Como se sente uma pessoa com fibromialgia? Quais sintomas?

15 respostas
Como se sente uma pessoa com fibromialgia? Quais sintomas?
São dores musculares difusas pelo corpo, ou seja generalizada, e então sensibilidade, fadiga, distúrbio do sono, pode vim acompanhada de ansiedade e depressão. É uma doença psicossomática, que tem origem emocional. Procure um psicoterapeuta para te ajudar.

Fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor. Por ser uma síndrome, junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.
O Acompanhamento Psicológico para portadores de fibromialgia é indispensável, uma vez que a doença esta diretamente relacionada a fatores emocionais. E as intervenções de psicoterapia comportamental baseada em aceitação estão entre os tratamentos mais eficazes para a fibromialgia.
Despontando como uma abordagem promissora, a Terapia de Aceitação e Compromisso já esta sendo considerada uma aliada no acompanhamento psicoterapêutico para esse transtorno.
Caso tenha interesse, me procure para explicar como funciona a Terapia de Aceitação e Compromisso e como ela poderá ser uma aliada no tratamento.
Olá! A fibromialgia é uma síndrome que causa múltiplos pontos de dor por todo o corpo. Associado ao quadro de dor, apresenta manifestações de cansaço, depressão e ansiedade e alterações intestinais. A boa notícia é que a fibromialgia tem tratamento e todos esses sintomas podem ser controlados e a qualidade de vida restabelecida. O tratamento deve ser multidisciplinar, incluindo medicamentos, atividade física, acompanhamento psicológico e massagens.
Olá! A fibromialgia traz para pessoa a sensação de dores em diferentes lugares do corpo, acompanhada de sintomas como alterações no funcionamento do organismo, fadiga, ansiedade e sintomas depressivos.
Embora não se saiba muito bem o que pode ser a causa da fibromialgia, sabe-se que é uma doença crônica, ou seja, pode durar por anos ou a vida toda.
Mas é muito bom saber que temos diversas frentes de tratamento que vem se mostrado eficaz. Para.citar aqui: o acompanhamento médico com uma intervenção medicamentosa aliada a psicoterapia, atividades físicas e, existem alguns relatos de como técnicas de medicina chinesa também pode ajudar nesse processo, como a acupuntura.

Lembrando que o tratamento medicamentoso por si só não consegue resolver o problema com a mesma eficácia que um tratamento integrado.
A pessoa com fibromialgia sente diversas dores no corpo, elas podem ser em mais de um local ao mesmo tempo ou podem variar(mudando a localização de tempos em tempos). Além disso, a pessoa pode sentir cansaço/fadiga, dificuldade para dormir e descansar e pode apresentar depressão e/ou ansiedade concomitante o que pode ocorrer em função das limitações e dos incômodos da dor
A Fibromialgia é uma doença psicossomática, possui fundo emocional, como a Histeria no século 19 e 20 - muda-se apenas a roupagem. Por isso, é necessário que leve esse tema a um psicólogo ou psicanalista.
Uma doença com cunho psicossomático, com relatos de remissão de sintomas através de análise. Cabe ressaltar que essa remissão da doença pode levar um bom tempo de análise por isso as medicações vão ajudar no combate a dor imediata
Boa tarde,
Dor no corpo inteiro, em sítios anatômicos específicos, por mais de 3 meses. Sintomas emocionais envolvidos: ansiedade, Depressão, etc
Tratamento com médico neurocirurgião e psicólogo especialista em dor. O ideal é ser acompanhado por equipe multidisciplinar. Fisioterapia para dor miofascial, psiquiatra, etc
Olá! Espero que esteja bem!
A fibromialgia é uma condição crônica que causa dor generalizada no corpo e sensibilidade aumentada aos estímulos. Os sintomas da fibromialgia podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem:
Dor
Fadiga
Alterações no sono
Maior sensibilidade a dor

É importante destacar que a fibromialgia é uma condição complexa e multifacetada, e os sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Se você suspeitar que possa ter fibromialgia ou estiver lidando com sintomas semelhantes, é recomendado buscar a avaliação de um médico para um diagnóstico adequado e um plano de tratamento adequado.

Um forte abraço!
Boa tarde. A fibromialgia é uma condição crônica que causa dor generalizada e sensibilidade em todo o corpo. Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem dor generalizada, sensibilidade ao toque, fadiga, ditúrbios do sono, rigidez matinal, problemas cognitivos como dificuldade de memória, dificuldade de concentração, confusão mental e dificuldade em encontrar palavras e sintomas emocionais como, ansiedade, depressão e mudanças de humor. O impacto da fibromialgia na qualidade de vida é significativo.
É importante buscar a ajuda de um professional que trabalhe con uma metodologia que facilite o contato com o quadro emocional de fundo para reelaborar e resignificar os eventos de vida que a estão perturbando. Se precisar de mais informações, estou à disposição.

Se você suspeitar que possui fibromialgia, é recomendável buscar a orientação de um profissional de saúde, como um médico ou reumatologista. As pessoas com fibromialgia geralmente experimentam uma variedade de sintomas que podem variar em intensidade e frequência, de pessoa para pessoa. Alguns dos sintomas mais comuns da fibromialgia incluem:
1. Dor generalizada, geralmente descrita como uma dor difusa e crônica em todo o corpo. A dor pode variar em intensidade e qualidade, sendo descrita como uma sensação de queimação, pontadas ou rigidez muscular.
2. fadiga, outro sintoma comum que pode afetar significativamente a capacidade de realizar atividades diárias.
3. dificuldades para dormir, como insônia, sono não reparador ou despertares frequentes durante a noite. Isso pode contribuir para a fadiga e a sensação de cansaço durante o dia.
4. sensibilidade aumentada ao toque ou pressão leve em certas áreas do corpo pode causar desconforto ou dor intensa.
5. dificuldades cognitivas em geral como problemas de concentração, memória ; é comumente referido como "fibro névoa" ou "névoa cerebral".
6. rigidez muscular e articulações rígidas pela manhã que pode diminuir com o movimento e o aquecimento do corpo.
Além desses sintomas principais, podem ocorrer diversos outros, como dores de cabeça, problemas digestivos, ansiedade, depressão e sensibilidade a estímulos sensoriais, como luz, som e odores.
O diagnóstico e tratamento adequados são essenciais para lidar com as causas psicossomáticas e a redução dos sintomas. Sempre à disposição.
Oii, como vai?
Portadores da fibromialgia sentem muitas dores musculares, como o próprio nome já diz: Dores nas fibras musculares.
A fibromialgia não acomete somente o físico, mas, o emocional também!
Alguns sintomas e sensações: alta sensibilidade, fadiga, distúrbio do sono (acordar sempre cansado e dolorido) consecutivamente, pode vir acompanhada pela ansiedade e a depressão. Além do acompanhamento com o especialista responsável, é importante o acompanhamento com um fisioterapeuta e um psicólogo. Pois, à fibromialgia acaba comprometendo o sujeito e suas atividades, logo, impacta na qualidade de vida. A terapia auxiliará no bem estar psíquico emocional.
Olá, boa tarde. Se você tem o diagnóstico de fibromialgia, precisa buscar uma ajuda médica. A fibromialgia é uma condição crônica caracterizada por dor generalizada e sensibilidade aumentada em várias partes do corpo. As pessoas com fibromialgia podem experimentar uma ampla gama de sintomas, que podem variar de leves a graves. Além da dor generalizada, outros sintomas comuns incluem:- Dor musculoesquelética: A dor é geralmente descrita como uma sensação de queimação, rigidez muscular ou como se os músculos estivessem constantemente doloridos. Ela pode se mover pelo corpo e variar em intensidade.- Fadiga: A fadiga é um sintoma comum da fibromialgia e pode variar de leve a debilitante. As pessoas com fibromialgia muitas vezes relatam acordar cansadas, mesmo após uma noite de sono adequada. -Distúrbios do sono: Muitas pessoas com fibromialgia têm dificuldade em dormir, acordam frequentemente durante a noite ou têm um sono não reparador. Isso pode contribuir para a fadiga e aumentar a sensibilidade à dor.- Rigidez matinal: Muitas pessoas com fibromialgia relatam rigidez nas articulações e nos músculos pela manhã. Essa rigidez pode durar várias horas.
-Sensibilidade aumentada: As pessoas com fibromialgia podem ser mais sensíveis a estímulos sensoriais, como ruídos altos, luz intensa, temperaturas extremas e toque suave. Isso é conhecido como sensibilidade aumentada ou amplificação sensorial.- Problemas cognitivos: Algumas pessoas com fibromialgia podem experimentar dificuldades de concentração, problemas de memória e neblina mental. Esses sintomas são comumente referidos como "fibrofog" ou "névoa fibro".- Sintomas emocionais: A fibromialgia também pode estar associada a sintomas emocionais, como ansiedade, depressão e alterações de humor. É importante ressaltar que os sintomas da fibromialgia podem variar de pessoa para pessoa e também podem variar ao longo do tempo. É uma condição complexa e multifacetada, e o tratamento geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar que pode incluir medicamentos, terapia física, exercícios, terapia cognitivo-comportamental e outros métodos de gerenciamento da dor. Se você suspeitar que tem fibromialgia, é recomendável procurar um médico para um diagnóstico adequado e um plano de tratamento individualizado.
Oiê. A fibromialgia é um diagnóstico bem difícil de fechar e muitas vezes demorado. Do ponto de vista da psicologia precisamos observar o impacto que ela causa na qualidade de vida da pessoa, pois interfere muitas vezes na qualidade do sono e quando a pessoa não tem um sono reparador o dia fica difícil, em segundo momento podem aparecer sintomas de ansiedade e depressão, pois a vida vai ficando cada vez mais complicada e as atividades cotidianas mais comprometidas. Um combinado de tratamento é importante, médico, psicológico aliado a exercício físico, tudo isso bem orientado. Desejo que fique bem e que encontre estratégias para ter uma vida boa.

Indivíduos que sofrem de fibromialgia experimentam dor muscular difusa em todo o corpo, associada a fadiga, ansiedade e depressão. É notável que a falta de compreensão sobre a condição por parte de pessoas não informadas contribui para a descrença nas experiências dolorosas dos pacientes. Esta falta de credibilidade pode manifestar-se em questionamentos como "Você sente dor todos os dias?" ou expressões similares, minando a validade das queixas dos pacientes. Adicionalmente, é relevante observar que as mulheres têm uma maior suscetibilidade a dores crônicas como a fibromialgia. É crucial destacar a importância do suporte psicológico, dado que a fibromialgia é reconhecida como uma condição psicossomática. Estou disponível para mais esclarecimentos, se necessário.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento terapêutico da fibromialgia - R$ 80

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!