Como se libertar de pessoas controladoras? .

4 respostas
Como se libertar de pessoas controladoras? .
 Lucas Amorim Fernandes
Psicólogo
Belo Horizonte
Inicialmente, é preciso compreender porque o paciente tem dificuldades de se separar - nem que seja minimamente - da pessoa que o aflinge. A partir disso e levando em consideração o contexto ao qual o paciente está inserido, é possível ir compreendendo e formando estratégias possíveis frente ao outro. Não é um processo simples e que, caso esteja gerando angústia e sofrimento, é interessante o acompanhamento psicólogico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Conviver com pessoas controladoras pode gerar sentimentos de sufocamento, insegurança e até culpa. Libertar-se desse padrão envolve, antes de tudo, reconhecer como essa relação afeta seu bem-estar. É um processo de fortalecimento da autonomia, da autoestima e da capacidade de dizer "não" sem culpa.

Na Gestalt-terapia, trabalhamos para ampliar a consciência sobre como você se posiciona nas relações e o que mantém esse ciclo. Ao se apropriar de seus sentimentos e escolhas, você passa a construir relações mais saudáveis e autênticas.

Se você está enfrentando esse tipo de situação e sente que precisa de apoio para se fortalecer emocionalmente, meus serviços estão à disposição para caminhar com você nesse processo com acolhimento e responsabilidade.
Talvez a maneira mais efetiva de se libertar de pessoas manipuladoras seja olhando para dentro de você. Se você já percebeu que uma determinada pessoa na sua vida te manipula, o que acontece que você ainda se mantém por perto dela? Algum ciclo de repetição foi estabelecido e você só percebe a repetição quando o ciclo já está em curso? Não é uma situação simples. É complexo e a culpa não é sua. Reconheça padrões de controle, estabeleça limites firmes e fortaleça a autoestima. Buscar apoio de pessoas de confiança ou de um profissional ajuda a manter clareza e força emocional neste delicado processo. Em casos de abuso, o afastamento pode ser a opção mais saudável.
Lidando com as crenças, o medo, a ansiedade para que a pessoa consiga se libertar do futuro. Vivendo o hoje, se libertando da necessidade de centralizar tudo . Uma vida mais leve e menos preocupada.

Especialistas

Priscila Garcia Freitas

Priscila Garcia Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daniela Lemos Sobral

Daniela Lemos Sobral

Psicólogo

Sorocaba

Luciana Cassol

Luciana Cassol

Psicólogo

Cachoeirinha

Michelle Sousa

Michelle Sousa

Psicólogo

Recife

Ana Raquel Righi Gomes

Ana Raquel Righi Gomes

Psicólogo

Campinas

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.