Crianca dependente de tela . Pode restringir o uso de vez ? Ou tem que fazer desmame?

3 respostas
Crianca dependente de tela . Pode restringir o uso de vez ? Ou tem que fazer desmame?
Bom dia. tudo depende do que você entende por dependência, da idade da criança e como você vai lidar com a situação. O importante é que você percebeu como as telas podem fazer mal. Procure ajuda com um profissional experiente que vai te ajudar e dar apoio. Procure brincar com seu filho e contar histórias, principalmente histórias de quando você era pequena. Crianças adoram. Espero ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A Organização Mundial da Saúde tem recomendações de tempo de uso das telinhas pelas crianças, que vai variar conforme a idade. Sugiro dar uma olhada nesta recomendação e procurar adaptá-la de forma a amenizar o quanto antes os prejuízos que possa ter.
A utilização da tela pelas crianças e os jovens não é por si só algo ruim. Telas (seja televisão, computador ou celular) podem ser usadas para práticas muito positivas e construtivas na vida delas.

Mais eficaz do que uma restrição total é avaliar como o uso está sendo feito. Quais são os conteúdos (de vídeos a apps) que estão sendo acessados? Eles são construtivos e de qualidade? Quanto tempo a telinha está sendo utilizada (a dica da recomendação da OMS pela colega Andreia é muito boa)? Como a criança reage quando o tempo estipulado termina? O que ela faz quando não está usando a telinha? (A sugestão do Dr. Cícero é fantástica nesse sentido, pois passar tempo com as crianças é uma das melhores coisas para que elas tenham menor necessidade de recorrer a entretenimento digital).

Buscar resposta para estas questões nos casos específicos de cada criança, ajudará você a melhorar o uso das telas pelos pequenos. É um caminho certamente mais difícil do que uma restrição total, mas que tem mais chances de gerar um adolescente ou um adulto que cultive uma relação saudável com a tecnologia quando você não estiver mais por perto.

Especialistas

Carla Brocchieri

Carla Brocchieri

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Isabela Pontes

Isabela Pontes

Terapeuta ocupacional

Fortaleza

Felipe de Nadai

Felipe de Nadai

Psicanalista

Curitiba

Rogerio Carneiro

Rogerio Carneiro

Psicanalista

Brasília

Gustavo Ferreira

Gustavo Ferreira

Psicanalista

São Paulo

Fabrício Machado

Fabrício Machado

Terapeuta complementar

Nova Friburgo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Dependência tecnológica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.