Conheço uma pessoa que não têm vergonha de dizer que acha que comportamentos como matar são erros

9 respostas
Conheço uma pessoa que não têm vergonha de dizer que acha que comportamentos como matar são erros aceitáveis. Como saber se isso é um traço psicopata de fingir ser uma pessoa boa que perdoa os erros dos outros, mas na verdade se acha melhor do que os outros?
Analisar uma pessoa a partir das observações de terceiros, geralmente nos remete para erros de interpretação.
No caso, seria interessante observar o seu próprio comportamento frente às atitudes das pessoas de seu convívio.
Aconselho a buscar uma ajuda profissional para que seja observado tais comportamentos de modo mais preciso e profissional.

Todo mundo tem tendência de se achar melhor que os outros, mais ou menos. Se você não gosta, larga.

Dar-lhe o rótulo "psicopata" adianta nada. Pelo contrário. Vai separar você da pessoa pois você vai machucá-la. Melhor decidir sem prejudicá-la: ou aguentar a diferença ou largar mesmo.

Pode ser interessante para você explorar como na biblia o Cristo falava dos pecadores, se você adere ao cristianismo.

Aposto que seria útil também não falar em aceitar erros mas aceitar a pessoa que errou, evidentemente a condição que ela se arrependa. Aceitar erros não faz sentido mesmo.

Espero ter ajudado.
A questão da psicopatia não é tão simples assim, em geral, pessoas com este perfil conhecem as regras de convívio sociais e são bastante hábeis em passar uma outra imagem, que não a de desvio de conduta. Extremamente sedutoras, inteligentes, fazem com que possamos até defendê-las diante de uma acusação, pois costumam ser manipuladoras, ou seja dificilmente teria uma verbalização de algo que você moralmente condenaria. Grande abraço, Ale!
Esta não é uma questão de patologia mas uma questão de opinião, até porque , esta questão envolve um aspecto que são juízo de moral seu da outra pessoa, como por exemplo: como " Fingir ser uma pessoa boa",
Como você sabe que é um fingimento?
Quais atitudes do outro te levam a poder comprovar esta tese?
Todo mundo que emite uma opinião sobre a legalidade de matar é um Sociopata ou deve ter vergonha desta opinião?
Acredito, que este debate esteja mais voltada para questões filosóficas do que psicopatológicas.

Justifica-se o diagnóstico se diferente de só estar na opinião a pessoa em questão passar a praticar os atos ilegais e e passar a ter um desprezo pelas leis sociais e pelas pessoas.

Abraço
Dar um diagnóstico de psicopatia não é tão simples assim. Somente com um acompanhamento, e análises pode ser dito algo dessa magnitude. A princípio, posso dizer que os psicopatas não possuem sentimentos, e esse é talvez o traço mais característico desse transtorno de personalidade. Quanto a pessoa em questão, não creio que seja simplesmente uma "pessoa boa", ele (a) apenas expressou uma opinião acerca de algo, e que a interpretação vai depender muito mais do contexto, do que da frase propriamente dita.
Refletir no significado que essa pessoa tem pra você é muito importante, as decisões podem ser mais relevantes pra você do que para a própria.
Quando a pessoa fala o que pensa se expõe ou torna público suas fragilidades e conflitos é comportamento disfuncional. Não é muito do perfil do psicopata falar de suas fragilidades. Parece mais bravata. É comum pessoas fazerem isso publicamente porque requerem atenção e ter visibilidade perante a opinião pública. Não é rara as vezes isso acontecer. Até apresentadores de TV falam sobre penais capitais. Esse tipo de comportamento pode demonstrar também agressividade, banalização da vida e ignorância. O psicopata planeja, executa e tenta manter-se insuspeito nos crimes que executa. Por apenas uma fala não há precisão de diagnóstico. É preciso estudar melhor a personalidade suspeita.
Mais importante que estar buscando investigar se o outro possui uma questão patológica, talvez seria mais interessante você fazer uma imersão nas suas crenças pessoais, pensamentos e percepções.
Procure um profissional de psicologia e coloque essas questões na pauta de atendimento, buscando refletir e ampliar a visão multiangular do fato...é possível que você faça grandes descobertas sobre si mesmo e sua forma de ver e se relacionar com o mundo!

Grande abraço.
É difícil afirmar que há um perfil psicopata, esse diagnóstico tem que ser criteriosamente avaliado. O comportamento desta pessoa pode ter diversas influencias, é importante analisar todo seu histórico, sua idade, suas companhias, seus ideais, sua criação, por exemplo o meio que ela vive, com quem ela se relaciona, pode ter influencias por opiniões alheias; uma outra possibilidade pode ser como foi criada, em relação a limites do certo e do errado; se for um adolescente por exemplo, nesta idade há uma tendência de rebeldia, de fazer justiça, então temos que analisar todo o contexto, desta forma o melhor é iniciar um tratamento psicoterapêutico para ter uma avaliação psicológica mais assertiva.