Como posso saber se minha gastrite crônica é causada por doença autoimune?

2 respostas
Como posso saber se minha gastrite crônica é causada por doença autoimune?
Ao invés de responder sobre seu caso específico, que é impossível sem conhecer em detalhes, prefiro INFORMAR sobre Gastrite.
Faço isso pelo senhor(a) e pelos mais de 1 milhao de leitores que tenho aqui.
Claro que tudo que falo é genérico.

GASTRITES

=========================O sintoma mais comum é a DOR acima ou em volta do umbigo. Muitas vezes há QUEIMAÇAO.
=========================Mais raramente pode haver náuseas(enjoo) , vômitos, plenitude(sentir sempre o estomago cheio) ou saciedade precoce (sentir o estomago cheio logo no início da refeição).

====================o diagnóstico mais preciso é feito pela Endoscopia. Nesse exame verificamos também a presença do H. pylori.

====================o tratamento , como sempre, depende da causa. Se houver H. pylori usa-se antibióticos. Se a causa for outra, adapta-se o tratamento. Isso exige um Médico que tenha experiência em lidar com gastrites.

Por que insisto tanto na experiência do Médico?

========================Por exemplo, é preciso que haja certeza quanto a presença do H. pylori. E se a Endoscopia for feita com o paciente em uso de IBPs(omeprazol, lansoprazol, pantoprazol, etc) é possível que essa bactéria não seja diagnosticada, mesmo que esteja presente. Chamamos isso de FALSO NEGATIVO. Mas é preciso que o local que faz Endoscopia atente para isso.

================================Como sempre falo: uma Endoscopia de alto nível acontece pela qualidade do Médico que a faz. Não é pelas fotos tampouco pela beleza do lugar.
Tirar fotos é fácil. Fazer um local bonito depende de tijolos e nada mais. Mas ter um Médico experiente leva anos. Muitos anos.

========================quando se faz uma Endoscopia deve-se saber sobre experiência do Médico e sua formação. Não se deve preocupar com o número de fotos nem com a beleza do local. A aparência (muitas vezes) engana.

=============== Quando falo sobre a importância de se saber com certeza se há o H. pylori, é por que isso muda o tratamento. Quando essa bactéria é positiva(no teste feito na Endoscopia) temos que usar antibióticos. O H. pylori é o maior causador de gastrites. Também causa úlceras e é causa importante para o câncer de estômago, embora este seja multifatorial.
IMPORTANTE:
Estudos recentes comprovam que se houver parentes próximos(pai, mae, irmaos) com câncer de estômago, é prudente eliminar o H. pylori. Isso será uma PREVENÇAO, relativamente simples, mas importante.

Quanto ao tratamento:

Este depende da causa. Se houver o H. pylori este deve ser eliminado. Se a Gastrite é por medicamentos, o Médico experiente sabe o que fazer. E se a Gastrite é atrófica, um caso mais complexo, é preciso um Médico acostumado a trata-las, especialmente se houver metaplasia.

Minha experiência com as Gastrites:

Não se pode menosprezar as gastrites, pois seu espectro vai desde doenças leves até complicações importantes. E eu continuo vendo o assunto com grande respeito.
Depois de 34 anos atendendo pacientes aqui e no Exterior, vi milhares de pessoas com gastrite. Já vi casos bem simples e também casos mais severos, com sangramento digestivo. Claro que já vi gastrites mais complexas, como as gastrites atróficas e também vi muitos casos com metaplasia (presença de células do intestino no estômago, algo que pode predispor ao câncer).
Felizmente, mesmo tendo tantos pacientes, tive a satisfação de não ver de casos intratáveis ou situações irreversíveis.
Então, sou um Médico que tem interesse pelo assunto e ainda o continuo estudando. É um assunto fascinante.

AOS MUITOS QUE ME PROCURAM, umas palavrinhas:

1) É possível ler minhas Colunas no Jornal. Basta entrar no Face do Jornal Sudoeste do Estado.
Ali há artigos sobre Gastrites, Refluxo, Hernia de Hiato, Hemorróidas, Intestino Preso, Intestino Irritável, sobre exames como Endoscopia e Colonoscopia e sobre tratamentos

2) Neste site, no meu perfil (Dr. Paulo Lopes) é possível aprender sobre prevenção de câncer de intestino.
O câncer de intestino é o segundo câncer mais comum, e pode ser fatal.
Mas TEM PREVENÇAO
No meu perfil há entrevista onde especialistas do Instituto Nacional do Câncer explicam as bases do mesmo e eu completo, falando sobre a colonoscopia e seu papel na prevenção e acompanhamento

Se você se interessa sobre PREVENÇAO de CÂNCER acho que vai gostar e aprender bastante

Caso seu interesse seja por Doenças do Estomago, há uma entrevista que dei ao Jornal do Meio Dia da TVTem (que é uma retransmissora principal da Globo do Interior) que fala sobre isso
E se seu interesse é sobre Dietas nas Doenças Digestivas, há outra entrevista para a mesma emissora
Ambas as entrevistas podem ser vistas na Seção “PUBLICAÇOES” do meu perfil neste site. Ou eventualmente podem ser achadas no site G1, seção Itapeteninga.

3) Devido a uma agenda pessoal intensa, que inclui Atendimento Humanitário no Sertão, atividades acadêmicas, minha (modesta) caridade no Interior de SP, e inúmeras viagens, não tenho condições de ver novos pacientes nem presencialmente em S. Paulo, nem Online (que é método seguro e eficaz)
Peço a quem me procura mais um tantinho de paciência

MAS

Se por acaso o assunto for urgente ou puder trazer riscos á sua Saúde, recomendo que procure outro médico(a).

É uma honra poder atende-lo(a), mas sua Saúde está em primeiro lugar.

Foi por colocar a Saúde de meu paciente ACIMA de outras considerações que chego a quase 35 anos de carreira

O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.