforto. É muito comum a resistência em buscar tratamento, e nisso se dão várias desculpas: sem tempo, sem dinheiro, disso eu resolvo sozinho, não acho que vai melhorar, não quero encher a cabeça do meu terapeuta... Só quando se abre mão dessa resistência é que percebe o quão bem uma análise lhe faz, e também para todos que o cercam. O primeiro passo em direção à "cura" é a quebra narcísica.

Jeneson Cruz

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba


A Psicoterapia é uma das práticas do Psicólogo que visa a promoção da saúde mental dos indivíduos e grupos, propiciando condições para enfrentar conflitos, resolução de problemas e melhora na qualidade de vida. Ocorre pelo atendimento psicológico através de uma compreensão aprofundada e intervenção, pautados cientificamente com métodos e técnicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Psicologia.

Mariana Grassi Do Nascimento

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo


A psicoterapia pode ser definida como um tratamento dos problemas emocionais/psicológicos, que se dá através da fala na psicoterapia com adolescentes/ adultos e através do brincar na psicoterapia infantil. A psicoterapia deve ser empregada por profissionais capacitados, que possuem escuta acolhedora e empática. A psicoterapia tem como finalidade a promoção de autoconhecimento, resolução de problemas, mudança de comportamentos disfuncionais (no caso da terapia comportamental), apresentação de modelos assertivos, tratamento de transtornos psicológicos, fortalecimento interno e etc... promovendo assim bem-estar e aumento na qualidade da vida da pessoa que está no processo terapêutico.

No tratamento, visa-se produzir uma transformação do sofrimento vivenciado pelo paciente de forma profunda e sustentável, possibilitando uma melhora na qualidade de vida. Nessa via, progressivamente se constrói uma modificação na forma como o sujeito se percebe, como se posiciona no mundo e se relaciona. Nesse sentido, visa-se continuamente auxiliar o indivíduo na construção de um modo mais autêntico de expressão subjetiva, produzindo as próprias respostas para a transformação de sua situação de sofrimento. No tratamento é buscado não apenas uma melhora dos sintomas, mas, sobretudo uma transformação da posição subjetiva e dos conflitos vivenciados que estão por trás do adoecimento psíquico.

Pedro Zanola

Psicanalista, Psicólogo

Londrina

Agendar uma visita

Psicoterapia pode ser entendida literalmente como a cura da mente e também, jogando com as palavras, a mente que cura. É o processo de aprofundamento da consciência, com a presença de um facilitador (terapeuta), para identificar questões pessoais que estão influenciando em determinada queixa emocional e/ou mental. O psicoterapeuta é o profissional que domina técnicas, ferramentas e o conhecimento para trazer de volta ao seu paciente o funcionamento ótimo mental, não aquele que ele julga ser o ideal, mas aquele que o próprio paciente sente como sendo a melhor maneira de ser. Acolhimento, escuta ativa e intensão positiva são algumas das principais estratégias para promover a qualidade de vida.

Rafael Di Francesco Coêlho De Souza

Psicólogo, Terapeuta complementar

São José dos Campos

Agendar uma visita

A psicoterapia eh uma técnica da psicologia que tem o objetivo de tratar os problemas psicológicos, tais como depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamento, entre outros problemas de saúde mental.Fazer psicoterapia é muito mais do que falar com alguém sobre problemas ou dificuldades, eh um processo de construção do modo de ser e de perceber a vida.O psicologo objetiva traduzir enigmas internos, reestruturando comportamentos e resignificando emoções do paciente.

Maria Aparecida Becker Pozzi

Psicólogo, Psicopedagogo

Salvador

Agendar uma visita

No sentido amplo, a psicoterapia é um método de tratamento de distúrbios psíquicos ou corporais que se utiliza da relação estabelecida entre terapeuta e paciente. O setting terapêutico é um espaço seguro e acolhedor de escuta, cuidado e atenção, onde o paciente possui a oportunidade de reviver experiências afetivas difíceis e mal solucionadas, possibilitando sua ressignificação.

Thaiane Diniz

Psicólogo

Campinas


A psicoterapia nos beneficia para o autoconhecimento.Quem somos nós?O que queremos?E o que nos dificulta para a realização? Como trabalhar isso para que não fique somente no desejo, mas para que eu possa me apropriar das minhas dificuldades? A psicoterapia ajuda a nos conectar com as emoções, como por exemplo a raiva,tristeza, preocupação, ansiedade, alegria. Com os dias tão atribulados vamos atropelando essas emoções e não fazendo contato com essas pérolas que nos dizem algo e que não queremos olhar. O objetivo da psicoterapia é integrar os sentimentos, regulação das emoções, ressignificação de crenças, desconstrução de mitos, compreensão das relações, abertura para mudanças.

A psicoterapia é um espaço de desenvolvimento pessoal, isto é, um local em que terapeuta e cliente irão estabelecer um vínculo terapêutico colaborativo que proporcionará ao cliente a ampliação de um repertório de comportamento adaptativos e a compreensão dos comportamentos desadaptativos por ele manifestados. Através das sessões, o cliente notará uma melhora na identificação de seus pensamentos e de que maneira estes influenciam no seu estado emocional, tornando-se consciente do aqui e agora, de como se sente no presente, desenvolvendo habilidades para modificar os processos cognitivos habituais e, assim, melhorar seu bem-estar, autoestima e autoconhecimento.

Natália Bom Pessoni

Psicólogo

São Caetano do Sul

Agendar uma visita

A Terapia Cognitiva, hoje, é considerada a forma de terapia mais eficaz para os transtornos de ansiedade e de humor. É uma psicoterapia breve, cientificamente comprovada, focada nos problemas atuais e nas situações que estão causando sofrimento. Principais características: * Visa ter um tempo limitado. * Enfatiza os problemas atuais e as situações que estão causando sofrimento. • As sessões são estruturadas. * Ensina o paciente a ser seu próprio terapeuta. * Utiliza uma variedade de técnicas para mudar pensamento, humor e comportamento.

Daniela Felisbino Paste

Psicólogo

Barueri


Uma abordagem direta e humanizada, atenta e desprendida de pré-julgamentos, dos problemas psíquicos descritos pelo paciente, ou seja, que envolvam alterações do pensamento, do humor, da vontade e da inteligência, como a depressão, ansiedade, problemas de relacionamento ou profissionais. A partir da investigação e consciência dos problemas, uma organização das saídas e das soluções mais adequadas, com suporte emocional e afetivo especializado.

Mauro Duarte

Psicanalista, Psicólogo

Londrina


A psicoterapia é uma modalidade de tratamento no qual o profissional auxilia o cliente na busca da modificação de seus sentimentos, emoções, pensamentos, comportamentos, relacionamentos pessoais e outros aspectos relevantes de sua vida. O psicoterapeuta utiliza diversas técnicas para promover autoconhecimento e desenvolver novas habilidades que auxiliam o cliente a modificar ou lidar melhor com seus aspectos psicológicos. É recomendada para pessoas que busquem autoconhecimento ou que possuam algum tipo de sofrimento psicológico, seja ele causado por momentos atuais pelos quais está passando, por problemas recorrentes em sua vida ou por transtornos psiquiátricos.

Alisson Ferreira Lepienski

Psicólogo

São José Dos Pinhais


A psicoterapia segundo Jung, deve nos levar a aprender a lidar com situações inevitáveis da vida. Para a análise, são utilizadas técnicas que exploram o universo simbólico do paciente, assim como sonhos e técnicas expressivas, já demonstrados em diversos estudos, a eficácia das mesmas. O psicólogo deixa o paciente se expressar livremente, intervindo nos momentos apenas para que o paciente não perca o foco. Jung acreditava e nós também, no poder da criatividade como propulsor para que o ser humano consiga desenvolver muito do seu potencial. Por meio de todo um material simbólico inconsciente, pode-se ter acesso a "camadas" da psique que vão nos orientar no trabalho com o paciente.

Katia Barbosa

Psicólogo, Sexólogo

Nova Iguaçu


Costuma ser indicada por outro profissional, um familiar, amigo ou pela busca da própria pessoa. É realizada após avaliação ou consulta psicológica. Trata-se de um processo que ocorre através do encontro entre a pessoa e o terapeuta, com freqüência regular semanal, em que ambos farão um percurso dialogado e/ou com auxílio de instrumentos (testes, escalas, dinâmicas) e materiais expressivos (artísticos), dentro das normas metodológicas e éticas de sigilo. Os objetivos são acolher e promover a busca de autoconhecimento, conscientização de processos adoecedores e potenciais de desenvolvimento e transformação.

É um processo de autoconhecimento, no qual a pessoa re-significa sua própria história, transformando sua forma de pensar, de ver a vida e os relacionamentos. Utilizo a fala como instrumento, no entanto não é uma simples conversa. Acolho o cliente na sua dor, faço uma escuta atenta em uma sessão de 50 minutos. Trabalho com tudo o que a pessoa me traz, buscando um meio de ajudá-la a se compreender e perceber seu potencial de mudança, comprometendo-se com a mesma, assumindo sua própria história.

É voltada para que a pessoa aprenda maneiras mais construtivas de lidar com o estresse a que estamos submetidos diariamente e com as particularidades da vida pessoal, profissional ou familiar. Também pode ser um processo de apoio ao passar por um período difícil como o luto, transições de carreira ou um divórcio.

Jefferson Yan

Psicólogo

Rio de Janeiro


Os atendimentos são direcionados a adolescentes, adultos e idosos. Estes atendimentos são feitos em consultório, em sessões semanais de 60 minutos. O prazo do tratamento varia conforme a particularidade de cada paciente.

Juliana Goldstein

Psicólogo

São Paulo


A psicoterapia é feita por um profissional formado em psicologia. Ele trabalha para que você "trabalhe" em cima de questões pessoais que você deseja. Se exclui a teoria de dar conselhos (o que o psicólogo chama de "aconselhar" tem ênfase em intervenções psicoterapêuticas), não se vai ao psicólogo para conversar e tão pouco para conselhos, como qualquer outro profissional, o psicólogo utiliza-se de técnicas estudadas por muitos anos. Cada psicólogo utilizará técnicas conforme a sua abordagem teórica.

O processo de psicoterapia busca auxiliar os pacientes de todas as idades a conhecerem a si mesmos bem como encontrar novas formas de resolverem seus conflitos. Durante os atendimentos busco proporcionar um espaço de escuta e acolhimento. Acredito na importância do processo de reflexão e expressão de sentimentos.

Paola Alves

Psicólogo

Porto Alegre

Agendar uma visita

A Psicoterapia é um processo de intervenção psicológica terapêutica voltada principalmente para o autoconhecimento e o alívio do sofrimento psíquico e emocional produzidos pelas psicopatologias. Quando o indivíduo procura o atendimento psicológico, está propício a aumentar as suas potencialidades, sua resiliência (força interna) e o conhecimento de si próprio. É importante salientar que em todas as sessões de terapia características como: sigilo, comprometimento e ética profissional são imprescindíveis para que a relação terapêutica seja estabelecida de forma saudável.

A psicoterapia é um processo psicológico com o intuito de tratar do individuo as questões pessoais, emocionais, comportamentais, entre outros. A psicoterapia pode ser feita tanto individual, como em grupo, terapia de casal.Sendo aplicada em várias situações clinicas verificando as dificuldades do individuo e seu sofrimento, melhorando o seu desenvolvimento pessoal, emocional e relacional a cerca das diversas e prováveis situações.

Silvia De Oliveira

Psicólogo

São José dos Campos


A Psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas em dificuldades que elas não se veem capazes de resolver sozinhas. O terapeuta é um profissional dotado de técnicas que podem auxiliar os pacientes a viver melhor, trazendo-lhes um maior entendimento da sua dor. Durante a terapia, o analisando é convidado a explorar num espaço seguro e sigiloso, sentimentos, pensamentos e fantasias que formam o pano de fundo do conflito sentido pelo paciente. Como Psicoterapeuta, busco trazer essa realidade para o consultório de forma ética e responsável, partindo do princípio de que existe um sentido para tudo o que ocorre na vida, e esse sentido é a realização de um propósito maior em nossa existência.

Maria Ângela Guzzi

Psicólogo

São Paulo


A psicanálise se diferencia das outras psicoterapias por ser um método de investigação das causas inconscientes, enquanto outras correntes psicoterápicas se orientam por aspectos comportamentais e conscientes. É uma longa caminhada, mas justamente por esse motivo que quando se obtém sucesso, é algo transformador. A psicanálise lida com o que há de mais subjetivo.

Hudson Augusto Rodrigues Bonomo

Psicanalista

Rio de Janeiro


Trata, por meio da fala, de questões relacionadas ao sofrimento psicológico; quando apresentar algum sintoma acentuado, como por exemplo, de ansiedade, desmotivação, medo, irritabilidade, agressividade ou ideias de morte. O tratamento consiste em consultas semanais para que o paciente consiga expor suas aflições e aprofundar nos elementos que causam o sofrimento.

Daniel Brandão De Souza

Psicanalista, Psicólogo

Campinas


Indicado para diversas condições, a psicoterapia é um processo terapêutico que o de ser desenvolvido com pessoas de qualquer faixa etária que tenham dificuldades de relacionamento (familiares, amorosos, profissionais e de amizades), desempenho escolar/acadêmico, tratamento de estresse, depressão, ansiedade, entre outros.No método psicoterapêutico, paciente e terapeuta exploram juntas(os) as demandas trazidas procurando aumentar estratégias de enfrentamento do paciente frente as suas dificuldades e propondo intervenções para possíveis soluções.

O que é psicoterapia? Como ela funciona? Por quais motivos devo procurar um psicoterapeuta? Geralmente estas são as dúvidas mais comuns que surgem em uma pessoa... A psicoterapia é um tipo de procedimento para ajudar as pessoas a serem mais felizes, saudáveis e produtivas. Ela acontece por meio de encontros, geralmente semanais, num contexto de consultório clínico (sala com poltrona e sofá de ambiente agradável e privativo), entre profissional e a pessoa buscando auxílio para seus problemas. No decorrer destes encontros o profissional utiliza diversas técnicas, para entender e impactar a vida da pessoa auxiliando-a à atingir seus objetivos e a se sentir melhor com suas emoções.

A psicoterapia se da ao encontro de paciente e terapeuta, onde o papel do terapeuta é construir junto com o paciente uma qualidade de vida, através dos questionamento feito pelo terapeuta,ou seja, esse é um encontro dialético dialógico.

A Psicoterapia com enfoque Cognitivo-Comportamental atua acerca da cognição, nos traz aquilo que pensamos e de que modo pensamos, precisamos compreender o nosso pensamento para poder discernir sua adequação ou distorção, pois as distorções cognitivas podem gerar sofrimento, estando alicerçadas em crenças errôneas sobre nós mesmos e, em relação aos outros, podem nos levar a interpretações equivocadas das situações. Os pensamentos automáticos, baseados em crenças nem sempre identificadas, levam a comportamentos que influenciam a resposta emocional, física e comportamental. Nossos pensamentos automáticos, baseados em crenças nem sempre identificadas, levam a comportamentos nem sempre desejados.

​Para cada cliente há um acompanhamento diferente. Você pode ter problemas semelhantes aos de outra pessoa, mas as razões que te levarem a sua situação atual pode ser totalmente diferente. É por essa razão que em seu atendimento será realizada a Análise Funcional de seus comportamentos, histórico de vida e sentimentos para que a melhor intervenção para você seja encontrada. Comece já sua psicoterapia, porque saúde mental não é coisa para se cuidar só amanhã.

Joelson Da Silva Fernandes

Psicólogo

Atendimento Online - Todos Os Estados Brasileiros E Para Brasileiros(As) Que Estão No Exterior.

Agendar uma visita

O ser humano é um ser social. Relacionar-se é uma arte. O Psicodrama é uma abordagem teórica baseada no entendimento de que a saúde e a doença se dá nas relações que propomos. Por isso, a psicoterapia psicodramática pode ser aplicada a todas as faixas etárias e a todos os contextos (individual e grupal). E é definida como a ciência que sonda a verdade das pessoas e dos grupos por meio da ação dramática. Quando se coloca no lugar do outro o sujeito amplia a sua percepção de mundo, visualiza os conflitos e problemas de forma diferente, se abrindo para soluções mais criativas por meio da vivência para enxergar novas possibilidades, promovendo autoconhecimento e aquisição da consciência de si.

Geannyne Cintra Assis

Psicólogo

Goiânia


Quantas vezes já se perguntou os motivos pelos quais se sentiu de determinada maneira ou por que de algumas vezes, teve a percepção de estar sem saída, em constante conflito e angústia ? Questionamentos como esses podem ocasionar sofrimento, que por sua vez acabam influenciando todos os aspectos da vida.A procura de um profissional psicólogo é o passo inicial para a valorização e cuidado com a saúde mental. Logo, o processo terapêutico é um meio de compreender tais conflitos e angústias, de modo que o indivíduo tenha a possibilidade de refletir e experienciar sobre suas dificuldades , assim proporcionando um melhor entendimento dos contextos vivenciados.

Juliana Gomes

Psicólogo

Sorocaba


Psicoterapia é o tratamento que visa o equilíbrio emocional, crescimento, amadurecimento e suporte ao sofrimento psíquico através do tratamento de questões psicológicas e emocionais resultando na solução de conflitos, melhora nas relações sociais e autoconhecimento. Qualquer pessoa que esteja passando por situações que podem estar incomodando ou causando sofrimento podem buscar ajuda de um/a psicoterapeuta, pois é ele/a o/a profissional capacitado para acolher e dar suporte ao sofrimento psíquico, através de técnicas científicas apropriadas para cada situação.

Gleice Souza

Psicólogo

São José dos Campos


Ajuda a lidar com as emoções; Controlar sua ansiedade e lidar melhor com o estresse; Aceitar melhor situações de perdas e luto; Enfrentar seus medos; Não cobrar demais de você mesmo Ter mais autoestima; Aprender a dizer não; Parar de adiar decisões importantes; Fazer escolhas mais saudáveis; Melhorar seus relacionamentos, entre outros.

Ada Natália Firmino

Psicólogo

Fortaleza


A psicoterapia consiste em um processo de ajudar o individuo em resolver questões psicológicas, comportamentais, emocionais e/ou relacionais, dentre outros problemas de saúde mental. Nesse processo o sujeito aprende outras formas de lidar com o problema, ou seja, encontra modos mais eficazes e eficientes de enfrentamento, assim como também pode servir como um apoio nos momentos mais difíceis, como o luto, divórcio, etc. Em síntese, a psicoterapia favorece a capacidade de gerir com autonomia e eficiência os desafios que a vida nos coloca.

A psicoterapia é um tratamento realizado por um psicólogo, que utiliza técnicas e conhecimento sobre o ser humano, auxiliando o paciente a entender a origem de seus conflitos e a se conhecer melhor, na busca por uma solução. Geralmente quem recorre à psicoterapia não consegue encontrar saída para administrar os sentimentos e emoções que trazem sofrimento persistente dificultando outras áreas de sua vida. Em busca de obter uma melhora na qualidade de vida do paciente e/ou melhora rápida de crises, realizo juntamente com a psicoterapia, sessões de hipnose. Pois, assim conseguimos, em curto prazo, uma significativa mudança no quadro clínico do paciente.

A psicoterapia é um processo de autoconhecimento, em que o psicólogo usa da escuta para direcionar o paciente a sua própria escuta. A partir do momento da terapia, em que a pessoa passa a se conhecer e entender seus medos, traumas e frustrações, ela passa por um processo de aceitação, em que a partir deste, aprende a se respeitar obedecendo seus próprios limites, passando a viver seu verdadeiramente podendo se sentir feliz.

A Psicoterapia acontece a partir do relacionamento terapêutico entre analista e paciente. Esse relacionamento é diferente de qualquer outro tipo de relação. É no contexto clínico que as pessoas, apesar de sentirem-se expostas e vulneráveis, enfrentam a escuridão de si mesmas, para que possam se autoconhecer, e tal experiência pode ser extremamente dolorosa. Por esse motivo, o terapeuta precisa estar disposto a ouvir essa alma que sofre e acolher esse sofrimento de modo que o cliente não se sinta só, desamparado ou julgado, tendo em vista que a principal questão terapêutica não reside em como resolver um conflito ou um sintoma, mas em como olhamos para ele.

Jamile Barreto

Psicólogo

Salvador


Com a graduação em psicologia concluída, o psicólogo se torna terapeuta, definindo nela uma linha teórica na qual deseja utilizar para ajudar seus pacientes. A psicoterapia trabalha problemas psicológicos, porém a mesma não entrará em contato a princípio a fundo com o inconsciente do paciente.

A psicoterapia é realizada pelo profissional psicólogo e possui diversas vertentes teóricas, as chamadas abordagens ou linhas (Gestalt, psicánalise, cognitivo-comportamental, dentre outras). O processo terapêutico é feito no consultório, num espaço de acolhimento da queixa do sujeito, conduzido por um psicólogo que possui sua escuta qualificada e recursos que auxiliam a pessoa na busca de seu desenvolvimento pessoal. O objetivo é proporcionar a saúde emocional do paciente e minimizar o sofrimento psíquico. Você pode procurar psicoterapia caso esteja atravessando um momento conturbado em sua vida, vivenciando perdas, lutos, conflitos interpessoais, etc. Procure ajuda, falar é essencial.

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A psicoterapia é um processo rico de autoconhecimento e autocompreensão, que é feito em conjunto paciente-terapeuta, de forma que haja promoção da saúde e bem estar emocional e melhora na qualidade de vida.

Giovana Zaparoli

Psicólogo

Campinas


A psicoterapia é um processo mediado por um profissional especializado, que visa alcançar mudanças de modo a aumentar o bem-estar e equilíbrio psicológico de quem a procura. É um meio que pode favorecer a capacidade da pessoa que a procura para gerir com autonomia e eficiência os desafios que a vida lhe coloca. Seguindo a abordagem Junguiana viso proporcionar um processo no qual a pessoa (cliente) tem oportunidade de se conscientizar dos vários aspectos seus e de seus relacionamentos afetivos e profissionais que a incomodam, seus complexos, seus limites, que a desgastam emocionalmente e comprometem seus relacionamentos. O processo psicoterápico proporciona ao indivíduo um auto-conhecimento.

Psicoterapia é um processo focado em ajudar um indivíduo, casais ou grupo de pessoas a resolver questões emocionais. Através da psicoterapia é possível aprender maneiras mais construtivas de lidar com o estresse a que estamos submetidos diariamente e com as particularidades da vida pessoal, profissional ou familiar. Também pode ser um processo de apoio ao passar por um período difícil como o luto, transições de carreira ou um divórcio.

Mariana Montes

Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

O comportamento humano é direcionado pela influência de dois pilares básicos: a personalidade e o histórico de vida pessoal de cada um. Desta forma, a psicoterapia corresponde ao propósito de promover o autoconhecimento, dentro do universo singular de personalidade e das relações ambientais, em busca de equilíbrio. É indicada em quadros clínicos, como: depressão, ansiedade, distúrbios de humor, déficit de atenção, fobias/ pânico, conflitos familiares/ conjugais, distúrbios de conduta/ comportamento, distúrbios de personalidade, preparação para aposentadoria, senescência etc. Contudo, é um processo que não depende de você estar, ou não, doente.Depende apenas de você iniciar esta busca.

Míriam Ramim

Psicólogo

Brasília


Trabalho desenvolvido com a linha teórica da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). Baseado no tripé do pensamento, emoção e comportamento. Técnicas são aplicadas para a identificação das crenças pessoais e das emoções que são evidenciadas nesse processo, podendo assim haver uma mudança reflexiva no comportamento.O trabalho é em parceria e em troca constante com o paciente, seus familiares e todo o seu ambiente. Cada paciente tem um plano terapêutico individualizado e há disponibilidade de acessar a terapeuta por redes sociais a qualquer momento.

Maria Das Graças M De O Castano

Psicólogo, Psicopedagogo

São Gonçalo


Na psicoterapia trabalho com ética, sigilo e dedicação. Oferencendo uma escuta qualificada, acolhimento, auxiliando os pacientes na tomada de decisões, e suas demandas diárias.

Psicoterapia é um método realizado por um profissional treinado, com o objetivo de reduzir ou remover um problema, queixa ou transtorno definido de um paciente que busca ajuda. É utilizada a comunicação verbal como principal recurso, além de testes e exercícios propostos durante as sessões. Há necessidade de uma colaboração do paciente para que o processo tenha uma resposta buscada.

Guio meu trabalho a partir da construção teórica/clínica que Lacan,psicanalista Francês,proporcionou.Portanto pautada em seus ensinamentos,acredito que a unica maneira de haver possibilidade de mudança subjetiva,ou seja,dos sujeitos se verem, posicionarem,relacionarem de forma menos dolorosa é por meio da fala.Assim, a psicoterapia que eu ofereço,abre espaço para o paciente falar sobre o que queira, sem ter certo ou errado,ou níveis de sofrimento.Se sujeitar a falar a alguém(analista) que saiba ouvir,embasado numa técnica,é se surpreender com os próprios dizeres,com as repetições que ocorrem na vida,é se responsabilizar e entender os conflitos que levam ao adoecimento psíquico.

O foco principal da terapia sistêmica está nas relações, buscando compreender o indivíduo dentro de seu contexto familiar e sociocultural. O terapeuta sistêmico conduz o processo psicoterapêutico examinando a relação de seu cliente com sua família de origem, desde os primeiros anos de vida. A psicoterapia seja de qual abordagem for é um caminho para o autoconhecimento e "Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta." (Carl G. Jung).

Psicoterapia é um processo de autoconhecimento e um tipo de tratamento para tudo que causa sofrimento psíquico e emocional, que acaba afetando vários âmbitos da vida, como o profissional, pessoal, entre outros. É um trabalho realizado em conjunto, entre cliente e psicólogo, que tem como objetivo identificar as causas desse sofrimento e juntos pensarem na melhor forma de resolvê-los para assim trazer alívio, bem-estar e satisfação. Na primeira sessão é realizada uma entrevista para que o cliente possa explicar o que o levou a procurar a psicoterapia e quais são os objetivos que almeja, para que ele conheça o espaço, o profissional, tire suas dúvidas e para programar seu acompanhamento.

Psicoterapia é uma oportunidade de olhar para aspectos da nossa vida que às vezes não estamos podendo enxergar sozinhos. As historias que constituem a nossa vida, as dores, os traumas, as alegrias, as tristezas, as escolhas, entre uma infinidade de coisas nos ajuda a definir quem somos. E através da psicoterapia vamos fazendo, pouco a pouco, as pazes com a nossa própria história - compreendendo que em cada época da vida fazemos aquilo que damos conta e que às vezes, humanos que somos, simplesmente não damos conta. É um processo longo, gradativo e por vezes doloroso que exige extrema sintonia e confiança entre terapeuta e paciente, sendo necessário criar um clima de acolhimento e segurança.

A psicoterapia é para você que percebeu que chegou em uma ponto que precisa da ajuda de um profissional para lidar com as situações que estão lhe causando sofrimento e angustia ou que de alguma forma estão te atrapalhando a avançar na vida e alcançar seus objetivos. A psicoterapia também é para você que precisa se conhecer e se entender melhor para poder tomar melhores decisões e poder navegar melhor nos diversos âmbitos das vida como família, amigos, trabalho, escola e faculdade, entre outros. Vamos conversar e descobrir como podemos te ajudar.

Emdr é um modelo psicoterapêutico que compreende princípios, procedimentos e protocolos. Não se trata, apenas, de uma técnica caracterizada principalmente pelo uso dos movimentos oculares. Se alicerça na ciência psicológica, e está estruturado por pesquisa e teorias psicológicas sobre o cérebro. Elementos teóricos como afeto, apego, conduta e processamento bio-informacional, em um conjunto padronizado de procedimentos e protocolos clínicos. Além disso, pesquisas sobre como o cérebro processa a informação e gera consciência também incrementam a evolução da técnica e dos procedimentos.

A Psicoterapia pode trazer muitos benefícios, mas o importante é que a pessoa tenha consciência de que esse movimento implica esforço, dedicação e principalmente comprometimento, pois, pode ser um processo doloroso, por levar ao confronto com as suas preocupações e angústias. No entanto, é este mesmo processo que a permitirá desenvolver novas formas de lidar com as suas dificuldades se abrindo para possibilidades. O papel do psicólogo não é o de dar soluções ou respostas “mágicas”, mas o de orientar a pessoa na resolução das suas dificuldades e auxiliá-la a encontrar as suas respostas.

Quais profissionais realizam Psicoterapia?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.