criança de 11 anos tambem pode ter depressao qual os sintomas?

6 respostas
criança de 11 anos tambem pode ter depressao qual os sintomas?
Nas crianças não podemos fechar um diagnóstico, mas pode sim ter sintomas depressivos e precisam de todo o cuidado como um adulto. Procure ajuda psicológica se notar sintomas diferentes do habitual.
Abraços!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Se a criança apresentar alteração de comportamento que gere esse tipo de suspeita, é interessante buscar ajuda profissional. No primeiro momento pode ser feita avaliação psiquiátrica ou psicológica, visto que um profissional deverá encaminhar ao outro após avaliar, se for necessário. Somente o profissional poderá fazer diagnóstico. Os sintomas geralmente são apatia, isolamento social, falta de apetite, insônia ou excesso de sono, choro sem motivo aparente e outros. Ressalto a importância da avaliação por profissional da área psi.
As causas que levam a criança/pré-adolescente a deprimir são varias, flutuam entre desenvolvimento hormonal irregular e causas relacionais. Os pais precisam prestar muita atenção na pre-adolescência as mudanças de humor, socialização, autoestima, nessa idade os pre adolescentes são muitos rígidos, são 8 ou 80 e o perigo do bullying, do isolamento, as mudanças corporais podem ser motivos que causam depressão. É muito importante que os pais se façam ajudar de um psicologo/a para entender o que esta acontecendo com filhos a neutralidade afetiva pode facilitar muito a abertura ao dialogo nesta faixa-etária. Espero ter ajudado.
Olá!
Ao contrário do que o senso comum prega, crianças também podem sofrer de depressão.
Importante: verificar se foi realizada uma avaliação médica da criança para eliminar possíveis causas físicas. Nesta idade, os sintomas apresentados pode ser: tristeza, irritabilidade e/ou tédio falta de habilidade em se divertir, aparência triste, choro fácil, fadiga, isolamento com fraco relacionamento com seus pares, baixa auto estima, declínio ou desempenho escolar fraco, ansiedade de separação, fobias, desejos ou fantasias de morte. É importante um acompanhamento psicológico, procure ajuda o quanto antes.
Um abraço!
Sim, crianças podem sofrer com a Depressão. Importante observar os sintomas e buscar atendimento com profissionais especializados. Os sintomas podem ser: angústia, melancolia, alteração no apetite, mudança de humor, tendência ao isolamento, baixa do tônus, entre outros. Conte com a ajuda profissional de psicólogos, psicoterapeutas e psiquiatras.
Bom dia! Diagnóstico de quadros depressivos devem ser realizados com muita cautela, principalmente quando se trata de crianças. Nem toda tristeza é depressão. Sugiro que, por ser uma fase de pré-adolescência, que já sugere necessidade de cuidados; que inicie com análise pessoal individual. Caso a Psicóloga (o) verifique necessidade de acompanhamento multidisciplinar, os pais e/ou responsáveis, serão orientados. O importante é que a criança possa ter auxílio psicológico, no atravessamento dessa fase.
Espero ter auxiliado.
À disposição.

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Marneide Santos Barcelos

Marneide Santos Barcelos

Psicólogo

Nova Iguaçu

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 145 perguntas sobre Transtorno depressivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.