Saude mental - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em saude mental

Encontre um especialista em Saude Mental na sua cidade:
Tayna Wasconcellos Damaceno

Tayna Wasconcellos Damaceno

Psicólogo

São Paulo

Pamela Dias Ambrosio

Pamela Dias Ambrosio

Psicólogo

Araraquara

Bruna Conceição do Rosário

Bruna Conceição do Rosário

Psicólogo

Santo André

Ana Carolina Marques Silva

Ana Carolina Marques Silva

Psicólogo

Santo André, SP

Selma Royzen Fisch

Selma Royzen Fisch

Psicólogo

Vinhedo

Ana Paula Bernardes

Ana Paula Bernardes

Psicólogo

Lavras

Perguntas sobre Saude mental

Nossos especialistas responderam a 1 perguntas sobre Saude mental

 Renata Maria Sapucahy Cavalcante
Renata Maria Sapucahy Cavalcante
Psicanalista, Psicólogo
São José dos Campos
Olá! Sua pergunta sobre saúde mental parece ser bem interessante, no entanto, estou com dificuldade de compreender exatamente sua questão. Tente explicar um pouco melhor, que terei prazer e interesse…
5 respostas

Especialistas falam sobre Saude Mental

Atualmente, estamos só cumprindo tarefas e nos esquecendo de como a vida pode ser boa. O curso Equilíbrio Emocional é diferente porque propicia autoconhecimento para gerenciar a própria vida de modo mais leve e prazeroso; É um curso de curta duração (1 mês) e pode-se acessar o ambiente virtual quando for mais conveniente. Possibilita aos alunos uma orientação personalizada e cada qual poderá trabalhar aspectos particulares relativos ao manejo do stress, à administração do tempo, ao autoconhecimento, à autoestima, às dificuldades em dizer "não" e aos obstáculos nos relacionamentos interpessoais e levar avante seus projetos de vida. Como disse uma antiga aluna: "10 sessões de terapia em 1 mês".

Ivana Rocha

Psicólogo

Belo Horizonte


Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), 12% dos problemas de saúde no mundo são de base mental. A OMS define a saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades". Tomando como base essa definição, a saúde mental é tão importante quanto as questões da saúde física. O que ocorre frequentemente é que damos maior importância à saúde física, porém, nunca a saúde física terá excelentes condições sem um bom cuidado com a saúde mental. É importante que o estigma de que cuidar da saúde mental buscando serviços adequados não fará da pessoa um "louco", palavra utilizada de maneira pejorativa e totalmente inadequada.

Renato De Freitas

Psicólogo

São Paulo


Com o propósito de ser bem-sucedidos naquilo que aspiramos, somos movidos por uma força interior que se manifesta em direção aos objetivos traçados. No entanto, a vida é repleta de encontros e desencontros, envolvimento e desprendimento que integram essa trajetória e há certos acontecimentos que nos abalam profundamente. Nos desorganizamos a ponto de adoecermos. Os danos emocionais, porém, são decorrentes da maneira como reagimos aos acontecimentos e a terapia é fundamental. Em psicoterapia trabalharemos a autoestima e principalmente o amor-próprio que se apresenta muito prejudicado depois de tanto sofrimento. A saúde mental depende de estar integrado a si próprio. Conhecer-se é fundamental!

Rejane Dos Santos Magalhães Sá

Psicólogo

Praia Grande


A psicologia clínica trabalha questões emocionais que dificultam a pessoa conviver de uma forma saudável com os outros e consigo mesmo, como a depressão, o estresse, a síndrome do pânico, crises de ansiedade, questões psicossomáticas, bem como dificuldades de adaptação, que dentre outras acabam interferindo na qualidade de vida do indivíduo. A psicoterapia promove uma reflexão sobre as fontes de angústia, onde a escuta da própria fala leva a questionamentos e associações sobre os próprios comportamentos nas esferas pessoal, familiar, social, profissional e sexual.

Cuidar somente da parte física do nosso corpo não é o suficiente para levar uma vida saudável. Tão importante quanto cuidar do nosso corpo é cuidar da nossa mente. A saúde mental possibilita o equilíbrio emocional interno com as exigências externas, saber lidar com as situações da vida e administrar bem as emoções, viver em plenitude máxima consigo e com as outras pessoas. É importante buscar sempre o autoconhecimento para que possamos nos fortalecer, aprender mais sobre nós mesmos, termos consciência de quem somos e do que queremos, para assim sermos bem-sucedidos nas demais áreas da vida.

Patrícia Castro

Psicólogo

Fortaleza


O conceito de saúde mental é muito mais do que "ausência de doenças". Saúde mental é o equilíbrio entre as exigências internas (expectativas, desejos) e as do mundo, é a capacidade de um indivíduo estar bem consigo mesmo, conseguindo dar conta da vida e de suas dificuldades.

Gislaine Chaves

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo


Importante cuidarmos ada saúde mental nos dias atuais. Assim podemos prevenir algum tipo de transtorno e também aumentando nosso autoconhecimento. Através da psicoterapia poderá está importância e perceber sua evolução. Muitos deixam para procurar quando algo já aconteceu, remediando o problema.

Filipe Torelli

Psicólogo

Sorocaba


Ideias de como manter a saúde mental (foco no trabalho): Mantenha o ambiente de trabalho organizado. Um ambiente sujo e desorganizado faz com que haja dificuldade de se manter focado no trabalho. Dê um tempo. Quando se sentir pressionado ou exaurido pare e respire por 5 minutos, isso ajuda a colocar os pensamentos em ordem. Cuidado com o que fala. Fofocas servem apenas para criar um ambiente com clima hostil. Valorize seus colegas. Faça elogios quando eles finalizarem uma atividade, além de incentivar a equipe, ajuda a ter um ambiente de amizade e companheirismo. Tenha bom-humor. O bom-humor torna o ambiente mais leve e prazeroso. Carpe Diem. Uma vez por semana tente fazer algo diferente.

Mariana Monteiro

Psicólogo

Recife


A Saúde Mental é um processo de busca do equilíbrio entre o mundo interno e externo do sujeito. Em diversos momentos da existência humana existem situações em que as crises e os conflitos podem se tornar insustentáveis ou até mesmo insuportáveis. Estar sensível a como estes conteúdos surgem na consciência e influenciam a vida é fundamental. Pensar em saúde mental, então, não significa se excluir a ideia de tristeza, mas quando esta domina a vida de forma continua e constante, cabe a contribuição da psicologia.

Wellington Albuquerque Filho

Psicólogo

Cabo de Santo Agostinho

Agendar uma visita

É uma área do conhecimento, que promove ao paciente em tratamento um lugar de escuta, em que possibilitará a percepção sobre si mesmo e como o mesmo funciona em suas relações. Neste sentido, o paciente observará os seus ganhos, através do seu novo posicionamento na vida.

A Gestalt Terapia possui uma visão mais integrada de homem e de mundo, valorizando sensações, sentimentos e emoções, enfatizando as relações, o contato, a conscientização do todo (organísmica) e não mais a racional, com mente e corpo como uma unidade, e com foco na saúde e no crescimento. Quando há uma queixa como ansiedade, fobia, depressão, tique, entre outros, é entendido isso como uma parte do sujeito, que tem sua totalidade, portanto o foco não fica restrito neste sintoma especificamente, mas em sua vida, seu funcionamento, seus gostos, medos, expectativas, enfim, no sujeito como um todo.Viabilizando o desenvolvimento, ressignificação e qualidade de vida ao paciente.

A promoção da saúde mental é realizada através de Psicoterapia, mas sempre analisando caso a caso. O tratamento visa melhorar a autoestima, a capacidade de lidar melhor com os estresses da vida, a trabalhar de forma produtiva e a melhorar o relacionamento com os demais.

Isabele Sartori

Psicólogo

Santo André, SP

Agendar uma visita

Saúde Mental é um estado de bem estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. O grande objetivo da psicoterapia é promover o autoconhecimento e amadurecimento de cada um, em seu ritmo, e resgatar o equilíbrio da Saúde Mental para que se possa viver bem.

Erica Viana

Psicólogo

Campinas


Palestras voltadas ao tema Saúde Mental e seus acometimentos, como Trabalho x saúde, Suicídio, Psiquiatria e seus desafios, Depressão, dentre outros temas. Mesas temáticas com tema diversos e voltados ao interesse em questão dentre outros..

A saúde mental ainda é encarada com muito preconceito no nosso país. É importante que estes pacientes sejam ouvidos com cuidado, acolhidos e acompanhados por profissionais capacitados, como psicólogos e psiquiatras. O foco deve ser tratamento não internação compulsória, já que isolamento é diferente de tratamento. É desejável a adesão de toda a família ao tratamento para um maior benefício, não o abandono como ocorre muitas vezes em casos de maior gravidade. A clínica da saúde mental é um desafio, mas hoje já avançou bastante, não hesite em procurar ajuda e tratamento adequado.

Mariana Pavani

Psicanalista, Psicólogo

Campinas


A saúde mental é o equilíbrio emocional entre a psiquê (alma, espírito e mente) e as exigências e vivências externas.Sendo a capacidade de administrar a própria vida e as suas emoções dentro de um mundo que exige e cobra constantemente o indivíduo. O psicoterapeuta atua como um mediador neste processo, auxiliando o indivíduo a encontrar os pontos crucias para que seja restabelecida a sua saúde mental.

A saúde mental vai muito além da ausência de transtornos mentais, pois tem a ver com o bem-estar subjetivo, com o que se pode perceber de autoeficácia, autonomia e competência do indivíduo. Está ligado também autorrealização emocional e intelectual da pessoa.

Ada Natália Firmino

Psicólogo

Fortaleza


Saúde Mental é quando o equilíbrio emocional é alcançado, equilíbrio interno e externo lidando com as vivências ocorridas no cotidiano, sendo elas boas ou ruins. Tal equilíbrio traz a capacidade de enfrentar as emoções mais diversas. Buscar saúde mental é também almejar desfrutar da vida com plenitude, se auto valorizando, se respeitando e respeitando ao próximo, com isso exercendo a empatia mútua. A psicoterapia é uma das ferramentas que trazem qualidade de vida e saúde mental.

Falar em Saúde Mental ainda é para alguns tema desconhecido, nesse sentido devemos buscar a compreensão de que nosso corpo responde e caminha junto com a mente, por isso cuidar da saúde mental é essencial para melhor qualidade de vida.Sabemos que não é visível esse sofrimento psíquico e o corpo muitas vezes responde a essa dor com patologias variadas.Dessa forma é necessário investigar quais as origens, fatores que podem desencadear desconforto em geral.A psicoterapia visa o tratamento do autoconhecimento , ajustamento de crenças, comportamentos e a busca do equilíbrio e o bem estar mental / físico.

A proposta do acompanhamento da psicoterapia para esse público e construir junto com o paciente, as possibilidades de encontrar um equilibrio sobre suas questões emocionais. Trazendo para cada um de forma singular os seus recursos internos, para encontrar uma forma mais objetiva de se cuidar e compreender os gatinhos que lhe causa as crises.

Cuidar da saúde mental é de extrema importância. Engloba-se desde preocupações corriqueiras, momentos de ansiedade, dificuldades em relacionamentos, sintomas corporais, depressão, síndrome do panico, pensamentos suicidas. A lista poderia ser infinita, pois qualquer coisa que afete um sujeito,independente de como isso que afeta seja nomeado, tem sua relevância e é digno de ser ouvido com atenção e ética. É dessa forma que penso a saúde mental dos meus pacientes. Tudo que o paciente sente e pensa é significativo, e somente ele sabe como o afeta, por isso sua fala tem papel crucial em minha clinica. Somente se colocando a falar o sujeito pode lidar de forma diferente com o que lhe faz sofrer.

A saúde mental do sujeito é algo ainda a ser valorizado, através do olhar da psicologia e psicanálise é possível prevenir e aliviar o sofrimento do sujeito em questão. Atendimento de criança, adulto, relação mãe/bebê, ansiedade, transtornos alimentares, dependência química, sofrimento mental como um todo.

Estima-se que em cada 100 pessoas 30 sofram, ou venham a sofrer, em algum momento da vida, de problemas de saúde mental e que cerca de 12 tenham um transtorno mental. A depressão é a mais frequente, sendo uma causa importante de incapacidade. Tratar da saúde mental deveria ser tão comum como ir ao cardiologista, ao dentista ou nutricionista! A ideia é que através de intervenções breves cada um consiga entender suas formas de enfrentamento diante situações emocionais desagradáveis e assim criar harmonia e bem-estar emocional.

Luciana Nunes

Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Saude mental?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.