Crianca dependente de tela . Pode restringir o uso de vez ? Ou tem que fazer desmame?

3 respostas
Crianca dependente de tela . Pode restringir o uso de vez ? Ou tem que fazer desmame?
Bom dia. tudo depende do que você entende por dependência, da idade da criança e como você vai lidar com a situação. O importante é que você percebeu como as telas podem fazer mal. Procure ajuda com um profissional experiente que vai te ajudar e dar apoio. Procure brincar com seu filho e contar histórias, principalmente histórias de quando você era pequena. Crianças adoram. Espero ter ajudado.

A Organização Mundial da Saúde tem recomendações de tempo de uso das telinhas pelas crianças, que vai variar conforme a idade. Sugiro dar uma olhada nesta recomendação e procurar adaptá-la de forma a amenizar o quanto antes os prejuízos que possa ter.
A utilização da tela pelas crianças e os jovens não é por si só algo ruim. Telas (seja televisão, computador ou celular) podem ser usadas para práticas muito positivas e construtivas na vida delas.

Mais eficaz do que uma restrição total é avaliar como o uso está sendo feito. Quais são os conteúdos (de vídeos a apps) que estão sendo acessados? Eles são construtivos e de qualidade? Quanto tempo a telinha está sendo utilizada (a dica da recomendação da OMS pela colega Andreia é muito boa)? Como a criança reage quando o tempo estipulado termina? O que ela faz quando não está usando a telinha? (A sugestão do Dr. Cícero é fantástica nesse sentido, pois passar tempo com as crianças é uma das melhores coisas para que elas tenham menor necessidade de recorrer a entretenimento digital).

Buscar resposta para estas questões nos casos específicos de cada criança, ajudará você a melhorar o uso das telas pelos pequenos. É um caminho certamente mais difícil do que uma restrição total, mas que tem mais chances de gerar um adolescente ou um adulto que cultive uma relação saudável com a tecnologia quando você não estiver mais por perto.