Como saber quando o fato de querer ter musculos fortes e definido se torna uma obsessão ? Como é qu

29 respostas
Como saber quando o fato de querer ter musculos fortes e definido se torna uma obsessão ?
Como é que eu sei se a minha vontade de ter musculos bem definido está virando uma obsessão ?
Quais são as caracteristica a se analisar ?
Quando o desejo por ter músculos se tornar um pensamento frequente e intenso, levando você a substituir outras atividades cotidianas por malhar excessivamente para garantir o desejo de ter músculos fortes(vigorexia). As características a serem analisadas são intensidade e frequência desses pensamentos e comportamento a partir dos mesmos, onde o indivíduo prioriza sempre a necessidade de manter o corpo atlético, desprezando sempre outras atividades.

Olá.
Um bom critério para você definir se é um problema é quando o assunto começa te incomodar, quando mesmo não querendo pensar sobre isso é só o que vem na sua cabeça. Também outro critério é ver se esses pensamentos estão tomando o seu tempo no lugar de outras atividades e se está deixando de fazer algumas coisas importantes para poder treinar ou porque irá prejudicar o seu treino.
Abraço
Quando esse desejo te prejudica no dia a dia, pelo excesso de preocupação, aí sim deve ser investigado. Mas isso não significa que você precise de terapia, pode ser que leve sua vaidade como uma prioridade. Se for bom para você, não se preocupe. Se estiver te prejudicando em suas atividades cotidianas, e emocionalmente, procure ajuda terapêutica.
Espero ter ajudado.
Um grande abraço!
Existe uma linha tênue que separa a obsessão da busca por um maior desempenho esportivo.

Atletas de diversas modalidades esportivas buscam terapia pois tem que sustentar um nível alto de ansiedade para manter um bom desempenho e o acompanhamento ajuda a medir quando essa ansiedade começa a prejudicar a saúde.

A busca por músculos cada vez mais fortes e definidos, pra além de uma questão estética, pode assumir esse caráter competitivo e de desempenho.

Pra saber quando isso se torna um problema primeiro é importante saber o que isso significa na sua vida, em que momentos essa preocupação aparece, quais medos e desejos envolvidos...

A especificidade do caso vai dizer quais critérios serão melhores para avaliá-lo.
Olá, o desejo de ter músculos pode ser comum, por questões estéticas e narcísicas, porém quando o pensamento desejante se torna algo inquietante e começa a "martelar" frequentemente, chegando a incomodar a sua vida em outras situações pessoais, é hora de buscar o que se pode ter por trás desse desejo tão pertinente. Na terapia você irá refletir sobre todas essas questões corporais, o que há por trás desse desejo estético, entre outros questionamentos. Espero que você consiga resolver sua problemática. Cuide-se !
Olá. Acredito que sua dúvida é muito pertinente. Se é um assunto que te causa angústia, talvez seja interessante marcar uma sessão de psicoterapia para avaliar melhor essa questão. Você não precisa ficar sofrendo sozinho. Atenciosamente.
Poderíamos pensar que pode se tornar uma obsessão quando esse assunto toma seu tempo e preocupação mais do que o razoável. Se você deixa de arcar com suas responsabilidades por conta disso. Se ao pensar nisso você fica ansioso, nervoso, irritado. Se ao deixar de cuidar do seu corpo você responde emocionalmente mal.
Perceba o quanto isso te afeta. Avalie se te causa prejuízo e se você pode lidar com isso sozinho ou se vai precisar de ajuda.
Não deixe de procurar ajuda caso necessário. Cuide do seu corpo e da sua mente.
Um abraço.
Olá! Um bom parâmetro para você saber se seu desejo de ter um corpo musculoso se tornou obsessão e observar se isso tem te causado prejuízos nas atividades diárias, ou seja, se você dedica muito tempo do seu dia pensando sobre isso ou se exercitando para atingir um objetivo irreal ou exagerado. Sugiro que procure um psicólogo para te ajudar.
Se querer ter músculos está atrapalhando a sua vida social, se pensar em ganhar músculos não te traz algum sentimento positivo e passou a ser negativo. Se você deixa de sair com amigos, família ou companheiro (a) por conta do desejo de ganhar músculos, aí sim pode ser uma obsessão. Caso contrário, pode ser somente o desejo ser musculoso.

Um abraço
O fato de você estar preocupado e buscando orientação é um indicativo de que é importante se debruçar sobre isso. Sintomas, dúvidas, questionamentos, emoções são portas para investigar a si mesmo, se conhecer melhor. A psicoterapia pode ajudar a aprofundar e potencializar este caminho/processo de autoconhecimento.
Talvez você esteja se referindo ao quadro de Dismorfia Corporal, o que, claro, implica em algo que vai de encontro ao saudável. Parece que apresenta algum receio sobre isso. Seu caso pode ser avaliado e, se necessário tratado. Você é mais que bem vindo.
Ola! Para responder sua pergunta de forma bem simples. Note o quanto de energia tem gasto com isso. Tudo o que é excessivo é prejudicial, tanto para o físico, quanto para a mente. Tudo o que fazes de forma suave e agradável é benéfico, isto é, se não te consome, faz bem. Entretanto se notar que esteja precisando de ajuda não vacile. Busque por ajuda profissional da psicanálise e ou psicologia. Espero ter ajudado
O ideal é procurar ajuda de um profissional da área, pois o desafio de se "autoanalisar" pode ser bastante difícil, isso porque nossos aspectos desejosos se mesclam com nossa capacidade de crítica e auto-observação. No caso, por exemplo, uma vontade muito grande por um corpo musculoso (sem nada de gordura) pode camuflar a percepção de uma preocupação excessiva, podendo configurar ou não um circuito obsessivo-compulsivo. Porém, de formas gerais, vale se perguntar: quais as implicações deste impulso ou vontade no seu dia-a-dia? Houve complicações em meios profissionais, sociais ou relacionamentos afetivos? Tem deixado de fazer outras atividades - que antes eram fundamentais - para malhar ou mesmo pensar sobre isso? Há dificuldade de foco em outras atividades, ideias ou mesmo preocupações? E, por último, mas fundamental: há sofrimento associado?
Boa noite concordo plenamente com quanto o colega Gabriel Fernandes Oliveira sugeriu, o que desejo acrescentar ou sugerir é procurar ajuda de um profissional que trabalhe com Brainspotting esta terapia se estruturou com estudos sobre o trabalho terapêutico realizado com esportistas; Procure alguém que trabalhe com esta linha terapêutica.
Diferenciar um hábito de uma obsessão só é possível com uma análise cuidadosa.
Devemos sempre levar em conta o tempo que tal ato ocupa nossos pensamento e nossa rotina diária. E ainda há quanto tempo isso ocorre, pois muitas vezes em determinados momento desviamos nossa atenção para fugir de outro assunto ou fato qw esteja ocorrendo em momento pontual.
Perguntar-se: deixo de ir a um compromisso com amigos para malhar? Fico ansioso quando não faço a atividade em questão?
De qq modo sua Preocupação já pode sinalizar que algo já está incomodando.
Tente responder as perguntas e se a resposta for sim já pode ser um indício.
Atividade física é excelente mas obsessão é adoecimento.
Olá! Podemos pensar que o simples fato de você se questionar sobre isso, pode ser um indicador de que essa busca está te causando algum tipo de sofrimento, que te incomoda de alguma forma, o que já nos dá indícios de que a busca por um acompanhamento psicológico com o intuito de compreender melhor esse desejo e seus efeitos possa ser proveitosa para você, principalmente se esse desejo e a busca por obtenção de resultados estiver causando prejuízo na sua rotina diária. Vale ressaltar que essas características são pontos que sugerem a existência de algum problema, mas somente por meio de um acompanhamento com um profissional da área da psicologia será possível realizar um diagnóstico mais preciso, mesmo porque a busca por uma musculatura definida terá diferentes causas e significados de acordo com cada pessoa e é nesse sentido que uma psicoterapia individual poderá ajudar. Att. Carolina
Olá, estas características e investigação devem ser feitas por profissionais, como psiquiatra ou psicólogo, isso lhe ajudará a chegar a uma resposta e tratamento buscando equilíbrio caso seja realmente obsessão, pelo que afirma, isso parece lhe incomodar. Existem transtornos voltados aos excessos de culto ao corpo, pois isso necessita ser melhor investigado.
Se você está sentindo que seus pensamentos e atitudes somente giram em torno de ter músculos fortes, não se interessando por outros aspectos que compõe a sua vida, procure um especialista de saúde , um médico psiquiatra e tb um profissional psicólogo para te auxiliarem com tratamentos, você está precisando.
Considere se esta dúvida é sua ou é motivada por críticas de pessoas próximas. Pense quanto espaço querer ter músculos definidos ocupa no seu cotidiano e no seu pensamento, se você não é profissional em fisiculturismo. Pense se está se colocando em riscos alimentares e medicamentosos para atingir seus objetivos. Se tiver um conflito interno procure uma terapia.
Boa noite . Recomendo que procure um Psicólogo ou Psiquiatra.
Pessoas com transtorno dismórfico corporal acreditam que tem uma ou mais imperfeições ou defeitos na aparência física, porém, esse defeito na realidade não existe ou é leve. Elas normalmente realizam determinadas atividades (como olhar no espelho, arrumar-se excessivamente ou comparar-se com outros) devido à grande preocupação com sua aparência. Alguns homens com constituição física normal, ou até mesmo atlética, sentem-se franzinos, e tentam obsessivamente aumentar o peso e os músculos: um transtorno chamado de dismorfia muscular. É possível que a pessoa descreva as partes do corpo de que não gosta como feias, pouco atraentes, deformadas, medonhas ou monstruosas. A maioria das pessoas com o transtorno dismórfico corporal não sabe que, na verdade, são normais. A maioria das pessoas com transtorno dismórfico corporal tem dificuldade de controlar sua preocupação e gastam horas todos os dias preocupando-se com seus supostos defeitos. Tratamento se da por determinados antidepressivos associados a psicoterapia.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Só estar se perguntando já diz de sua preocupação com o tema, o que provavelmente indica que tem muito a falar sobre isso. Procure uma psicanalista, faça uma primeira entrevista e permita-se perguntar e pesquisar sobre o assunto com a direção e orientação de uma profissional. Você pode se surpreender. Vale a pena!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 250
Olá
Quando você passa a só pensar nisso (nos músculos fortes e definidos) e isso acarreta prejuízo para a sua qualidade de vida. Quando essa passa a ser sua prioridade acima de tudo, causa essa estranheza que você está sentindo.
Uma psicoterapia vai te ajudar a entender o por quê desse padrão de comportamento e a partir daí efetuar mudanças necessárias.
Boa sorte
Olá, se torna obsessão quando você sentir que está perdendo sua qualidade de vida, substituindo atividades rotineiras do seu cotidiano em prol do desejo de ter um corpo malhado. É importante observar a frequência e intensidade que esses pensamentos aparecem na rotina e se eles tem causado sofrimento(emoções e sentimentos).
.
Olá
Depende a sua vontade está voltada para ter resultados imediatos? Ou seus pensamentos são frequentes e intensos sobre essas temática? Existe treinos em excesso e descuido das outras áreas da sua vida?
É importante voce observar tudo isso e ter essa auto avaliação; Se necessário busque ajuda de um Psicólogo.
Oi. O comportamento disfórico infelizmente é um sintoma comum do século XXI, existem diferenças entre sintomas e comportamentos obsessivos. Existe um quadro psicopatológico muito comum ao público masculino chamado vigorexia, dismorfia muscular ou anorexia nervosa que se caracteriza pela insatisfação constante com o corpo onde há uma visão distorcida das próprias formas. Mas não é possível uma auto avaliação, é importante a busca urgente de um profissional de psicologia para o psicodiagnóstico.
Posso lhe auxiliar com essa avaliação e acompanhamento.
Um desejo se torna obsessão de acordo com sua frequência e intensidade. Na medida em que esses dois fatores passam a ser comum em sua vida, ao ponto de afetar tarefas e ações comum do seu cotidiano, é hora de buscar uma terapia.
A obsessão por um corpo malhado e definido (vigorexia) pode aparecer em qualquer etapa da vida, afetando sua vida social e profissional,quase como um comportamento de vício mesmo. Se isto está lhe preocupando é porque provavelmente você também está sentindo que sua relação com esse desejo já não está saudável. Busque uma terapia para entender melhor essa sua busca incessante.
Veja se você está dedicando sua existência para isso, se é o seu sentido de vida, e se o desenvolvimento da personalidade está ficando com pouca atenção.
Olá! Quando a pessoa passa a se cobrar muito quanto à sua performance, a atividade física pode acabar interferindo negativamente na autoestima e, consequentemente, no bem-estar. A pessoa passa a realizar atividade de forma intensa e exagerada, se cobrando muito, sempre pensando que não fez o suficiente... Tudo isso sempre buscando o corpo perfeito que não existe. Isso significa que algo está errado. Nesse momento há necessidade de procurar ajuda profissional de um psicólogo.
Olá. Penso que você deve perceber se sente que esse desejo está tomando conta da sua vida, se tornando um assunto único ou fortemente predominante nos seus pensamentos e ações, se tornando o sentido de todas as coisas que você faz e/ou trazendo prejuízo e sofrimento para você.