Como saber se a dose de inseris xr 300 mg está alta para meu caso de ansiedade e insonia. Estou toma

2 respostas
Como saber se a dose de inseris xr 300 mg está alta para meu caso de ansiedade e insonia. Estou tomando a 30 dias, iniciei com 150 mg e depois de 6 dias passei logo para de 300 mg. Senti uma melhora da ansiedade e da insonia, só que não sinti sono para dormi, mas dormia, só que agora nós últimos 3 dias estou demorando mais a pegar no sono e ele está sendo fragmentado. A dose pode está alta p meu caso?
Pelo que você descreveu, é possível sim que a dose esteja acima do necessário para o seu objetivo principal (ansiedade + sono), mas isso não dá para afirmar só pela dose: a decisão depende do balanço entre benefício e efeitos no sono e de como você está usando o medicamento.

O Inseris XR é trazodona de liberação prolongada (extended-release trazodone). Pela bula, 300 mg à noite é uma dose usual em adultos, e existe possibilidade de titulação gradual (a bula descreve aumento progressivo e doses máximas maiores em alguns casos), mas para queixa predominantemente de insônia/ansiedade, muitas vezes doses menores já entregam o efeito no sono e com menos risco de efeitos adversos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Thaís  Barbosa
Médico clínico geral, Psiquiatra
São Paulo
O Inseris XR (bupropiona de liberação prolongada) é um antidepressivo com perfil mais estimulante, podendo ser útil em alguns quadros ansiosos associados a sintomas depressivos, mas também pode interferir no padrão de sono em determinados pacientes.

A dose de 300 mg/dia está dentro da faixa terapêutica usual. No entanto, a tolerabilidade é individual. Alterações como dificuldade para iniciar o sono ou fragmentação podem ocorrer, especialmente por se tratar de uma medicação com efeito noradrenérgico e dopaminérgico.

O fato de ter havido melhora da ansiedade inicialmente é um dado positivo, mas a piora recente do sono pode estar relacionada à dose, ao horário de administração ou a fatores externos.

A avaliação sobre ajuste de dose deve ser feita pelo médico assistente, considerando:

• Diagnóstico principal
• Intensidade dos sintomas atuais
• Horário em que o medicamento está sendo utilizado
• Presença de efeitos adversos

Não é recomendado realizar redução ou suspensão sem orientação médica.

Sugiro agendar reavaliação para análise individualizada da conduta.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.